Para acelerar a fluência de idiomas nas empresas, Lingopass recebe aporte de R$ 4 milhões da DOMO Invest
O Lingopass, edtech brasileira que visa solucionar a lacuna de profissionais bilíngues no mercado, acaba de receber um investimento seed de R$ 4 milhões da DOMO Invest, uma das principais gestoras de Venture Capital no Brasil. A startup, que já passou pelo programa de aceleração da AWS Edstart, voltado às startups de tecnologia educacional, usará o valor do investimento recebido para consolidar o seu time, ampliar a sua base de clientes e expandir sua atuação para outros países. A meta é alcançar a marca de 150 empresas clientes e 100 mil usuários cadastrados, ainda em 2022.
“No Brasil, apenas 5% da população fala inglês e somente 1% possui fluência na língua, de acordo com pesquisa da British Council. O Lingopass nasceu para mudar essa realidade, unindo o melhor da pedagogia, da neurociência e da tecnologia. Ao investir no desenvolvimento de seus times em idiomas, as empresas retêm talentos e muito além disso, contribuem para a construção de carreiras”, destaca Alexandrine Brami, CEO e cofundadora do Lingopass.
Atualmente, a edtech conta com mais de 20 empresas clientes e parceiras, de startups a multinacionais e órgãos públicos, totalizando 6 mil alunos cadastrados, com usuários ativos em diferentes países além do Brasil, como México, Colômbia, Portugal, Espanha, França, Canadá e Estados Unidos.
“Acreditamos no potencial transformador da educação e estamos muito felizes com essa nova fase do Lingopass em parceria com a DOMO Invest. Além do investimento, estamos construindo uma parceria de negócios que vai impactar o mercado educacional e corporativo”, enfatiza Alexandrine.
“Desde o primeiro contato com Alexandrine e seu time, percebemos o propósito do Lingopass em solucionar de forma definitiva a falta de fluência dos profissionais em um segundo idioma. No cenário atual de globalização e forte presença de companhias internacionais no Brasil, são startups como o Lingopass que o mercado necessita para superar desafios de capacitação de times apoiada em uma metodologia ágil, eficaz e inovadora”, diz Marcello Gonçalves, sócio-fundador e gestor da DOMO Invest.
Solução para um gap no mercado
Prestes a completar o primeiro ano de operação, a Lingopass foi criada pelos sócios Alexandrine Brami, Daniel Nakamura, Suzana Lordelo e Eduardo Sato. Os executivos observaram que a deficiência de fluência nos idiomas estrangeiros mais demandados pelo mercado de trabalho ainda representa um verdadeiro entrave à contratação de todos os profissionais, e de forma mais relevante no caso de profissionais em início ou transição de carreira.
Por outro lado, as empresas não encontravam nas soluções existentes no mercado metodologias e recursos que conseguissem realmente engajar seus colaboradores, levá-los ao nível mais avançado em no máximo dois anos e que permitissem ao gestor monitorar todas as métricas do programa num Dashboard único que trouxesse transparência no processo.
Para Alexandrine, “havia e há claramente falta de mão de obra dominando minimamente um idioma estrangeiro (a começar pelo inglês) num contexto de digitalização e internacionalização acelerada abrindo muitas oportunidades para as empresas brasileiras e multinacionais de olho nos ativos brasileiros. Nos dedicamos então a aplicar a nossa metodologia de capacitação acelerada, que atende a qualquer perfil de profissional, por meio de um produto escalável, único e inovador: o passaporte multi-idioma”.
Os diferenciais da plataforma
Com soluções adaptadas às reais necessidades do mundo corporativo, o Lingopass combina as melhores práticas de pedagogia, neurociência, tecnologia e análise de dados, oferecendo trilhas de aprendizagem gamificadas em um ambiente 100% digital.
A jornada de aprendizagem inclui teste de nivelamento on-line, trilha completa e multicultural em diferentes idiomas, acompanhamento em tempo real de desempenho na plataforma, certificado a cada nível concluído, correção de atividades, pelos tutores, em até 24hrs, comunidade virtual para troca de experiências e networking entre alunos e aulas diárias de conversação ao vivo com professores nativos e bilíngues, focadas no desenvolvimento e aperfeiçoamento da fluência, na preparação para exames de proficiência e na recolocação no mercado de trabalho.
O gestor das empresas recebe acesso a um dashboard de monitoramento e acompanhamento de KPIs com relatórios mensais, que permitem demonstrar com transparência o retorno sobre investimento da empresa. Os colaboradores e os gestores recebem apoio do time de sucesso de cliente, com feedbacks constantes que são levados para os times de produto e tecnologia que permitem ao Lingopass criar novos conteúdos, incluir novas features e organizar eventos em conjunto que aumentam ainda mais o engajamento da comunidade de alunos e, assim, os resultados.
Apoio à educação e capacitação
Além do mercado B2B, a empresa oferece um produto voltado ao consumidor final: o Lingoverse. Trata-se de uma plataforma gratuita que visa capacitar profissionais em início ou transição de carreira que estão fora do mercado e buscam uma oportunidade. Nela, há uma biblioteca virtual com diversos conteúdos ricos para impulsionar a aprendizagem e o desenvolvimento de idiomas. Oferece, ainda, diariamente, das 8h às 21h, aulas abertas em inglês, espanhol e francês, sobre temas da atualidade e desenvolvimento de carreiras, conduzidas por professores especialistas, profissionais internacionais convidados, ou até RH em busca de talentos.
O Lingopass também se dedica à um programa exclusivo de apoio à democratização de idiomas estrangeiros no Brasil, o Empowering Talents, que desenvolve, através da aprendizagem do inglês com foco no mercado de trabalho, jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social, e tem como objetivo capacitar 1 milhão de talentos até 2025.
Sobre o Lingopass
Lingopass é uma solução de capacitação em idiomas com foco no mercado corporativo e educacional. Unindo o melhor da pedagogia, da neurociência e da tecnologia, a edtech oferece trilhas de aprendizagem adaptativas que se moldam ao tipo de personalidade do aluno, resolvendo o problema do engajamento e conclusão dos cursos; além de potencializar talentos para o mercado de trabalho.
Para acelerar a fluência de idiomas nas empresas, Lingopass recebe aporte de R$ 4 milhões da DOMO Invest
O Lingopass, edtech brasileira que visa solucionar a lacuna de profissionais bilíngues no mercado, acaba de receber um investimento seed de R$ 4 milhões da DOMO Invest, uma das principais gestoras de Venture Capital no Brasil. A startup, que já passou pelo programa de aceleração da AWS Edstart, voltado às startups de tecnologia educacional, usará o valor do investimento recebido para consolidar o seu time, ampliar a sua base de clientes e expandir sua atuação para outros países. A meta é alcançar a marca de 150 empresas clientes e 100 mil usuários cadastrados, ainda em 2022.
“No Brasil, apenas 5% da população fala inglês e somente 1% possui fluência na língua, de acordo com pesquisa da British Council. O Lingopass nasceu para mudar essa realidade, unindo o melhor da pedagogia, da neurociência e da tecnologia. Ao investir no desenvolvimento de seus times em idiomas, as empresas retêm talentos e muito além disso, contribuem para a construção de carreiras”, destaca Alexandrine Brami, CEO e cofundadora do Lingopass.
Atualmente, a edtech conta com mais de 20 empresas clientes e parceiras, de startups a multinacionais e órgãos públicos, totalizando 6 mil alunos cadastrados, com usuários ativos em diferentes países além do Brasil, como México, Colômbia, Portugal, Espanha, França, Canadá e Estados Unidos.
“Acreditamos no potencial transformador da educação e estamos muito felizes com essa nova fase do Lingopass em parceria com a DOMO Invest. Além do investimento, estamos construindo uma parceria de negócios que vai impactar o mercado educacional e corporativo”, enfatiza Alexandrine.
“Desde o primeiro contato com Alexandrine e seu time, percebemos o propósito do Lingopass em solucionar de forma definitiva a falta de fluência dos profissionais em um segundo idioma. No cenário atual de globalização e forte presença de companhias internacionais no Brasil, são startups como o Lingopass que o mercado necessita para superar desafios de capacitação de times apoiada em uma metodologia ágil, eficaz e inovadora”, diz Marcello Gonçalves, sócio-fundador e gestor da DOMO Invest.
Solução para um gap no mercado
Prestes a completar o primeiro ano de operação, a Lingopass foi criada pelos sócios Alexandrine Brami, Daniel Nakamura, Suzana Lordelo e Eduardo Sato. Os executivos observaram que a deficiência de fluência nos idiomas estrangeiros mais demandados pelo mercado de trabalho ainda representa um verdadeiro entrave à contratação de todos os profissionais, e de forma mais relevante no caso de profissionais em início ou transição de carreira.
Por outro lado, as empresas não encontravam nas soluções existentes no mercado metodologias e recursos que conseguissem realmente engajar seus colaboradores, levá-los ao nível mais avançado em no máximo dois anos e que permitissem ao gestor monitorar todas as métricas do programa num Dashboard único que trouxesse transparência no processo.
Para Alexandrine, “havia e há claramente falta de mão de obra dominando minimamente um idioma estrangeiro (a começar pelo inglês) num contexto de digitalização e internacionalização acelerada abrindo muitas oportunidades para as empresas brasileiras e multinacionais de olho nos ativos brasileiros. Nos dedicamos então a aplicar a nossa metodologia de capacitação acelerada, que atende a qualquer perfil de profissional, por meio de um produto escalável, único e inovador: o passaporte multi-idioma”.
Os diferenciais da plataforma
Com soluções adaptadas às reais necessidades do mundo corporativo, o Lingopass combina as melhores práticas de pedagogia, neurociência, tecnologia e análise de dados, oferecendo trilhas de aprendizagem gamificadas em um ambiente 100% digital.
A jornada de aprendizagem inclui teste de nivelamento on-line, trilha completa e multicultural em diferentes idiomas, acompanhamento em tempo real de desempenho na plataforma, certificado a cada nível concluído, correção de atividades, pelos tutores, em até 24hrs, comunidade virtual para troca de experiências e networking entre alunos e aulas diárias de conversação ao vivo com professores nativos e bilíngues, focadas no desenvolvimento e aperfeiçoamento da fluência, na preparação para exames de proficiência e na recolocação no mercado de trabalho.
O gestor das empresas recebe acesso a um dashboard de monitoramento e acompanhamento de KPIs com relatórios mensais, que permitem demonstrar com transparência o retorno sobre investimento da empresa. Os colaboradores e os gestores recebem apoio do time de sucesso de cliente, com feedbacks constantes que são levados para os times de produto e tecnologia que permitem ao Lingopass criar novos conteúdos, incluir novas features e organizar eventos em conjunto que aumentam ainda mais o engajamento da comunidade de alunos e, assim, os resultados.
Apoio à educação e capacitação
Além do mercado B2B, a empresa oferece um produto voltado ao consumidor final: o Lingoverse. Trata-se de uma plataforma gratuita que visa capacitar profissionais em início ou transição de carreira que estão fora do mercado e buscam uma oportunidade. Nela, há uma biblioteca virtual com diversos conteúdos ricos para impulsionar a aprendizagem e o desenvolvimento de idiomas. Oferece, ainda, diariamente, das 8h às 21h, aulas abertas em inglês, espanhol e francês, sobre temas da atualidade e desenvolvimento de carreiras, conduzidas por professores especialistas, profissionais internacionais convidados, ou até RH em busca de talentos.
O Lingopass também se dedica à um programa exclusivo de apoio à democratização de idiomas estrangeiros no Brasil, o Empowering Talents, que desenvolve, através da aprendizagem do inglês com foco no mercado de trabalho, jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social, e tem como objetivo capacitar 1 milhão de talentos até 2025.
Sobre o Lingopass
Lingopass é uma solução de capacitação em idiomas com foco no mercado corporativo e educacional. Unindo o melhor da pedagogia, da neurociência e da tecnologia, a edtech oferece trilhas de aprendizagem adaptativas que se moldam ao tipo de personalidade do aluno, resolvendo o problema do engajamento e conclusão dos cursos; além de potencializar talentos para o mercado de trabalho.