Investimento em resultados: como mensurar o sucesso de treinamentos corporativos
As pessoas que formam uma organização têm um papel fundamental na geração de valor de uma instituição. Através de dados é possível contabilizar até 85% do valor de uma empresa no que se diz respeito a seus ativos intangíveis.
Dessa forma, além do investimento no capital humano através da promoção de treinamentos corporativos especializados, cursos e participação de eventos, é preciso mensurar os resultados dessas ações. Em outras palavras, existem indicadores eficientes para demonstrar e avaliar os resultados dos programas de capacitação.
Investimento em colaboradores
Uma pesquisa realizada pela Bersin & Associates, empresa de consultoria e pesquisa focada no aprendizado corporativo, estima que empresas do mundo inteiro investem cerca de 150 bilhões de dólares a cada ano no T&D (treinamentos e desenvolvimento) de seus colaboradores.
No Brasil, essa tendência só vem crescendo. Dados do relatório Panorama do Treinamento no Brasil, demonstram um aumento de 21% no investimento anual por colaborador no país em relação ao ano anterior. Além disso, a mesma pesquisa aponta que 77% das empresas utilizam o e-learning como metodologia de ensino, pela sua praticidade e eficiência.
Mesmo em tempos de crise, o relatório afirma que “as empresas continuam investindo no desenvolvimento de equipes de alta performance com ênfase em seu progresso e na qualidade de seu trabalho.”
Está claro que a indústria de treinamento corporativo está em alta e continua em crescimento devido a uma demanda do mercado por novas habilidades para se adaptar de forma ágil ao “novo normal”. Porém, o desafio se encontra na mensuração dos resultados desses treinamentos. Em outras palavras, se não se pode contabilizar resultados de um projeto, não se pode melhorá-lo.
Dados concretos para alcançar os objetivos
Qualquer planejamento de projetos em uma empresa é baseado em metas específicas e na avaliação de resultados. Dessa forma, é possível garantir que os objetivos serão atingidos e ter certeza que o treinamento contribuiu para o crescimento da empresa.
Sabendo que o desenvolvimento dos colaboradores é diretamente proporcional ao crescimento da empresa, o desafio está em demonstrar os resultados tangíveis e intangíveis do investimento na capacitação de pessoas.
O setor de RH 4.0, que baseia-se no uso de tecnologias para aprimorar seu sucesso, entende a importância do desenvolvimento constante das suas pessoas. Portanto, seu papel é demonstrar que programas de T&D devem estar inclusos no planejamento de investimentos estratégicos da organização.
Porém, em períodos de crise e orçamento reduzido, os executivos financeiros questionam se os investimentos em treinamento realmente valem a pena. Isso resulta em uma das principais dores do setor de T&D: a falta de transparência quanto aos processos, metodologias usadas e até mesmo ao progresso do aluno.
Além da dificuldade para mensurar os resultados do seu programa de capacitação, o controle do ROI (retorno sobre investimento), também passa a ser um problema. Como consequência, a ineficácia de experiências anteriores promove um cenário que reduz a probabilidade de novos investimentos.
Além disso, é essencial mapear e conhecer os padrões de comportamento de seus colaboradores. Deste modo, é possível entender como criar uma experiência que vá de encontro com as necessidades, motivações e desejos daquele usuário final. Resultando, portanto, em um maior custo-benefício sobre o investimento e aumentando as chances de sucesso do programa.
Indicadores de resultado
Uma forma de demonstrar a eficiência de programas, tanto para uma revisão de objetivos, quanto para a obtenção de maiores investimentos, é por meio de relatórios que contém dados objetivos por meio de indicadores numéricos ou gráficos.
Alguns dos indicadores de resultados de um programa de treinamento corporativo podem ser:
- Taxa de adesão
Esta é uma etapa essencial para avaliar o interesse do público-alvo pelo curso em oferta, e consequentemente a viabilidade ou não do investimento nesse treinamento. A taxa pode ser calculada pela porcentagem das pessoas interessadas em relação ao total de colaboradores.
Entretanto, esta informação não é uma boa indicação para avaliar a assimilação do conteúdo do curso.
- Churn ou Taxa de abandono
A avaliação não se limita apenas ao pré e pós treinamento. É importante observar a taxa de pessoas que permaneceram no curso e o concluíram com sucesso para entender se houveram falhas em alguma etapa do processo.
Algumas causas comuns de evasão são:
- falta de adaptação ao conteúdo e metodologia do curso;
- nível do conteúdo não condizente com o nível do aluno;
- falta de qualidade do treinamento;
- falta de organização e disciplina por parte dos próprios alunos.
Uma forma de diminuir o abandono ao curso é a realização de uma auditoria da qualidade do treinamento. Desta forma, é possível checar a relação entre a cultura organizacional e hábitos do usuário final. Além disso, práticas de endomarketing que aumentam o engajamento são um dos grandes fatores de sucesso dos treinamentos corporativos.
- Avaliação por média
Esta métrica já é conhecida por ser uma ferramenta tradicional usada desde a época da escola para medir o progresso do aluno. Consiste basicamente em uma avaliação em que muitas vezes é exigido uma média mínima para ser aprovado e receber o certificado.
Uma dica para avaliar a eficácia desse método de maneira integrada é realizar um teste antes e outro depois do treinamento, como por exemplo um teste de nível de idiomas e um teste de proficiência ao fim do curso para medir a evolução do conhecimento dos colaboradores ao longo do tempo.
- Aproveitamento Individual
Essa métrica é usada em 12% dos projetos, de acordo com a pesquisa sobre treinamentos corporativos no país, e seu objetivo é saber se o funcionário aplicou o conhecimento e como ele fez isso.
Os gestores avaliam o desenvolvimento dos colaboradores após o treinamento observando se estes conquistaram ou aprenderam novas competências e habilidades, como soft e hard skills.
- ROI, ou Retorno sobre o Investimento
Essencialmente, esta taxa é medida ao dividir os resultados obtidos com o treinamento pelo custo do mesmo. Assim, a organização poderá avaliar a viabilidade financeira do seu investimento.
No entanto, a medição do ROI sobre um treinamento pode ser um processo complexo, visto que alguns cursos resultam em fatores intangíveis. Caso o treinamento faça parte de uma política de benefícios da empresa, por exemplo, o ROI englobaria também a taxa de retenção de talentos e fortalecimento da cultura organizacional.
Esse processo pode ser facilitado por meio de dashboards de progresso e relatórios financeiros unificados nos programas dos treinamento corporativo como uma solução para otimizar o tempo do setor do RH.
- Boas práticas de endomarketing
É importante enfatizar a valorização do esforço dos colaboradores nos treinamentos corporativos. Essa estratégia não é apenas uma forma de motivá-los, mas também uma forma de engajamento e de fortalecer o clima organizacional. Isso incentiva a disseminação da prática e até facilita a aquisição de recursos para outros programas de T&D.
Além disso, uma boa estratégia é dar publicidade aos resultados alcançados com cases de sucesso. Isso pode ser divulgado internamente e até mesmo ser usado como estratégia de branding e marketing para a empresa, posicionando-se no mercado como uma organização que se capacita para atender às demandas do mercado em evolução.
Solução integrada
Entender a importância da capacitação profissional dos colaboradores é o primeiro passo para se manter relevante diante das mudanças acontecendo no mundo. Em seguida, é preciso escolher o programa de capacitação ideal que atenda os objetivos da empresa e as necessidades dos colaboradores.
Por fim, acompanhar e mensurar os resultados desses treinamentos é fundamental para maximizar o ROI e o potencial de cada talento, criando um ambiente propício ao crescimento e alinhado aos hábitos, desejos e motivações dos colaboradores.
Para isso, essas estratégias de mensuração de resultados serão cruciais na avaliação de treinamentos corporativos. Porém, com tantos elementos envolvidos na auditoria, implementar táticas de avaliação é uma tarefa que requer tempo e esforço. Isso implica em mais despesas no cálculo do ROI, consequentemente, perda da eficácia do treinamento em primeiro lugar.
Investir em uma solução integrada, como os cursos multi-idiomas do Lingopass, que englobam essas métricas e mensuração do sucesso em apenas uma dashboard, é uma solução inteligente para otimizar os processos de T&D.
Desta forma, a escolha de treinamentos corporativos se torna mais fácil, o retorno sobre investimento é transparente, e a empresa pode focar em investir seus recursos no desenvolvimento constante de suas pessoas.
Investimento em resultados: como mensurar o sucesso de treinamentos corporativos
As pessoas que formam uma organização têm um papel fundamental na geração de valor de uma instituição. Através de dados é possível contabilizar até 85% do valor de uma empresa no que se diz respeito a seus ativos intangíveis.
Dessa forma, além do investimento no capital humano através da promoção de treinamentos corporativos especializados, cursos e participação de eventos, é preciso mensurar os resultados dessas ações. Em outras palavras, existem indicadores eficientes para demonstrar e avaliar os resultados dos programas de capacitação.
Investimento em colaboradores
Uma pesquisa realizada pela Bersin & Associates, empresa de consultoria e pesquisa focada no aprendizado corporativo, estima que empresas do mundo inteiro investem cerca de 150 bilhões de dólares a cada ano no T&D (treinamentos e desenvolvimento) de seus colaboradores.
No Brasil, essa tendência só vem crescendo. Dados do relatório Panorama do Treinamento no Brasil, demonstram um aumento de 21% no investimento anual por colaborador no país em relação ao ano anterior. Além disso, a mesma pesquisa aponta que 77% das empresas utilizam o e-learning como metodologia de ensino, pela sua praticidade e eficiência.
Mesmo em tempos de crise, o relatório afirma que “as empresas continuam investindo no desenvolvimento de equipes de alta performance com ênfase em seu progresso e na qualidade de seu trabalho.”
Está claro que a indústria de treinamento corporativo está em alta e continua em crescimento devido a uma demanda do mercado por novas habilidades para se adaptar de forma ágil ao “novo normal”. Porém, o desafio se encontra na mensuração dos resultados desses treinamentos. Em outras palavras, se não se pode contabilizar resultados de um projeto, não se pode melhorá-lo.
Dados concretos para alcançar os objetivos
Qualquer planejamento de projetos em uma empresa é baseado em metas específicas e na avaliação de resultados. Dessa forma, é possível garantir que os objetivos serão atingidos e ter certeza que o treinamento contribuiu para o crescimento da empresa.
Sabendo que o desenvolvimento dos colaboradores é diretamente proporcional ao crescimento da empresa, o desafio está em demonstrar os resultados tangíveis e intangíveis do investimento na capacitação de pessoas.
O setor de RH 4.0, que baseia-se no uso de tecnologias para aprimorar seu sucesso, entende a importância do desenvolvimento constante das suas pessoas. Portanto, seu papel é demonstrar que programas de T&D devem estar inclusos no planejamento de investimentos estratégicos da organização.
Porém, em períodos de crise e orçamento reduzido, os executivos financeiros questionam se os investimentos em treinamento realmente valem a pena. Isso resulta em uma das principais dores do setor de T&D: a falta de transparência quanto aos processos, metodologias usadas e até mesmo ao progresso do aluno.
Além da dificuldade para mensurar os resultados do seu programa de capacitação, o controle do ROI (retorno sobre investimento), também passa a ser um problema. Como consequência, a ineficácia de experiências anteriores promove um cenário que reduz a probabilidade de novos investimentos.
Além disso, é essencial mapear e conhecer os padrões de comportamento de seus colaboradores. Deste modo, é possível entender como criar uma experiência que vá de encontro com as necessidades, motivações e desejos daquele usuário final. Resultando, portanto, em um maior custo-benefício sobre o investimento e aumentando as chances de sucesso do programa.
Indicadores de resultado
Uma forma de demonstrar a eficiência de programas, tanto para uma revisão de objetivos, quanto para a obtenção de maiores investimentos, é por meio de relatórios que contém dados objetivos por meio de indicadores numéricos ou gráficos.
Alguns dos indicadores de resultados de um programa de treinamento corporativo podem ser:
- Taxa de adesão
Esta é uma etapa essencial para avaliar o interesse do público-alvo pelo curso em oferta, e consequentemente a viabilidade ou não do investimento nesse treinamento. A taxa pode ser calculada pela porcentagem das pessoas interessadas em relação ao total de colaboradores.
Entretanto, esta informação não é uma boa indicação para avaliar a assimilação do conteúdo do curso.
- Churn ou Taxa de abandono
A avaliação não se limita apenas ao pré e pós treinamento. É importante observar a taxa de pessoas que permaneceram no curso e o concluíram com sucesso para entender se houveram falhas em alguma etapa do processo.
Algumas causas comuns de evasão são:
- falta de adaptação ao conteúdo e metodologia do curso;
- nível do conteúdo não condizente com o nível do aluno;
- falta de qualidade do treinamento;
- falta de organização e disciplina por parte dos próprios alunos.
Uma forma de diminuir o abandono ao curso é a realização de uma auditoria da qualidade do treinamento. Desta forma, é possível checar a relação entre a cultura organizacional e hábitos do usuário final. Além disso, práticas de endomarketing que aumentam o engajamento são um dos grandes fatores de sucesso dos treinamentos corporativos.
- Avaliação por média
Esta métrica já é conhecida por ser uma ferramenta tradicional usada desde a época da escola para medir o progresso do aluno. Consiste basicamente em uma avaliação em que muitas vezes é exigido uma média mínima para ser aprovado e receber o certificado.
Uma dica para avaliar a eficácia desse método de maneira integrada é realizar um teste antes e outro depois do treinamento, como por exemplo um teste de nível de idiomas e um teste de proficiência ao fim do curso para medir a evolução do conhecimento dos colaboradores ao longo do tempo.
- Aproveitamento Individual
Essa métrica é usada em 12% dos projetos, de acordo com a pesquisa sobre treinamentos corporativos no país, e seu objetivo é saber se o funcionário aplicou o conhecimento e como ele fez isso.
Os gestores avaliam o desenvolvimento dos colaboradores após o treinamento observando se estes conquistaram ou aprenderam novas competências e habilidades, como soft e hard skills.
- ROI, ou Retorno sobre o Investimento
Essencialmente, esta taxa é medida ao dividir os resultados obtidos com o treinamento pelo custo do mesmo. Assim, a organização poderá avaliar a viabilidade financeira do seu investimento.
No entanto, a medição do ROI sobre um treinamento pode ser um processo complexo, visto que alguns cursos resultam em fatores intangíveis. Caso o treinamento faça parte de uma política de benefícios da empresa, por exemplo, o ROI englobaria também a taxa de retenção de talentos e fortalecimento da cultura organizacional.
Esse processo pode ser facilitado por meio de dashboards de progresso e relatórios financeiros unificados nos programas dos treinamento corporativo como uma solução para otimizar o tempo do setor do RH.
- Boas práticas de endomarketing
É importante enfatizar a valorização do esforço dos colaboradores nos treinamentos corporativos. Essa estratégia não é apenas uma forma de motivá-los, mas também uma forma de engajamento e de fortalecer o clima organizacional. Isso incentiva a disseminação da prática e até facilita a aquisição de recursos para outros programas de T&D.
Além disso, uma boa estratégia é dar publicidade aos resultados alcançados com cases de sucesso. Isso pode ser divulgado internamente e até mesmo ser usado como estratégia de branding e marketing para a empresa, posicionando-se no mercado como uma organização que se capacita para atender às demandas do mercado em evolução.
Solução integrada
Entender a importância da capacitação profissional dos colaboradores é o primeiro passo para se manter relevante diante das mudanças acontecendo no mundo. Em seguida, é preciso escolher o programa de capacitação ideal que atenda os objetivos da empresa e as necessidades dos colaboradores.
Por fim, acompanhar e mensurar os resultados desses treinamentos é fundamental para maximizar o ROI e o potencial de cada talento, criando um ambiente propício ao crescimento e alinhado aos hábitos, desejos e motivações dos colaboradores.
Para isso, essas estratégias de mensuração de resultados serão cruciais na avaliação de treinamentos corporativos. Porém, com tantos elementos envolvidos na auditoria, implementar táticas de avaliação é uma tarefa que requer tempo e esforço. Isso implica em mais despesas no cálculo do ROI, consequentemente, perda da eficácia do treinamento em primeiro lugar.
Investir em uma solução integrada, como os cursos multi-idiomas do Lingopass, que englobam essas métricas e mensuração do sucesso em apenas uma dashboard, é uma solução inteligente para otimizar os processos de T&D.
Desta forma, a escolha de treinamentos corporativos se torna mais fácil, o retorno sobre investimento é transparente, e a empresa pode focar em investir seus recursos no desenvolvimento constante de suas pessoas.