Habilidades profissionais: Conheça as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho
Você sabe quais são as habilidades profissionais mais valiosas do mercado? As soft skills são atributos pessoais não técnicos que permitem aos profissionais manter boas relações com outros colaboradores e com o mundo que os rodeia, o que é útil em qualquer área profissional.
Ao contrário das hard skills, que são competências técnicas e podem ser medidas, as soft skills são difíceis de identificar através de testes. Afinal, são habilidades comportamentais observadas na prática.
Neste conteúdo, discutiremos as soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho atual. Acompanhe e saiba quais as melhores habilidades profissionais a serem desenvolvidas e conquistar aquela vaga sonhada!
1. Comunicação
A comunicação entre os profissionais é muito importante para uma organização, seja ela oral ou escrita. Saber ouvir e se comunicar de forma clara e objetiva, além de escrever bem, permite organizar melhor seus pensamentos e compartilhar e absorver melhor as informações.
Para o ambiente de trabalho, essa soft skill abre muitas portas para carreiras e relacionamentos. Nesse caso, é uma capacidade que está sendo desenvolvida a cada dia e pode ser aprimorada.
2. Adaptabilidade
Sobreviver no mercado de trabalho e nas mais diversas indústrias muitas vezes não passa apenas pela capacidade profissional, mas também pela capacidade de sobreviver e se reinventar diante das mudanças.
A adaptabilidade é uma das soft skills mais valiosas do mundo atual, composta por profissionais que são considerados perfeitos “camaleões”, ou seja, capazes de mudar. Mesmo em tempos de crise, o profissional tem conseguido manter suas atividades nos trilhos, o que é necessário para se reinventar.
3. Flexibilidade
As soft skills de flexibilidade têm dois significados: o primeiro envolve a escolha de deixar empresas tradicionais e menos rigorosas em termos de jornada de trabalho; o segundo envolve profissionais flexíveis respondendo às mudanças nas condições do mercado de trabalho.
Assim, profissionais com essa competência estão aptos a se adequar às normas e exigências da empresa e desempenhar as funções exigidas de forma comprometida e proativa de acordo com o perfil da organização. Além disso, funcionários flexíveis são capazes de lidar com quaisquer imprevistos ou inovações que possam surgir.
4. Perfil analítico/visão estratégica
Perfis analíticos e visão estratégica tornam os profissionais mais curiosos e interessados em buscar informações. Dessa forma, os funcionários se esforçam para estudar os dados em detalhes e analisar os problemas antes de tomar qualquer decisão importante para a empresa.
Além disso, esse profissional normalmente possui habilidades organizacionais, atenção aos detalhes, abordagem, autoconfiança, comprometimento, lógica e foco. Essa habilidade interpessoal geralmente é vista com mais clareza no trabalho diário de um funcionário e não pode ser medida antes da contratação.
5. Senso de dono/visão do negócio
A propriedade e a visão do negócio são soft skills que permitem aos profissionais pensar no crescimento de uma empresa de forma visionária, encarando-a como a realização de um sonho, não apenas uma questão financeira. O funcionário geralmente fala sobre seu papel ou organização como se estivesse se referindo a filhos ou a um relacionamento romântico.
Portanto, não nos referimos apenas a futuros líderes, mas a colaboradores com atitude de dono. Nesse caso, essa habilidade pode ser adquirida e desenvolvida no cotidiano do profissional.
6. Resiliência
Resiliência no local de trabalho é a capacidade de superar qualquer adversidade. Profissionais que não tomam iniciativa, não têm ideias e dependem de outros funcionários para suas atividades geralmente não duram muito no ambiente corporativo.
Como resultado, um colaborador resiliente é capaz de superar grandes desafios, tem um senso de prioridades mais apurado, tem menos medo de enfrentar desafios e passa por crises e desentendimentos sem impacto emocional, ou seja, volta ao mesmo ritmo normal de trabalho.
7. Relacionamento interpessoal
Profissionais que mantêm relações saudáveis com colegas em seu ambiente de trabalho são mais motivados. Por esta razão, eles são mais eficazes e capazes de realizar suas tarefas. A confiança nos membros da equipe ajuda a enfrentar grandes desafios e os funcionários tornam-se impulsionadores da inovação.
Além de manter um bom relacionamento entre os membros da equipe, a comunicação precisa ser estabelecida entre os departamentos, pois um departamento depende do outro para realizar determinadas atividades. Boas conexões entre funcionários de diferentes áreas contribuem para melhores resultados.
8. Alinhamento cultural
Um profissional com um bom fit cultural com uma empresa pode ser a diferença entre um programa de trabalho eficiente ou estressante. Portanto, é uma das soft skills mais valiosas no mercado de trabalho. A cultura organizacional determina como uma empresa se posiciona na sociedade, é uma prioridade e um princípio.
A coerência cultural não deve ser moldada, mas fortalecida e atualizada com frequência. Nesse caso, é necessário aprender a reconhecer os valores do empreendimento e o propósito da organização.
9. Inteligência emocional
O autoconhecimento está no centro da inteligência emocional. Além disso, profissionais com essa soft skill são capazes de separar as ambições, objeções, habilidades e restrições da empresa a serem superadas de suas vidas pessoais. Portanto, esse profissional não permite que as situações adversas e desafios do ambiente de trabalho cuidem de seu psiquismo.
Além disso, também pode ser listado na capacidade de inteligência emocional, empatia. Essa habilidade tão necessária inclui aprender e se colocar no lugar do outro, tornando as pessoas mais abertas ao diálogo e à sensibilidade.
10. Liderança
É claro que a liderança é a soft skill mais valiosa do mercado. Simplesmente porque consiste em uma combinação de todas as outras habilidades. Um líder profissional deve saber se comunicar bem, com inteligência emocional, alinhamento cultural, adaptabilidade, resiliência e muito mais.
Com essa habilidade, os funcionários são capazes de assumir mais responsabilidades e explorar o que há de melhor em cada pessoa e situação. O mercado precisa de líderes ativos e independentes que possam lidar com uma variedade de questões.
Embora algumas habilidades não sejam fáceis de desenvolver, as empresas podem apostar em treinamentos para formar seus colaboradores com as soft skills mais valiosas do mercado. Além disso, ao selecionar um novo candidato, é possível entrar em contato com empregos anteriores para ver como é o relacionamento regular do profissional com a organização.
Para saber mais sobre habilidades profissionais e tendências do mercado de trabalho, acesse o site do Lingopass!
Habilidades profissionais: Conheça as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho
Você sabe quais são as habilidades profissionais mais valiosas do mercado? As soft skills são atributos pessoais não técnicos que permitem aos profissionais manter boas relações com outros colaboradores e com o mundo que os rodeia, o que é útil em qualquer área profissional.
Ao contrário das hard skills, que são competências técnicas e podem ser medidas, as soft skills são difíceis de identificar através de testes. Afinal, são habilidades comportamentais observadas na prática.
Neste conteúdo, discutiremos as soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho atual. Acompanhe e saiba quais as melhores habilidades profissionais a serem desenvolvidas e conquistar aquela vaga sonhada!
1. Comunicação
A comunicação entre os profissionais é muito importante para uma organização, seja ela oral ou escrita. Saber ouvir e se comunicar de forma clara e objetiva, além de escrever bem, permite organizar melhor seus pensamentos e compartilhar e absorver melhor as informações.
Para o ambiente de trabalho, essa soft skill abre muitas portas para carreiras e relacionamentos. Nesse caso, é uma capacidade que está sendo desenvolvida a cada dia e pode ser aprimorada.
2. Adaptabilidade
Sobreviver no mercado de trabalho e nas mais diversas indústrias muitas vezes não passa apenas pela capacidade profissional, mas também pela capacidade de sobreviver e se reinventar diante das mudanças.
A adaptabilidade é uma das soft skills mais valiosas do mundo atual, composta por profissionais que são considerados perfeitos “camaleões”, ou seja, capazes de mudar. Mesmo em tempos de crise, o profissional tem conseguido manter suas atividades nos trilhos, o que é necessário para se reinventar.
3. Flexibilidade
As soft skills de flexibilidade têm dois significados: o primeiro envolve a escolha de deixar empresas tradicionais e menos rigorosas em termos de jornada de trabalho; o segundo envolve profissionais flexíveis respondendo às mudanças nas condições do mercado de trabalho.
Assim, profissionais com essa competência estão aptos a se adequar às normas e exigências da empresa e desempenhar as funções exigidas de forma comprometida e proativa de acordo com o perfil da organização. Além disso, funcionários flexíveis são capazes de lidar com quaisquer imprevistos ou inovações que possam surgir.
4. Perfil analítico/visão estratégica
Perfis analíticos e visão estratégica tornam os profissionais mais curiosos e interessados em buscar informações. Dessa forma, os funcionários se esforçam para estudar os dados em detalhes e analisar os problemas antes de tomar qualquer decisão importante para a empresa.
Além disso, esse profissional normalmente possui habilidades organizacionais, atenção aos detalhes, abordagem, autoconfiança, comprometimento, lógica e foco. Essa habilidade interpessoal geralmente é vista com mais clareza no trabalho diário de um funcionário e não pode ser medida antes da contratação.
5. Senso de dono/visão do negócio
A propriedade e a visão do negócio são soft skills que permitem aos profissionais pensar no crescimento de uma empresa de forma visionária, encarando-a como a realização de um sonho, não apenas uma questão financeira. O funcionário geralmente fala sobre seu papel ou organização como se estivesse se referindo a filhos ou a um relacionamento romântico.
Portanto, não nos referimos apenas a futuros líderes, mas a colaboradores com atitude de dono. Nesse caso, essa habilidade pode ser adquirida e desenvolvida no cotidiano do profissional.
6. Resiliência
Resiliência no local de trabalho é a capacidade de superar qualquer adversidade. Profissionais que não tomam iniciativa, não têm ideias e dependem de outros funcionários para suas atividades geralmente não duram muito no ambiente corporativo.
Como resultado, um colaborador resiliente é capaz de superar grandes desafios, tem um senso de prioridades mais apurado, tem menos medo de enfrentar desafios e passa por crises e desentendimentos sem impacto emocional, ou seja, volta ao mesmo ritmo normal de trabalho.
7. Relacionamento interpessoal
Profissionais que mantêm relações saudáveis com colegas em seu ambiente de trabalho são mais motivados. Por esta razão, eles são mais eficazes e capazes de realizar suas tarefas. A confiança nos membros da equipe ajuda a enfrentar grandes desafios e os funcionários tornam-se impulsionadores da inovação.
Além de manter um bom relacionamento entre os membros da equipe, a comunicação precisa ser estabelecida entre os departamentos, pois um departamento depende do outro para realizar determinadas atividades. Boas conexões entre funcionários de diferentes áreas contribuem para melhores resultados.
8. Alinhamento cultural
Um profissional com um bom fit cultural com uma empresa pode ser a diferença entre um programa de trabalho eficiente ou estressante. Portanto, é uma das soft skills mais valiosas no mercado de trabalho. A cultura organizacional determina como uma empresa se posiciona na sociedade, é uma prioridade e um princípio.
A coerência cultural não deve ser moldada, mas fortalecida e atualizada com frequência. Nesse caso, é necessário aprender a reconhecer os valores do empreendimento e o propósito da organização.
9. Inteligência emocional
O autoconhecimento está no centro da inteligência emocional. Além disso, profissionais com essa soft skill são capazes de separar as ambições, objeções, habilidades e restrições da empresa a serem superadas de suas vidas pessoais. Portanto, esse profissional não permite que as situações adversas e desafios do ambiente de trabalho cuidem de seu psiquismo.
Além disso, também pode ser listado na capacidade de inteligência emocional, empatia. Essa habilidade tão necessária inclui aprender e se colocar no lugar do outro, tornando as pessoas mais abertas ao diálogo e à sensibilidade.
10. Liderança
É claro que a liderança é a soft skill mais valiosa do mercado. Simplesmente porque consiste em uma combinação de todas as outras habilidades. Um líder profissional deve saber se comunicar bem, com inteligência emocional, alinhamento cultural, adaptabilidade, resiliência e muito mais.
Com essa habilidade, os funcionários são capazes de assumir mais responsabilidades e explorar o que há de melhor em cada pessoa e situação. O mercado precisa de líderes ativos e independentes que possam lidar com uma variedade de questões.
Embora algumas habilidades não sejam fáceis de desenvolver, as empresas podem apostar em treinamentos para formar seus colaboradores com as soft skills mais valiosas do mercado. Além disso, ao selecionar um novo candidato, é possível entrar em contato com empregos anteriores para ver como é o relacionamento regular do profissional com a organização.
Para saber mais sobre habilidades profissionais e tendências do mercado de trabalho, acesse o site do Lingopass!