Comunicação interna: qual a sua importância para empresas
Comunicação interna: qual a importância dela para as empresas e como incentivá-la
Muitas pessoas não fazem ideia de como a comunicação interna é importante para toda e qualquer empresa, ela é utilizada para garantir que a comunicação esteja bem estruturada, podendo assim contribuir para uma maior eficiência na execução das atividades, sejam elas para colaboradores ou clientes.
Neste texto, você ficará por dentro de tudo que é relacionado a importância da comunicação interna e endomarketing, então fique ligado.
O que é a comunicação interna nas empresas?
É um tipo de estratégia que as empresas utilizam para estabelecer um meio de comunicação onde possam obter um relacionamento com todo público interno da empresa, ou seja, com seus colaboradores.
É através desse contato que poderão ficar cientes de tudo que está acontecendo, quais são os erros e os acertos que estão sendo feitos. Dessa forma, garantindo um processo para melhoria. Quando não existe comunicação entre eles, os resultados poderão ser negativos.
Comunicação interna: principais objetivos
Os objetivos principais de uma comunicação interna são:
- Divulgar dentro da empresa os conhecimentos adquiridos pelos colaboradores e líderes;
- Divulgar as ações da empresa de forma transparente, clara e direta.
- Promover engajamento entre a equipe;
- Firmar o cumprimento de normas e valores a todos os funcionários;
- Promover valores como: a inclusão social, responsabilidade socioambiental e prevenção e cuidados de doenças.
Compartilhar conhecimentos e mensagens dentro com clareza
Compartilhar conhecimentos e mensagens claras é fundamental para garantir que a informação seja transmitida de maneira precisa e compreensível para o receptor. Para que isso aconteça precisa ser feito algumas medidas, como por exemplo: conheça seu público-alvo, é muito importante que você conheça o perfil, as necessidades que ele tem, sempre use uma linguagem mais simples e de forma direta, evitando usar termos técnicos, lembre-se que é algo que ele pode não conhecer, apresente exemplos práticos, onde vai ser de fácil compreensão.
Incentivar a participação da equipe
A participação da equipe é fundamental para que haja uma melhora na qualidade da comunicação interna e para que isso aconteça é necessário que exista uma cultura de feedbacks para que todos os envolvidos se desenvolvam da melhor forma.
Conheça as pessoas que estão trabalhando na sua empresa, saber quem faz parte da equipe é fundamental, para que haja um contato mais direto, assim a pessoa se sente mais acolhida pelos líderes. Definir uma meta que todos possam alcançar é outro ponto de como você poderá incentivá-los, principalmente quando estamos falando sobre um mercado cada vez mais competitivo,
Investir em treinamentos é uma forma de fazer com que aquele funcionário se torne cada vez mais capacitado para o serviço e evite assim a saída dele da empresa.
Notificação de normas
A notificação de normas é um processo de divulgação de leis, regulamentos, normas técnicas ou outras normas que são importantes para um determinado setor. O objetivo da notificação é informar aos interessados sobre as mudanças ou atualizações nesse procedimento, permitindo assim que eles sejam ajustados.
Essas notificações podem ser realizadas por meio de diversos canais, como sites, boletins, publicações em jornais e e-mails. É claro que precisa que sejam canais acessíveis e confiáveis e além disso, precisam ser feitas com antecedência para que as empresas e os profissionais tenham tempo para se adequarem às novas regras.
Entenda a importância da comunicação interna para sua empresa
É muito importante que você saiba que para todos que fazem parte da empresa, não importa que nível está sendo classificado, é fundamental que exista uma comunicação interna, porque não é somente passar informações, mas também proporcionar um ambiente produtivo e inovador.
Comunicação interna: conheça os principais tipos
Existem vários tipos de comunicação interna, veja abaixo:
Comunicação escrita
A comunicação escrita é realizada através de quadros de avisos e e-mail, onde a empresa utiliza para manter algum tipo de ajuste de processos que irão acontecer na empresa.
Comunicação oral
Diferente da escrita, a comunicação oral é o tipo de comunicação que acontece por meio de reuniões e palestras realizadas pela empresa, e a forma de comunicação que mais une os colaboradores através de feedbacks.
Comunicação horizontal
Esse modelo de comunicação é feito através da equipe que está no mesmo nível profissional, onde eles podem trocar ideias de como aprimorar os relacionamentos internos.
Outras
Além de todas essas que falamos acima, temos a comunicação vertical e a diagonal.
Comunicação interna: principais ferramentas
Existem diversas ferramentas de comunicação que de alguma forma trouxe grandes vantagens para a empresa, veja abaixo:
O e-mail pode parecer que é mais uma ferramenta antiga, porém ele ainda é muito utilizado em grande parte das empresas, principalmente para que haja comunicação entre a equipe, através deles são marcados reuniões, os setores podem se comunicar, tudo que acontece em relação a instituição poderá ser enviada por e-mail.
Intranet
É um tipo de ferramenta utilizada apenas por quem tiver acesso a ela, no caso os funcionários, é um modo de ligar setores, apresentar informações, divulgar produtos. Além de ser um acesso mais simples, ela é em formato padrão.
Outras
Além dessas duas que falamos acima, nós temos outros tipos de ferramentas que poderão ser utilizadas na comunicação interna de uma empresa, como por exemplo: uma rede social corporativa, aplicativo do RH e do colaborador, mural de recados, Newsletter, etc.
Comunicação interna: qual a sua importância para empresas
Comunicação interna: qual a importância dela para as empresas e como incentivá-la
Muitas pessoas não fazem ideia de como a comunicação interna é importante para toda e qualquer empresa, ela é utilizada para garantir que a comunicação esteja bem estruturada, podendo assim contribuir para uma maior eficiência na execução das atividades, sejam elas para colaboradores ou clientes.
Neste texto, você ficará por dentro de tudo que é relacionado a importância da comunicação interna e endomarketing, então fique ligado.
O que é a comunicação interna nas empresas?
É um tipo de estratégia que as empresas utilizam para estabelecer um meio de comunicação onde possam obter um relacionamento com todo público interno da empresa, ou seja, com seus colaboradores.
É através desse contato que poderão ficar cientes de tudo que está acontecendo, quais são os erros e os acertos que estão sendo feitos. Dessa forma, garantindo um processo para melhoria. Quando não existe comunicação entre eles, os resultados poderão ser negativos.
Comunicação interna: principais objetivos
Os objetivos principais de uma comunicação interna são:
- Divulgar dentro da empresa os conhecimentos adquiridos pelos colaboradores e líderes;
- Divulgar as ações da empresa de forma transparente, clara e direta.
- Promover engajamento entre a equipe;
- Firmar o cumprimento de normas e valores a todos os funcionários;
- Promover valores como: a inclusão social, responsabilidade socioambiental e prevenção e cuidados de doenças.
Compartilhar conhecimentos e mensagens dentro com clareza
Compartilhar conhecimentos e mensagens claras é fundamental para garantir que a informação seja transmitida de maneira precisa e compreensível para o receptor. Para que isso aconteça precisa ser feito algumas medidas, como por exemplo: conheça seu público-alvo, é muito importante que você conheça o perfil, as necessidades que ele tem, sempre use uma linguagem mais simples e de forma direta, evitando usar termos técnicos, lembre-se que é algo que ele pode não conhecer, apresente exemplos práticos, onde vai ser de fácil compreensão.
Incentivar a participação da equipe
A participação da equipe é fundamental para que haja uma melhora na qualidade da comunicação interna e para que isso aconteça é necessário que exista uma cultura de feedbacks para que todos os envolvidos se desenvolvam da melhor forma.
Conheça as pessoas que estão trabalhando na sua empresa, saber quem faz parte da equipe é fundamental, para que haja um contato mais direto, assim a pessoa se sente mais acolhida pelos líderes. Definir uma meta que todos possam alcançar é outro ponto de como você poderá incentivá-los, principalmente quando estamos falando sobre um mercado cada vez mais competitivo,
Investir em treinamentos é uma forma de fazer com que aquele funcionário se torne cada vez mais capacitado para o serviço e evite assim a saída dele da empresa.
Notificação de normas
A notificação de normas é um processo de divulgação de leis, regulamentos, normas técnicas ou outras normas que são importantes para um determinado setor. O objetivo da notificação é informar aos interessados sobre as mudanças ou atualizações nesse procedimento, permitindo assim que eles sejam ajustados.
Essas notificações podem ser realizadas por meio de diversos canais, como sites, boletins, publicações em jornais e e-mails. É claro que precisa que sejam canais acessíveis e confiáveis e além disso, precisam ser feitas com antecedência para que as empresas e os profissionais tenham tempo para se adequarem às novas regras.
Entenda a importância da comunicação interna para sua empresa
É muito importante que você saiba que para todos que fazem parte da empresa, não importa que nível está sendo classificado, é fundamental que exista uma comunicação interna, porque não é somente passar informações, mas também proporcionar um ambiente produtivo e inovador.
Comunicação interna: conheça os principais tipos
Existem vários tipos de comunicação interna, veja abaixo:
Comunicação escrita
A comunicação escrita é realizada através de quadros de avisos e e-mail, onde a empresa utiliza para manter algum tipo de ajuste de processos que irão acontecer na empresa.
Comunicação oral
Diferente da escrita, a comunicação oral é o tipo de comunicação que acontece por meio de reuniões e palestras realizadas pela empresa, e a forma de comunicação que mais une os colaboradores através de feedbacks.
Comunicação horizontal
Esse modelo de comunicação é feito através da equipe que está no mesmo nível profissional, onde eles podem trocar ideias de como aprimorar os relacionamentos internos.
Outras
Além de todas essas que falamos acima, temos a comunicação vertical e a diagonal.
Comunicação interna: principais ferramentas
Existem diversas ferramentas de comunicação que de alguma forma trouxe grandes vantagens para a empresa, veja abaixo:
O e-mail pode parecer que é mais uma ferramenta antiga, porém ele ainda é muito utilizado em grande parte das empresas, principalmente para que haja comunicação entre a equipe, através deles são marcados reuniões, os setores podem se comunicar, tudo que acontece em relação a instituição poderá ser enviada por e-mail.
Intranet
É um tipo de ferramenta utilizada apenas por quem tiver acesso a ela, no caso os funcionários, é um modo de ligar setores, apresentar informações, divulgar produtos. Além de ser um acesso mais simples, ela é em formato padrão.
Outras
Além dessas duas que falamos acima, nós temos outros tipos de ferramentas que poderão ser utilizadas na comunicação interna de uma empresa, como por exemplo: uma rede social corporativa, aplicativo do RH e do colaborador, mural de recados, Newsletter, etc.
Quais as vantagens de promover comunicação interna na empresa?
A comunicação interna é fundamental para o sucesso de uma empresa, e existem muitas vantagens em promover esse tipo de comunicação:
- Melhorar o engajamento dos funcionários, pois quando eles se sentem valorizados naquele ambiente eles passam a ficar cada vez mais motivados e com isso o trabalho acaba fluindo;
- Com a comunicação eficiente, os colaboradores podem aumentar o ritmo de produtividade, dessa forma, podendo ser alinhado às metas e expectativas que a empresa tem perante cada funcionário;
- Através de uma comunicação clara e específica a instituição pode prevenir determinados tipos de conflitos internos, podendo ser resolvidos de uma maneira mais rápida;
- Pode haver um aumento de satisfação do cliente, pois quando o colaborador está bem-informado sobre quais são as necessidades e expectativas daquele cliente, permite que o atendimento seja de uma maneira com mais qualidade, pois o cliente já espera um retorno sobre aquele assunto;
- Funcionários valorizados, são mais propensos a permanecerem na instituição, e quando possui um diálogo positivo, faz com que aquele profissional se sinta confiante e confortável em permanecer naquele ambiente.
Transmite credibilidade
Para que se possa ser transmitido credibilidade é importante que seja transparente e honesto na comunicação, assim evitando enviar mensagens confusas ou contraditórias, que podem gerar desconfianças, seja claro. Mostrar conhecimento sobre o assunto que você atua é importante, pois quem está recebendo percebe a confiança que você tem sobre aquele processo.
Sentimento de pertencimento para membros da equipe
É essencial que exista o sentimento de pertencimento perante a equipe, porque passa a contribuir para a motivação, engajamento e satisfação no ambiente de trabalho.
Aumento da produtividade
O aumento da produtividade é um dos pontos principais de qualquer empresa, por contribuir com eficiência e competitividade no mercado, e para que isso ocorra é necessário estabelecer objetivos claros e mensuráveis, para que o sucesso seja alcançado. Assim como priorizar tarefas que são mais importantes naquele momento, e que não haja distrações, para que o funcionário não perca o foco e nem tempo.
Para saber mais sobre comunicação interna nas empresas e outros assuntos sobre educação, tecnologia e informação, acesse o site do Lingopass e fique por dentro sobre o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia capacitando de forma rápida, eficiente e com transparência de resultados.