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Lingopass
21.11.2022

O que é Job Rotation? Saiba os benefícios e como aplicar na sua empresa

Confira o que é job rotation e porque sua empresa deveria atender essa prática

Algumas medidas são essenciais para fomentar a experiência do colaborador e destacar novos talentos, independentemente da área de formação e atuação no mercado, o profissional tende a escolher oportunidades que lhe agreguem desenvolvimento, qualidade de vida, bem-estar e desafios, conforme a necessidade de alavancar sua carreira no ambiente corporativo. A estratégia de job rotation é uma delas.

Além de ser uma das mais frequentes e que viabiliza o conhecimento dos processos de forma coletiva ou individual, o job rotation também contribui ao colaborador que almeja novos rumos dentro da organização, e ajuda a desenvolver expertise para uma possível promoção, pois, gera produtividade, engajamento, entendimento do propósito da marca e maior interação entre setores, líderes e colaboradores.

Por se tratar de um tema diretamente associado à gestão de pessoas, parte dos gestores ainda têm certas dificuldades em estruturar e criar um plano de ação para que os resultados sejam mais satisfatórios, gerem inovação e possibilitem a sustentabilidade do negócio. O objetivo desse artigo é sanar suas dúvidas, entender cada etapa do processo, conhecer os pontos negativos, de atenção, de periodicidade e transparência na comunicação interna, assim, a empresa poderá estabelecer vantagem competitiva alinhada à proposta de valor no mercado.

Para explicar o que é job rotation, primeiro deve-se saber que o termo “Job Rotation” significa em português “Rotatividade no Trabalho”, e como o nome já diz, é quando a empresa fornece aos seus colaboradores a oportunidade de conhecer demais setores da empresa em forma de rodízio entre profissionais e equipes. Ou seja, um funcionário do time estratégico poderá atuar no setor operacional e vice versa, criando uma interação entre as áreas, comunicação efetiva, compreensão dos processos, oportunidades de melhoria, novas ideias para possíveis projetos, e promoção de talentos.

O job rotation nasceu a partir das estratégias de gestão de pessoas, que inicialmente tinha como foco mensurar os custos e receitas da empresa. Porém, este cenário mudou, dada a revolução digital em meados do final do século XX. As empresas passaram a entender que não basta vender, cortar custos e reter receita: O capital humano é tão essencial quanto. A partir disso, foram criadas estratégias para motivar os profissionais já contratados e captar novos talentos por meio de uma jornada flexível.

Pensando nessas premissas, as empresas atualmente adotam um novo modelo de gestão alinhado ao bem-estar e necessidades do colaborador, o que lhe garante motivação, estímulo e produtividade diária, além da sensação de “trabalhar no melhor lugar", sem deixar de lado os benefícios associados à Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e flexibilidade de ambas as partes.

O que é e como funciona o Job Rotation nas empresas?

O job rotation tem como objetivo desenvolver os colaboradores da organização através da troca de experiências e atividades de forma periódica, estabelecidos de acordo com a disponibilidade das equipes e demanda. Esse trânsito pode ser realizado antes do funcionário assumir suas atividades em um novo cargo, como forma de apresentação, ou durante as atividades diárias, tanto com colaboradores veteranos quanto com colaboradores novatos, desde que seja previamente agendado.

O planejamento da implementação do projeto de rotatividade é fundamental para a empresa, pois através de um diagnóstico, será possível identificar os pontos positivos e de alerta, consultar as áreas que estão atuando no projeto, duração do programa e periodicidade, deixando a prática democrática e ágil, uma vez que nem sempre será possível realizá-lo de forma abrangente, conforme demanda futura.

A vantagem do job rotation é a valorização da cultura organizacional, comunicação efetiva entre os departamentos, versatilidade e experiências por parte do colaborador, além da possibilidade da construção de networking e visualização de novas habilidades. Através do perfil do colaborador, é possível direcionar o profissional para a área de seu interesse de forma interativa, ágil e imersiva.

Benefícios da prática de Job Rotation

A prática do job rotation é uma novidade para ambos os universos: do colaborador e da organização, e que visa benefícios no que diz respeito à capacitação, aprendizado, crescimento, maneiras de alavancar a carreira e demonstrar um diferencial corporativo por se identificar as áreas de possível maior vocação. Logo, mais uma maneira de incentivo.

Além dos benefícios mencionados acima, o Job Rotation também contribui para:

1. Capacitação para profissionais mais completos:

Compreenda que o job rotation é como se fosse um treinamento prático, uma vez que a execução das atividades distintas às habituais levam a um aprendizado constante até a evolução do domínio do uso de sistemas, ferramentas ou até mesmo um olhar estratégico aos resultados. Fazendo com que o colaborador coloque a “mão na massa” e construa novos insights, saia da zona de conforto e tenha pensamento lógico e crítico para a resolução de problemas.

2. Maior envolvimento entre os funcionários da empresa:

Relação interpessoal e comportamento são tão importantes quanto a entrega de resultados e também são avaliados pelos gestores. Através da construção da relação de forma transparente e empática, maior será atribuída a valorização às atividades do colaborador, fomentando seu networking e comunicação.

3. Melhoria nos Resultados:

Uma equipe motivada reflete impactos positivos na empresa e como consequência, transmite resultados satisfatórios no que diz respeito a indicadores, gerando alto rendimento, alta performance dentro das áreas envolvidas e reconhecimento pelo trabalho coletivo.

4. Aumento da produtividade:

Ter consciência das atividades e da necessidade de entregar uma boa execução, a produtividade está diretamente ligada à melhoria de resultados, que podem variar de acordo com o foco delegado a determinada equipe. Entendimento de causa; “se sou proativo, logo contribuo aos indicadores e objetivo final da organização”.

5. Traz novas perspectivas de carreira:

Aprendizagem e desafio movem as escolhas do profissional e quando exposto a participar dessas iniciativas, além do estímulo, ocorre a identificação com determinada área e o desenvolvimento de habilidades técnicas ou estratégicas para atuar futuramente no setor almejado, valorizando tal oportunidade.

Há Contradições ou Pontos Negativos?

Todas as estratégias de negócio exigem um bom planejamento para identificar os pontos positivos, falhas e potenciais riscos que a empresa poderá enfrentar, e principalmente trabalhar em ações para que esses riscos não fiquem em evidência e se caso ficarem, mitigá-los de forma rápida e efetiva, porém mantendo esse monitoramento constante.

Ao aplicar o job rotation na sua empresa, atente-se à fase inicial da elaboração do projeto, a fim de identificar as possíveis falhas e reduzir impactos ligados a custos e desenvolvimento profissional. Antes de implementar um plano de ação relacionado ao job rotation, atente-se aos seguintes pontos de alerta:

Investir no complemento da formação:

O profissional, ao atuar em um nova área, irá aprender as demandas a partir da interação com a equipe, compreender uso de sistemas, ferramentas e funções a serem realizadas. Porém, o colaborador terá de investir em conhecimentos teóricos para atingir a especialização a médio e longo prazo.

Custos estratégicos e operacionais:

Quando não executado de forma correta, o job rotation poderá prejudicar a experiência do colaborador e o cliente final também poderá identificar que o produto ou serviço não está atendendo suas necessidades. A falta de atenção e direcionamento pode desencadear em erros e com isso, trazer prejuízos financeiros, técnicos, operacionais e estratégicos, uma vez que terá de implementar um novo plano de ação para corrigi-los.

Dificuldade de adaptação:

Apesar da motivação e vontade de ser reconhecido no mercado, alguns profissionais podem se sentir inseguros com a ideia das atividades rotativas por já ter domínio na área de trabalho atual e por isso, não se sente interessado em trocar de função, mas almeja crescer dentro da área específica. Neste caso, o ideal é fazer a proposta de job rotation de forma voluntária e que seja desenvolvida uma plataforma de inscrição, onde o candidato possa registrar seu interesse e participar conforme disponibilidade.

Como implementar o job rotation na sua empresa?

Implementar uma estratégia de job rotation não é tão complexo quanto parece, mas demanda conhecimento, boas ideias, tempo e comprometimento por parte do time de Recursos Humanos. É necessário que a equipe envolvida conheça o perfil de cada setor, para que o colaborador possa se sentir apto e motivado a executar determinada função. Por isso, a comunicação é uma das formas mais eficazes de manter uma empresa informada de seus processos, e além disso: 

1. Faça uma análise de cenário:

Busque compreender a estrutura atual de cada departamento e estude os objetivos para o futuro, como serão desenvolvidas essas habilidades e qual o prazo para tal oportunidade. Outro ponto é buscar o diálogo entre as áreas e principalmente com os profissionais, como forma de introduzir o job rotation, sanar dúvidas e até mesmo explicar o conceito, pois assim como terão colaboradores que têm conhecimento da ação, em contrapartida, também terão colaboradores sem conhecimento do tema. Seja transparente.

2. Capacite sua equipe:

A oferta de treinamento é fundamental para a construção de uma equipe de alta performance. Independente da modalidade presencial ou online, avalie as competências da equipe e estabeleça um plano de desenvolvimento das funções a serem atribuídas ao departamento.

3. Avalie o feedback dos funcionários:

Ao final de cada atividade de job rotation, forneça uma pesquisa de satisfação ou tente entrevistá-los, questionando a efetividade do projeto, pontos positivos, ajuda e construir uma carreira e desenvolvimento, se indicaria aos demais da equipe ou à empresa como um todo, e se participaria novamente em outra oportunidade. Se for positivo, extraia ideias para aperfeiçoar mais o job rotation; em caso de negativo, será necessário revisar o processo, retornar à fase de implementação e executar planos de melhoria, colocando o cliente interno e externo no centro da tomada de decisões.

A construção de um bom job rotation favorece o colaborador por estar sempre em movimento e evidência profissional, e esse processo é vantajoso para a empresa, que estará investindo nos componentes certos para favorecer o seu crescimento. Conheça os produtos do Lingopass e os serviços que podem favorecer o seu negócio.

O que é Job Rotation? Saiba os benefícios e como aplicar na sua empresa

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Lingopass
21.11.2022
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Confira o que é job rotation e porque sua empresa deveria atender essa prática

Algumas medidas são essenciais para fomentar a experiência do colaborador e destacar novos talentos, independentemente da área de formação e atuação no mercado, o profissional tende a escolher oportunidades que lhe agreguem desenvolvimento, qualidade de vida, bem-estar e desafios, conforme a necessidade de alavancar sua carreira no ambiente corporativo. A estratégia de job rotation é uma delas.

Além de ser uma das mais frequentes e que viabiliza o conhecimento dos processos de forma coletiva ou individual, o job rotation também contribui ao colaborador que almeja novos rumos dentro da organização, e ajuda a desenvolver expertise para uma possível promoção, pois, gera produtividade, engajamento, entendimento do propósito da marca e maior interação entre setores, líderes e colaboradores.

Por se tratar de um tema diretamente associado à gestão de pessoas, parte dos gestores ainda têm certas dificuldades em estruturar e criar um plano de ação para que os resultados sejam mais satisfatórios, gerem inovação e possibilitem a sustentabilidade do negócio. O objetivo desse artigo é sanar suas dúvidas, entender cada etapa do processo, conhecer os pontos negativos, de atenção, de periodicidade e transparência na comunicação interna, assim, a empresa poderá estabelecer vantagem competitiva alinhada à proposta de valor no mercado.

Para explicar o que é job rotation, primeiro deve-se saber que o termo “Job Rotation” significa em português “Rotatividade no Trabalho”, e como o nome já diz, é quando a empresa fornece aos seus colaboradores a oportunidade de conhecer demais setores da empresa em forma de rodízio entre profissionais e equipes. Ou seja, um funcionário do time estratégico poderá atuar no setor operacional e vice versa, criando uma interação entre as áreas, comunicação efetiva, compreensão dos processos, oportunidades de melhoria, novas ideias para possíveis projetos, e promoção de talentos.

O job rotation nasceu a partir das estratégias de gestão de pessoas, que inicialmente tinha como foco mensurar os custos e receitas da empresa. Porém, este cenário mudou, dada a revolução digital em meados do final do século XX. As empresas passaram a entender que não basta vender, cortar custos e reter receita: O capital humano é tão essencial quanto. A partir disso, foram criadas estratégias para motivar os profissionais já contratados e captar novos talentos por meio de uma jornada flexível.

Pensando nessas premissas, as empresas atualmente adotam um novo modelo de gestão alinhado ao bem-estar e necessidades do colaborador, o que lhe garante motivação, estímulo e produtividade diária, além da sensação de “trabalhar no melhor lugar", sem deixar de lado os benefícios associados à Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e flexibilidade de ambas as partes.

O que é e como funciona o Job Rotation nas empresas?

O job rotation tem como objetivo desenvolver os colaboradores da organização através da troca de experiências e atividades de forma periódica, estabelecidos de acordo com a disponibilidade das equipes e demanda. Esse trânsito pode ser realizado antes do funcionário assumir suas atividades em um novo cargo, como forma de apresentação, ou durante as atividades diárias, tanto com colaboradores veteranos quanto com colaboradores novatos, desde que seja previamente agendado.

O planejamento da implementação do projeto de rotatividade é fundamental para a empresa, pois através de um diagnóstico, será possível identificar os pontos positivos e de alerta, consultar as áreas que estão atuando no projeto, duração do programa e periodicidade, deixando a prática democrática e ágil, uma vez que nem sempre será possível realizá-lo de forma abrangente, conforme demanda futura.

A vantagem do job rotation é a valorização da cultura organizacional, comunicação efetiva entre os departamentos, versatilidade e experiências por parte do colaborador, além da possibilidade da construção de networking e visualização de novas habilidades. Através do perfil do colaborador, é possível direcionar o profissional para a área de seu interesse de forma interativa, ágil e imersiva.

Benefícios da prática de Job Rotation

A prática do job rotation é uma novidade para ambos os universos: do colaborador e da organização, e que visa benefícios no que diz respeito à capacitação, aprendizado, crescimento, maneiras de alavancar a carreira e demonstrar um diferencial corporativo por se identificar as áreas de possível maior vocação. Logo, mais uma maneira de incentivo.

Além dos benefícios mencionados acima, o Job Rotation também contribui para:

1. Capacitação para profissionais mais completos:

Compreenda que o job rotation é como se fosse um treinamento prático, uma vez que a execução das atividades distintas às habituais levam a um aprendizado constante até a evolução do domínio do uso de sistemas, ferramentas ou até mesmo um olhar estratégico aos resultados. Fazendo com que o colaborador coloque a “mão na massa” e construa novos insights, saia da zona de conforto e tenha pensamento lógico e crítico para a resolução de problemas.

2. Maior envolvimento entre os funcionários da empresa:

Relação interpessoal e comportamento são tão importantes quanto a entrega de resultados e também são avaliados pelos gestores. Através da construção da relação de forma transparente e empática, maior será atribuída a valorização às atividades do colaborador, fomentando seu networking e comunicação.

3. Melhoria nos Resultados:

Uma equipe motivada reflete impactos positivos na empresa e como consequência, transmite resultados satisfatórios no que diz respeito a indicadores, gerando alto rendimento, alta performance dentro das áreas envolvidas e reconhecimento pelo trabalho coletivo.

4. Aumento da produtividade:

Ter consciência das atividades e da necessidade de entregar uma boa execução, a produtividade está diretamente ligada à melhoria de resultados, que podem variar de acordo com o foco delegado a determinada equipe. Entendimento de causa; “se sou proativo, logo contribuo aos indicadores e objetivo final da organização”.

5. Traz novas perspectivas de carreira:

Aprendizagem e desafio movem as escolhas do profissional e quando exposto a participar dessas iniciativas, além do estímulo, ocorre a identificação com determinada área e o desenvolvimento de habilidades técnicas ou estratégicas para atuar futuramente no setor almejado, valorizando tal oportunidade.

Há Contradições ou Pontos Negativos?

Todas as estratégias de negócio exigem um bom planejamento para identificar os pontos positivos, falhas e potenciais riscos que a empresa poderá enfrentar, e principalmente trabalhar em ações para que esses riscos não fiquem em evidência e se caso ficarem, mitigá-los de forma rápida e efetiva, porém mantendo esse monitoramento constante.

Ao aplicar o job rotation na sua empresa, atente-se à fase inicial da elaboração do projeto, a fim de identificar as possíveis falhas e reduzir impactos ligados a custos e desenvolvimento profissional. Antes de implementar um plano de ação relacionado ao job rotation, atente-se aos seguintes pontos de alerta:

Investir no complemento da formação:

O profissional, ao atuar em um nova área, irá aprender as demandas a partir da interação com a equipe, compreender uso de sistemas, ferramentas e funções a serem realizadas. Porém, o colaborador terá de investir em conhecimentos teóricos para atingir a especialização a médio e longo prazo.

Custos estratégicos e operacionais:

Quando não executado de forma correta, o job rotation poderá prejudicar a experiência do colaborador e o cliente final também poderá identificar que o produto ou serviço não está atendendo suas necessidades. A falta de atenção e direcionamento pode desencadear em erros e com isso, trazer prejuízos financeiros, técnicos, operacionais e estratégicos, uma vez que terá de implementar um novo plano de ação para corrigi-los.

Dificuldade de adaptação:

Apesar da motivação e vontade de ser reconhecido no mercado, alguns profissionais podem se sentir inseguros com a ideia das atividades rotativas por já ter domínio na área de trabalho atual e por isso, não se sente interessado em trocar de função, mas almeja crescer dentro da área específica. Neste caso, o ideal é fazer a proposta de job rotation de forma voluntária e que seja desenvolvida uma plataforma de inscrição, onde o candidato possa registrar seu interesse e participar conforme disponibilidade.

Como implementar o job rotation na sua empresa?

Implementar uma estratégia de job rotation não é tão complexo quanto parece, mas demanda conhecimento, boas ideias, tempo e comprometimento por parte do time de Recursos Humanos. É necessário que a equipe envolvida conheça o perfil de cada setor, para que o colaborador possa se sentir apto e motivado a executar determinada função. Por isso, a comunicação é uma das formas mais eficazes de manter uma empresa informada de seus processos, e além disso: 

1. Faça uma análise de cenário:

Busque compreender a estrutura atual de cada departamento e estude os objetivos para o futuro, como serão desenvolvidas essas habilidades e qual o prazo para tal oportunidade. Outro ponto é buscar o diálogo entre as áreas e principalmente com os profissionais, como forma de introduzir o job rotation, sanar dúvidas e até mesmo explicar o conceito, pois assim como terão colaboradores que têm conhecimento da ação, em contrapartida, também terão colaboradores sem conhecimento do tema. Seja transparente.

2. Capacite sua equipe:

A oferta de treinamento é fundamental para a construção de uma equipe de alta performance. Independente da modalidade presencial ou online, avalie as competências da equipe e estabeleça um plano de desenvolvimento das funções a serem atribuídas ao departamento.

3. Avalie o feedback dos funcionários:

Ao final de cada atividade de job rotation, forneça uma pesquisa de satisfação ou tente entrevistá-los, questionando a efetividade do projeto, pontos positivos, ajuda e construir uma carreira e desenvolvimento, se indicaria aos demais da equipe ou à empresa como um todo, e se participaria novamente em outra oportunidade. Se for positivo, extraia ideias para aperfeiçoar mais o job rotation; em caso de negativo, será necessário revisar o processo, retornar à fase de implementação e executar planos de melhoria, colocando o cliente interno e externo no centro da tomada de decisões.

A construção de um bom job rotation favorece o colaborador por estar sempre em movimento e evidência profissional, e esse processo é vantajoso para a empresa, que estará investindo nos componentes certos para favorecer o seu crescimento. Conheça os produtos do Lingopass e os serviços que podem favorecer o seu negócio.

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