Gestão de qualidade: como elevar o padrão do seu produtos?
O que é gestão de qualidade? Confira a importância de uma gestão eficaz para elevar o padrão da sua empresa
A gestão de qualidade é uma compilação de práticas que colaboram para as melhorias dos resultados dos produtos e ou serviços de uma empresa e também aumenta a produtividade de seus funcionários.
O que é uma gestão de qualidade?
É muito ruim para uma empresa que vende televisores, por exemplo, que cada produto fique de uma forma diferente, sem haver um padrão. Também é ruim que a qualidade seja inferior a de outras empresas. A solução desses problemas é justamente a gestão de qualidade.
Assim, o que é gestão de qualidade pode ser traduzido como uma série de práticas e ações que garantam a padronização dos produtos ou dos serviços de uma empresa.
A importância de uma boa gestão
Colocar em vigência o sistema de gestão da qualidade de produtos pode precisar de um alto investimento. O que deve também ser calculado é o quanto de dinheiro pode ser perdido pela falta dessa gestão, isso porque ela é importante para aumentar a satisfação dos clientes, reduzir os custos, aumentar a relevância no mercado e criar uma imagem de credibilidade.
Os pilares de uma gestão de qualidade
A Organização Internacional de Normalização garante uma certificação internacional às empresas que conseguem adequar os seus processos e entregas finais (de serviços, produtos, consultorias) dentro do conceito e das ações de administração da qualidade. Esse certificado se mantém dentro de 4 principais pilares, são eles:
Comunicação
Para entender a importância da comunicação na gestão de qualidade é preciso pensar em uma empresa de médio ou de grande porte. Todas elas possuem vários setores que devem trabalhar juntos para que o negócio se mantenha em constante funcionamento. Esses setores se complementam e é preciso evitar qualquer falha neles.
Como cada setor precisa do outro para ir para frente, uma falha de comunicação pode acabar com a qualidade final dos serviços. Assim, esse é um dos pilares essenciais do sistema de gestão da qualidade.
Tecnologia
O acompanhamento dos processos empresariais é uma parte essencial da administração da qualidade. A tecnologia garante que os erros sejam reduzidos e traz maiores soluções que fazem com que a produtividade das empresas aumentem e, com isso, os produtos e serviços sejam entregues aos clientes com maior qualidade.
As tecnologias geralmente são pensadas como máquinas, computadores e equipamentos digitais (como softwares e sistemas). Esses itens realmente são tecnológicos, mas eles não andam sozinhos, o conhecimento também integra o nível da tecnologia.
Organização
Muitas pessoas costumam pensar que na prática se aprende e que, com o passar do tempo, é possível adequar qualquer possível erro para que esses ajustes consequentes façam com que a qualidade da empresa aumente. Essa não é uma ideia muito inteligente. Mesmo que o empírico ajude, o planejamento é essencial.
Dessa forma, antes de se tomar uma atitude prática, é preciso que uma equipe específica pense, organize e comande. Esse planejamento inicial é crucial para detectar possíveis erros e fazer com que os resultados positivos apareçam em menos tempo.
Busca por melhorias (H3)
Uma outra tendência recorrente no mercado de trabalho é empresas que investem em tecnologia e em ações de gestão de qualidade percebem uma melhoria em seus negócios (até em questão de lucro) e acham que geram até o ápice, no topo do trabalho.
Esse raciocínio causa um problema grave porque sempre está lançando novas tecnologias que podem ajudar uma empresa. Estagnar e deixar de procurar por melhorias constantes atrasa o negócio e pode ser que o cenário fique tão difícil que seja bem complicado retomar as atividades e o mesmo sucesso.
Como desenvolver uma boa gestão na sua empresa
A gestão de qualidade nas empresas deve ser pautada por profissionais que se entendem dentro da categorização de cada empresa. Ainda assim, de uma forma geral, é possível determinar itens comuns às estratégias de qualidade de praticamente todos os tipos de negócio.
Indicadores
Os indicadores são métricas usadas para analisar processos que acontecem nas empresas. Eles deixam visíveis os problemas, os avanços, e os resultados falhos. Dentro da gestão de qualidade, os indicadores devem ser feitos antes das práticas (para ver o que pode ser feito) e depois (para ver se deu certo).
Curva ABC
A curva ABC é um dos indicadores mais importantes na gestão de qualidade. Ela funciona da seguinte forma: a curva A mede os produtos que mais são vendidos, a B os que são vendidos em quantidade média e a C os que quase não são vendidos.
Essa curva deve ser feita antes e depois das novas práticas empresariais que visam a gestão de qualidade para que os gestores consigam perceber quais atitudes estão tendo bons resultados e quais devem passar por um ajuste.
Envolva a equipe
Pensando que a gestão de qualidade tem como finalidade o melhoramento da entrega de serviços e produtos é crucial reconhecer que a forma como os funcionários trabalham é determinante nos resultados.
Dessa maneira, todas as ações tomadas nesse sentido precisam pensar na equipe empresarial. Para fazer isso não basta informar das novas políticas, é preciso criar políticas que façam com que os funcionários fiquem mais interessados e engajados.
Trabalho organizado
Envolver a equipe, fazendo com que os funcionários percebam as novas políticas da empresa e estão envolvidos nisso, deve ser uma atitude tomada junto com a organização do trabalho, de forma que todos tenham a sua própria função dentro da gestão de qualidade.
Levante os problemas
A gestão de qualidade não deve ser aplicada somente em empresas que estão passando por crises, mas é nesse cenário que ela é mais recorrente. Mais do que pensar em como solucionar os problemas, é preciso entender cada um deles para que a solução seja a mais específica (e efetiva) possível.
A maioria dos problemas está relacionada com desperdícios. Eles não envolvem apenas produtos que não são vendidos, mas também desperdício de tempo, com processamento excedente, transporte, tempo de espera e assim por diante.
Fiscalização
Após o entendimento de todas as questões a serem melhoradas, a aplicação das novas práticas de gestão de qualidade, é preciso que haja uma fiscalização pesada em cima de todos os resultados para que a validade das práticas seja atestada.
A gestão de qualidade é, sem sombra de dúvidas, um dos principais requisitos para a internacionalização de uma empresa. Para mais sobre internacionalização, conheça o Lingopass.
Gestão de qualidade: como elevar o padrão do seu produtos?
O que é gestão de qualidade? Confira a importância de uma gestão eficaz para elevar o padrão da sua empresa
A gestão de qualidade é uma compilação de práticas que colaboram para as melhorias dos resultados dos produtos e ou serviços de uma empresa e também aumenta a produtividade de seus funcionários.
O que é uma gestão de qualidade?
É muito ruim para uma empresa que vende televisores, por exemplo, que cada produto fique de uma forma diferente, sem haver um padrão. Também é ruim que a qualidade seja inferior a de outras empresas. A solução desses problemas é justamente a gestão de qualidade.
Assim, o que é gestão de qualidade pode ser traduzido como uma série de práticas e ações que garantam a padronização dos produtos ou dos serviços de uma empresa.
A importância de uma boa gestão
Colocar em vigência o sistema de gestão da qualidade de produtos pode precisar de um alto investimento. O que deve também ser calculado é o quanto de dinheiro pode ser perdido pela falta dessa gestão, isso porque ela é importante para aumentar a satisfação dos clientes, reduzir os custos, aumentar a relevância no mercado e criar uma imagem de credibilidade.
Os pilares de uma gestão de qualidade
A Organização Internacional de Normalização garante uma certificação internacional às empresas que conseguem adequar os seus processos e entregas finais (de serviços, produtos, consultorias) dentro do conceito e das ações de administração da qualidade. Esse certificado se mantém dentro de 4 principais pilares, são eles:
Comunicação
Para entender a importância da comunicação na gestão de qualidade é preciso pensar em uma empresa de médio ou de grande porte. Todas elas possuem vários setores que devem trabalhar juntos para que o negócio se mantenha em constante funcionamento. Esses setores se complementam e é preciso evitar qualquer falha neles.
Como cada setor precisa do outro para ir para frente, uma falha de comunicação pode acabar com a qualidade final dos serviços. Assim, esse é um dos pilares essenciais do sistema de gestão da qualidade.
Tecnologia
O acompanhamento dos processos empresariais é uma parte essencial da administração da qualidade. A tecnologia garante que os erros sejam reduzidos e traz maiores soluções que fazem com que a produtividade das empresas aumentem e, com isso, os produtos e serviços sejam entregues aos clientes com maior qualidade.
As tecnologias geralmente são pensadas como máquinas, computadores e equipamentos digitais (como softwares e sistemas). Esses itens realmente são tecnológicos, mas eles não andam sozinhos, o conhecimento também integra o nível da tecnologia.
Organização
Muitas pessoas costumam pensar que na prática se aprende e que, com o passar do tempo, é possível adequar qualquer possível erro para que esses ajustes consequentes façam com que a qualidade da empresa aumente. Essa não é uma ideia muito inteligente. Mesmo que o empírico ajude, o planejamento é essencial.
Dessa forma, antes de se tomar uma atitude prática, é preciso que uma equipe específica pense, organize e comande. Esse planejamento inicial é crucial para detectar possíveis erros e fazer com que os resultados positivos apareçam em menos tempo.
Busca por melhorias (H3)
Uma outra tendência recorrente no mercado de trabalho é empresas que investem em tecnologia e em ações de gestão de qualidade percebem uma melhoria em seus negócios (até em questão de lucro) e acham que geram até o ápice, no topo do trabalho.
Esse raciocínio causa um problema grave porque sempre está lançando novas tecnologias que podem ajudar uma empresa. Estagnar e deixar de procurar por melhorias constantes atrasa o negócio e pode ser que o cenário fique tão difícil que seja bem complicado retomar as atividades e o mesmo sucesso.
Como desenvolver uma boa gestão na sua empresa
A gestão de qualidade nas empresas deve ser pautada por profissionais que se entendem dentro da categorização de cada empresa. Ainda assim, de uma forma geral, é possível determinar itens comuns às estratégias de qualidade de praticamente todos os tipos de negócio.
Indicadores
Os indicadores são métricas usadas para analisar processos que acontecem nas empresas. Eles deixam visíveis os problemas, os avanços, e os resultados falhos. Dentro da gestão de qualidade, os indicadores devem ser feitos antes das práticas (para ver o que pode ser feito) e depois (para ver se deu certo).
Curva ABC
A curva ABC é um dos indicadores mais importantes na gestão de qualidade. Ela funciona da seguinte forma: a curva A mede os produtos que mais são vendidos, a B os que são vendidos em quantidade média e a C os que quase não são vendidos.
Essa curva deve ser feita antes e depois das novas práticas empresariais que visam a gestão de qualidade para que os gestores consigam perceber quais atitudes estão tendo bons resultados e quais devem passar por um ajuste.
Envolva a equipe
Pensando que a gestão de qualidade tem como finalidade o melhoramento da entrega de serviços e produtos é crucial reconhecer que a forma como os funcionários trabalham é determinante nos resultados.
Dessa maneira, todas as ações tomadas nesse sentido precisam pensar na equipe empresarial. Para fazer isso não basta informar das novas políticas, é preciso criar políticas que façam com que os funcionários fiquem mais interessados e engajados.
Trabalho organizado
Envolver a equipe, fazendo com que os funcionários percebam as novas políticas da empresa e estão envolvidos nisso, deve ser uma atitude tomada junto com a organização do trabalho, de forma que todos tenham a sua própria função dentro da gestão de qualidade.
Levante os problemas
A gestão de qualidade não deve ser aplicada somente em empresas que estão passando por crises, mas é nesse cenário que ela é mais recorrente. Mais do que pensar em como solucionar os problemas, é preciso entender cada um deles para que a solução seja a mais específica (e efetiva) possível.
A maioria dos problemas está relacionada com desperdícios. Eles não envolvem apenas produtos que não são vendidos, mas também desperdício de tempo, com processamento excedente, transporte, tempo de espera e assim por diante.
Fiscalização
Após o entendimento de todas as questões a serem melhoradas, a aplicação das novas práticas de gestão de qualidade, é preciso que haja uma fiscalização pesada em cima de todos os resultados para que a validade das práticas seja atestada.
A gestão de qualidade é, sem sombra de dúvidas, um dos principais requisitos para a internacionalização de uma empresa. Para mais sobre internacionalização, conheça o Lingopass.