Eficiência operacional: entenda o que é com aumentar sua produtividade
Entenda o que é eficiência operacional e como desenvolver e aumentar a produtividade da sua empresa
É possível separar a maioria das empresas em dois segmentos gerais: empresas que oferecem produtos e empresas que oferecem serviços. Em ambos os casos, existem inúmeros processos desempenhados por diversos profissionais para chegar ao resultado final, e é exatamente disso que a eficiência operacional se trata.
Os números que medem o desempenho operacional são uma parte extremamente importante desse conceito, e eles devem estar em constante análise.
O que é eficiência operacional?
Para responder o que é eficiência operacional, pode-se dizer que ela nada mais é do que uma métrica que mede a capacidade de uma empresa de chegar ao resultado final (serviços ou produtos) gastando o menos possível, mas sem diminuição na qualidade.
Assim, a eficiência operacional é toda baseada em duas categorias de análise: o input, que é a “entrada”, e se refere a todos os processos, custos, e tempo que levam até o output — este, por sua vez, é a “saída”, o faturamento a partir do produto produzido ou serviço prestado).
O foco aqui, portanto, é fazer com que as empresas atinjam o máximo de eficiência, que é quando o retorno financeiro gerado pela venda de produtos ou de serviços é o maior possível em relação aos investimentos realizados.
Como a eficiência operacional se aplica na administração de empresas?
Todo o conceito de eficiência operacional gira em torno da administração de empresas. Entretanto, a forma como o design organizacional será construído para aumentar os números da eficiência operacional é que irá mudar de empresa para empresa.
O que é importante considerar dentro da eficiência operacional é que o que está em jogo nela não é somente a construção do produto em si. Ações de publicidade e propaganda, por exemplo, são cruciais para construir a imagem do resultado final e, assim, aumentar as vendas.
Dessa maneira, o investimento para aumentar a produtividade possui mais vertentes do que somente a eficiência na construção dos produtos, ou seja: problemas podem acontecer e riscos devem ser tomados.
Exemplos de eficiência operacional
Para entender os principais exemplos de eficiência operacional, é interessante fazer separações em categorias de empresas. Em um primeiro momento, veremos exemplos de eficiência operacional para uma loja de roupa e uma fábrica de biscoitos.
No caso da loja de roupas, os gestores precisam pensar (de maneira extremamente simplificada) na produção das peças ou na parceria com fornecedores, nos profissionais envolvidos desde a fabricação das peças até o momento da venda, e em como chamar atenção dos clientes. Assim, para aumentar a eficiência, seria interessante pensar em maneiras de automatizar processos mecânicos, como, por exemplo, colocar peças de roupas no inventário e outras funções desse tipo.
Já no caso de uma fábrica de biscoitos, os gestores devem pensar na matéria-prima e em fórmulas que deixem os produtos mais gostosos e a produção mais rápida. Nesse caso, para gerar eficiência operacional, eles poderiam contratar profissionais especialistas em engenharia de alimentos para formular receitas e investir em máquinas mais eficientes para produzir mais rápido.
Como medir a eficiência operacional de uma empresa?
A eficiência operacional de uma empresa geralmente é feita pela divisão das vendas dos produtos e dos projetos por todos os custos para a construção deles. Assim, se uma empresa vendeu 1.000 reais por semana e gastou 500 reais na produção, ela está tendo uma eficiência de 100%.
Uma outra forma de medir a eficiência operacional de uma empresa é olhando quantas horas os profissionais trabalham e comparar com o lucro obtido pelas vendas. Dessa forma, é possível determinar quantas horas esses colaboradores precisam trabalhar para vender 1 produto ou prestar 1 serviço e, a partir daí, avaliar se o esquema está valendo a pena.
Como atingir eficiência operacional?
Motivar os colaboradores, mantê-los engajados, e firmar parcerias com outras empresas podem ajudar muito na tarefa de concretizar a eficiência operacional. Veja abaixo de que maneira isso impacta a empresa:
Motivando os funcionários
Funcionários que estão satisfeitos com o local em que trabalham costumam produzir bem mais em menos tempo. Uma das formas mais eficientes de gerar motivação é fazendo um projeto para recompensar esses colaboradores a cada trabalho bem feito. A divisão de lucros no final do ano costuma ser uma ação tomada para causar essa motivação, mas existem outras maneiras de preservar isso durante o ano.
Engajando os funcionários
A atitude de engajar os funcionários tem muito a ver com fazer com que eles sintam que eles podem se desenvolver profissionalmente na organização em que são colaboradores. Para isso, a empresa pode oferecer treinamentos, capacitações, promoções na carreira e, assim, fazer com que esses funcionários se sintam importantes para o negócio e, consequentemente, fiquem mais engajados.
Firmando parcerias entre empresas
A grande maioria das empresas precisam de outros negócios para funcionar. Voltando aos exemplos da loja de roupas e da fábrica de biscoitos, ambos precisam de fornecedores para poderem executar suas funções. Dessa forma, é interessante que os negócios firmem uma parceria para economizar em custos e ter mais lucros.
Como otimizar a eficiência operacional?
Para otimizar a eficiência operacional, é preciso voltar os olhares para os processos da empresa e definir o que pode estar desajustado.
Mapeando processos
O mapeamento de processos é uma espécie de análise de todos os processos que geram o resultado final do produto ou do serviço. Ele tem como intuito perceber erros que podem estar diminuindo o lucro final e, a partir daí, criar possíveis soluções para o problema. O mapeamento de processos é crucial para aumentar a eficiência operacional.
Fazendo design organizacional
O design organizacional é quase que uma consequência direta do mapeamento de processos, uma vez que ele irá determinar a forma como uma empresa funciona. Dessa maneira, revisar o design organizacional de forma recorrente (para se adaptar às novas necessidades do mercado) é extremamente importante para aumentar a eficiência operacional.
Medindo os resultados
A realidade do mercado muda praticamente todos os dias, o que quer dizer que uma mesma estratégia que dá certo em uma semana pode levar a empresa à falência em outra semana. Dessa forma, acompanhar e medir os resultados para certificar da eficiência organizacional é algo extremamente importante de ser realizado de maneira contínua.
A eficiência operacional é uma das métricas que devem estar boas na hora da internacionalização de empresas. Saiba mais sobre esse processo com o Lingopass, e indique sua empresa clicando aqui.
Eficiência operacional: entenda o que é com aumentar sua produtividade
Entenda o que é eficiência operacional e como desenvolver e aumentar a produtividade da sua empresa
É possível separar a maioria das empresas em dois segmentos gerais: empresas que oferecem produtos e empresas que oferecem serviços. Em ambos os casos, existem inúmeros processos desempenhados por diversos profissionais para chegar ao resultado final, e é exatamente disso que a eficiência operacional se trata.
Os números que medem o desempenho operacional são uma parte extremamente importante desse conceito, e eles devem estar em constante análise.
O que é eficiência operacional?
Para responder o que é eficiência operacional, pode-se dizer que ela nada mais é do que uma métrica que mede a capacidade de uma empresa de chegar ao resultado final (serviços ou produtos) gastando o menos possível, mas sem diminuição na qualidade.
Assim, a eficiência operacional é toda baseada em duas categorias de análise: o input, que é a “entrada”, e se refere a todos os processos, custos, e tempo que levam até o output — este, por sua vez, é a “saída”, o faturamento a partir do produto produzido ou serviço prestado).
O foco aqui, portanto, é fazer com que as empresas atinjam o máximo de eficiência, que é quando o retorno financeiro gerado pela venda de produtos ou de serviços é o maior possível em relação aos investimentos realizados.
Como a eficiência operacional se aplica na administração de empresas?
Todo o conceito de eficiência operacional gira em torno da administração de empresas. Entretanto, a forma como o design organizacional será construído para aumentar os números da eficiência operacional é que irá mudar de empresa para empresa.
O que é importante considerar dentro da eficiência operacional é que o que está em jogo nela não é somente a construção do produto em si. Ações de publicidade e propaganda, por exemplo, são cruciais para construir a imagem do resultado final e, assim, aumentar as vendas.
Dessa maneira, o investimento para aumentar a produtividade possui mais vertentes do que somente a eficiência na construção dos produtos, ou seja: problemas podem acontecer e riscos devem ser tomados.
Exemplos de eficiência operacional
Para entender os principais exemplos de eficiência operacional, é interessante fazer separações em categorias de empresas. Em um primeiro momento, veremos exemplos de eficiência operacional para uma loja de roupa e uma fábrica de biscoitos.
No caso da loja de roupas, os gestores precisam pensar (de maneira extremamente simplificada) na produção das peças ou na parceria com fornecedores, nos profissionais envolvidos desde a fabricação das peças até o momento da venda, e em como chamar atenção dos clientes. Assim, para aumentar a eficiência, seria interessante pensar em maneiras de automatizar processos mecânicos, como, por exemplo, colocar peças de roupas no inventário e outras funções desse tipo.
Já no caso de uma fábrica de biscoitos, os gestores devem pensar na matéria-prima e em fórmulas que deixem os produtos mais gostosos e a produção mais rápida. Nesse caso, para gerar eficiência operacional, eles poderiam contratar profissionais especialistas em engenharia de alimentos para formular receitas e investir em máquinas mais eficientes para produzir mais rápido.
Como medir a eficiência operacional de uma empresa?
A eficiência operacional de uma empresa geralmente é feita pela divisão das vendas dos produtos e dos projetos por todos os custos para a construção deles. Assim, se uma empresa vendeu 1.000 reais por semana e gastou 500 reais na produção, ela está tendo uma eficiência de 100%.
Uma outra forma de medir a eficiência operacional de uma empresa é olhando quantas horas os profissionais trabalham e comparar com o lucro obtido pelas vendas. Dessa forma, é possível determinar quantas horas esses colaboradores precisam trabalhar para vender 1 produto ou prestar 1 serviço e, a partir daí, avaliar se o esquema está valendo a pena.
Como atingir eficiência operacional?
Motivar os colaboradores, mantê-los engajados, e firmar parcerias com outras empresas podem ajudar muito na tarefa de concretizar a eficiência operacional. Veja abaixo de que maneira isso impacta a empresa:
Motivando os funcionários
Funcionários que estão satisfeitos com o local em que trabalham costumam produzir bem mais em menos tempo. Uma das formas mais eficientes de gerar motivação é fazendo um projeto para recompensar esses colaboradores a cada trabalho bem feito. A divisão de lucros no final do ano costuma ser uma ação tomada para causar essa motivação, mas existem outras maneiras de preservar isso durante o ano.
Engajando os funcionários
A atitude de engajar os funcionários tem muito a ver com fazer com que eles sintam que eles podem se desenvolver profissionalmente na organização em que são colaboradores. Para isso, a empresa pode oferecer treinamentos, capacitações, promoções na carreira e, assim, fazer com que esses funcionários se sintam importantes para o negócio e, consequentemente, fiquem mais engajados.
Firmando parcerias entre empresas
A grande maioria das empresas precisam de outros negócios para funcionar. Voltando aos exemplos da loja de roupas e da fábrica de biscoitos, ambos precisam de fornecedores para poderem executar suas funções. Dessa forma, é interessante que os negócios firmem uma parceria para economizar em custos e ter mais lucros.
Como otimizar a eficiência operacional?
Para otimizar a eficiência operacional, é preciso voltar os olhares para os processos da empresa e definir o que pode estar desajustado.
Mapeando processos
O mapeamento de processos é uma espécie de análise de todos os processos que geram o resultado final do produto ou do serviço. Ele tem como intuito perceber erros que podem estar diminuindo o lucro final e, a partir daí, criar possíveis soluções para o problema. O mapeamento de processos é crucial para aumentar a eficiência operacional.
Fazendo design organizacional
O design organizacional é quase que uma consequência direta do mapeamento de processos, uma vez que ele irá determinar a forma como uma empresa funciona. Dessa maneira, revisar o design organizacional de forma recorrente (para se adaptar às novas necessidades do mercado) é extremamente importante para aumentar a eficiência operacional.
Medindo os resultados
A realidade do mercado muda praticamente todos os dias, o que quer dizer que uma mesma estratégia que dá certo em uma semana pode levar a empresa à falência em outra semana. Dessa forma, acompanhar e medir os resultados para certificar da eficiência organizacional é algo extremamente importante de ser realizado de maneira contínua.
A eficiência operacional é uma das métricas que devem estar boas na hora da internacionalização de empresas. Saiba mais sobre esse processo com o Lingopass, e indique sua empresa clicando aqui.