Cultura colaborativa nas empresas: X ações para implementar na sua equipe
O que é cultura colaborativa? Tudo que você precisa saber
Por muito tempo, o trabalho pautado em conhecimentos individuais foi o vigente dentro das mais diversas organizações. A falta da cultura colaborativa, devido à rivalidade constante entre colegas que desejavam o cargo de chefia, impediu muitas empresas de se desenvolverem.
Atualmente, já está consolidada a ideia de que todos os colaboradores, assim como o líder, possuem defeitos e qualidades, e sabendo usar essas características no lugar certo, é possível alinhar processos organizacionais com os objetos e metas da empresa.
O que é cultura colaborativa?
A resposta sobre o que é cultura colaborativa está intimamente ligada ao significado das palavras. A cultura seria uma forma de comportamento que ocorre de maneira natural, predominante. O fator colaborativo, por sua vez, significa que todos os envolvidos contribuem para um determinado fim.
A cultura colaborativa nas empresas é, portanto, uma prática empresarial que tem como principal função a valorização da equipe, do compartilhamento de experiências, conhecimentos, atividades e sabedorias, além de proporcionar uma boa relação com o líder.
Benefícios da Cultura Colaborativa
A cultura colaborativa pode influenciar em vários aspectos da empresa de maneira positiva. Veja abaixo quais são as maiores vantagens dessa prática:
Aumento da produtividade
A cultura colaborativa distribui as funções de acordo com as características organizacionais de cada funcionário. Dessa maneira, as funções executadas por esses colaboradores serão feitas mais rapidamente e terão mais qualidade, uma vez que os pontos fortes deles foram explorados.
Melhor ambiente organizacional
Um bom ambiente organizacional é o segredo para a prospecção e para a retenção de talentos em diferentes setores empresariais, e a cultura colaborativa contribui para esse bom ambiente.
Autonomia dos colaboradores
A cultura colaborativa é construída pela ideia da liderança horizontal em que, apesar de haver a figura do líder, os colaboradores possuem maior autonomia para tomar decisões e tocar projetos.
Como Implementar a Cultura Colaborativa
Para implementar a cultura colaborativa é preciso, primeiro, ter elaborado um design organizacional para que os projetos empresariais já estejam planejados e as funções de cada categoria de colaborador definidas.
Com esse design organizacional pronto, é feito um perfil dos colaboradores para entender o comportamento organizacional deles e, a partir daí, usar métodos em que esses profissionais possam compartilhar informações para atender às necessidades empresariais.
Desafios da Cultura Colaborativa
Sabendo dos benefícios e também de que forma a cultura colaborativa pode ser empregada em um negócio, é importante conhecer também os desafios que esse tipo de prática traz. Confira:
Resolução de conflitos
Se tem uma coisa que trabalho em equipe gera, é conflito. Geralmente, projetos com muitas pessoas acabam sendo bombardeados de ideias e de discordâncias que quem ainda está sendo integrado na cultura colaborativa pode não conseguir resolver.
A verdade é que os conflitos são normais e acabam acontecendo mesmo sem a cultura colaborativa. Apesar da horizontalização dos cargos, a figura do líder deve saber lidar com essa situação.
Comunicação
Por incrível que pareça, a comunicação é uma das maiores falhas das empresas atuais. São muitos detalhes que passam despercebidos mas que acabam fazendo uma enorme diferença no final dos projetos.
Dentro de uma corporação, a comunicação precisa ser estratégica, principalmente quando se trata de equipes que estão trabalhando juntas. Na cultura colaborativa, por sua vez, a comunicação é um dos pontos principais.
Alinhar objetivos da empresa com comportamento organizacional
Como visto anteriormente, é preciso fazer a análise do comportamento organizacional dos colaboradores antes de iniciar as ações de cultura colaborativa e implantar essa estratégia.
Isso serve para conseguir alinhar esse comportamento com os objetivos da empresa para, então, incentivar o trabalho em equipe e o compartilhamento de informações a fim de atingir os objetivos empresariais.
Autonomia dos colaboradores
A cultura colaborativa gera algo extremamente importante para as empresas atuais: a autonomia dos colaboradores. Isso quer dizer que o sistema de equipe deixa de ser vertical (com cargo de chefia) e passa a ser horizontal, apenas com a figura do líder.
Isso é algo extremamente importante para que as tomadas de decisões sejam feitas de maneira mais rápida e assertiva, gerando também mais produtividade.
5 ações de Cultura Colaborativa para implementar na sua equipe
Entre treinamentos, distribuição eficiente de funções, estratégia de metas e trabalho em equipe, são vários os exemplos de maneiras de estimular a cultura colaborativa em uma organização. Veja mais sobre cada uma dessas ações abaixo:
Treinamentos
Os treinamentos servem, dentro de uma empresa, para que os trabalhadores entendam quais são as direções que eles devem tomar, ou seja, qual a melhor forma de executar suas funções.
Fazer treinamentos que mostrem a esses colaboradores que eles precisam da ajuda ou da troca de conhecimento com seus colegas é uma ótima forma de desenvolver a cultura colaborativa.
Distribuição eficiente de funções
A cultura colaborativa é completamente construída na base do conhecimento de que todos os colaboradores possuem pontos fortes e pontos fracos e, por isso, se complementam. Entretanto há uma questão: o trabalho deve ser delegado corretamente entre os funcionários.
Está exatamente aí a importância da análise do comportamento organizacional de todos os funcionários, para que seja possível definir o perfil de cada um deles e, a partir daí, conseguir delegar as funções ideais para cada um deles.
Comunicação transparente
Não tem como haver cultura colaborativa dentro de uma empresa se o negócio não possui comunicação transparente. Essa é uma prática que tem como principal fundamento a passagem de informação eficaz entre absolutamente todos os funcionários.
Esse fluxo livre de informações não deve ser transmitido somente entre as equipes fechadas – todos devem estar inteirados sobre os objetivos da empresa para, então, conseguirem trabalhar juntos.
Estratégia de metas
A definição de metas é uma das melhores formas de se estabelecer para onde a empresa quer ir e para ser possível avaliar com mais rapidez se a elaboração dos processos empresariais está sendo bem sucedida ou não.
Dessa forma, para elevar ainda mais o trabalho em equipe, é interessante definir metas e objetivos. Uma boa maneira de motivar os funcionários é oferecendo recompensas pelas metas batidas.
Trabalho em equipe, derrubando as paredes dos setores
É comum que empresas tenham diferentes setores de funcionamento. Também é comum que esses setores quase não se falem, e acabem trabalhando de forma independente na maioria das vezes.
Essa é uma péssima característica para as empresas que querem colocar a cultura colaborativa em prática. Assim, é preciso fazer com que esses setores trabalhem juntos, alinhando funções e colaboradores em torno de um único fim.
A cultura colaborativa é tão grande em empresas de países estrangeiros que absolutamente todas as funções são divididas entre equipes, ou seja, essa é uma prática importante para negócios que querem se internacionalizar. Para potencializar o processo de internacionalização de sua empresa, conheça os cursos do Lingopass, e indique seu negócio clicando aqui.
Cultura colaborativa nas empresas: X ações para implementar na sua equipe
O que é cultura colaborativa? Tudo que você precisa saber
Por muito tempo, o trabalho pautado em conhecimentos individuais foi o vigente dentro das mais diversas organizações. A falta da cultura colaborativa, devido à rivalidade constante entre colegas que desejavam o cargo de chefia, impediu muitas empresas de se desenvolverem.
Atualmente, já está consolidada a ideia de que todos os colaboradores, assim como o líder, possuem defeitos e qualidades, e sabendo usar essas características no lugar certo, é possível alinhar processos organizacionais com os objetos e metas da empresa.
O que é cultura colaborativa?
A resposta sobre o que é cultura colaborativa está intimamente ligada ao significado das palavras. A cultura seria uma forma de comportamento que ocorre de maneira natural, predominante. O fator colaborativo, por sua vez, significa que todos os envolvidos contribuem para um determinado fim.
A cultura colaborativa nas empresas é, portanto, uma prática empresarial que tem como principal função a valorização da equipe, do compartilhamento de experiências, conhecimentos, atividades e sabedorias, além de proporcionar uma boa relação com o líder.
Benefícios da Cultura Colaborativa
A cultura colaborativa pode influenciar em vários aspectos da empresa de maneira positiva. Veja abaixo quais são as maiores vantagens dessa prática:
Aumento da produtividade
A cultura colaborativa distribui as funções de acordo com as características organizacionais de cada funcionário. Dessa maneira, as funções executadas por esses colaboradores serão feitas mais rapidamente e terão mais qualidade, uma vez que os pontos fortes deles foram explorados.
Melhor ambiente organizacional
Um bom ambiente organizacional é o segredo para a prospecção e para a retenção de talentos em diferentes setores empresariais, e a cultura colaborativa contribui para esse bom ambiente.
Autonomia dos colaboradores
A cultura colaborativa é construída pela ideia da liderança horizontal em que, apesar de haver a figura do líder, os colaboradores possuem maior autonomia para tomar decisões e tocar projetos.
Como Implementar a Cultura Colaborativa
Para implementar a cultura colaborativa é preciso, primeiro, ter elaborado um design organizacional para que os projetos empresariais já estejam planejados e as funções de cada categoria de colaborador definidas.
Com esse design organizacional pronto, é feito um perfil dos colaboradores para entender o comportamento organizacional deles e, a partir daí, usar métodos em que esses profissionais possam compartilhar informações para atender às necessidades empresariais.
Desafios da Cultura Colaborativa
Sabendo dos benefícios e também de que forma a cultura colaborativa pode ser empregada em um negócio, é importante conhecer também os desafios que esse tipo de prática traz. Confira:
Resolução de conflitos
Se tem uma coisa que trabalho em equipe gera, é conflito. Geralmente, projetos com muitas pessoas acabam sendo bombardeados de ideias e de discordâncias que quem ainda está sendo integrado na cultura colaborativa pode não conseguir resolver.
A verdade é que os conflitos são normais e acabam acontecendo mesmo sem a cultura colaborativa. Apesar da horizontalização dos cargos, a figura do líder deve saber lidar com essa situação.
Comunicação
Por incrível que pareça, a comunicação é uma das maiores falhas das empresas atuais. São muitos detalhes que passam despercebidos mas que acabam fazendo uma enorme diferença no final dos projetos.
Dentro de uma corporação, a comunicação precisa ser estratégica, principalmente quando se trata de equipes que estão trabalhando juntas. Na cultura colaborativa, por sua vez, a comunicação é um dos pontos principais.
Alinhar objetivos da empresa com comportamento organizacional
Como visto anteriormente, é preciso fazer a análise do comportamento organizacional dos colaboradores antes de iniciar as ações de cultura colaborativa e implantar essa estratégia.
Isso serve para conseguir alinhar esse comportamento com os objetivos da empresa para, então, incentivar o trabalho em equipe e o compartilhamento de informações a fim de atingir os objetivos empresariais.
Autonomia dos colaboradores
A cultura colaborativa gera algo extremamente importante para as empresas atuais: a autonomia dos colaboradores. Isso quer dizer que o sistema de equipe deixa de ser vertical (com cargo de chefia) e passa a ser horizontal, apenas com a figura do líder.
Isso é algo extremamente importante para que as tomadas de decisões sejam feitas de maneira mais rápida e assertiva, gerando também mais produtividade.
5 ações de Cultura Colaborativa para implementar na sua equipe
Entre treinamentos, distribuição eficiente de funções, estratégia de metas e trabalho em equipe, são vários os exemplos de maneiras de estimular a cultura colaborativa em uma organização. Veja mais sobre cada uma dessas ações abaixo:
Treinamentos
Os treinamentos servem, dentro de uma empresa, para que os trabalhadores entendam quais são as direções que eles devem tomar, ou seja, qual a melhor forma de executar suas funções.
Fazer treinamentos que mostrem a esses colaboradores que eles precisam da ajuda ou da troca de conhecimento com seus colegas é uma ótima forma de desenvolver a cultura colaborativa.
Distribuição eficiente de funções
A cultura colaborativa é completamente construída na base do conhecimento de que todos os colaboradores possuem pontos fortes e pontos fracos e, por isso, se complementam. Entretanto há uma questão: o trabalho deve ser delegado corretamente entre os funcionários.
Está exatamente aí a importância da análise do comportamento organizacional de todos os funcionários, para que seja possível definir o perfil de cada um deles e, a partir daí, conseguir delegar as funções ideais para cada um deles.
Comunicação transparente
Não tem como haver cultura colaborativa dentro de uma empresa se o negócio não possui comunicação transparente. Essa é uma prática que tem como principal fundamento a passagem de informação eficaz entre absolutamente todos os funcionários.
Esse fluxo livre de informações não deve ser transmitido somente entre as equipes fechadas – todos devem estar inteirados sobre os objetivos da empresa para, então, conseguirem trabalhar juntos.
Estratégia de metas
A definição de metas é uma das melhores formas de se estabelecer para onde a empresa quer ir e para ser possível avaliar com mais rapidez se a elaboração dos processos empresariais está sendo bem sucedida ou não.
Dessa forma, para elevar ainda mais o trabalho em equipe, é interessante definir metas e objetivos. Uma boa maneira de motivar os funcionários é oferecendo recompensas pelas metas batidas.
Trabalho em equipe, derrubando as paredes dos setores
É comum que empresas tenham diferentes setores de funcionamento. Também é comum que esses setores quase não se falem, e acabem trabalhando de forma independente na maioria das vezes.
Essa é uma péssima característica para as empresas que querem colocar a cultura colaborativa em prática. Assim, é preciso fazer com que esses setores trabalhem juntos, alinhando funções e colaboradores em torno de um único fim.
A cultura colaborativa é tão grande em empresas de países estrangeiros que absolutamente todas as funções são divididas entre equipes, ou seja, essa é uma prática importante para negócios que querem se internacionalizar. Para potencializar o processo de internacionalização de sua empresa, conheça os cursos do Lingopass, e indique seu negócio clicando aqui.