Como uma empresa pode se internacionalizar? Conheça 6 estratégias práticas!
O processo de internacionalização de uma empresa costuma chegar para todos os negócios que procuram expandir e crescer seus lucros. Existem, nesses sentidos, algumas estratégias para isso, que se adequem às necessidades empresariais de cada negócio.
O que é a internacionalização de uma empresa?
A internacionalização é um processo que ocorre quando um negócio percebe que se estabilizou no setor nacional e, por isso, quer expandir o negócio. Assim, ele escolhe um país ou uma região (a América Latina, por exemplo) para desenvolver uma das estratégias de internacionalização de empresas e aumentar o seu setor de influência.
Por que uma empresa deve se internacionalizar?
Internacionalizar é uma oportunidade de mercado muito boa, havendo mais gente integrante do público-alvo e, consequentemente, o lucro se torna muito maior. Além disso, o risco também se diversifica, assim como a economia de escala. No mais, questões de sazonalidade e de concorrência também são resolvidas.
Quando uma empresa deve se internacionalizar?
O momento ideal da internacionalização de empresas só vai depender delas. A hora certa geralmente ocorre quando estão estáveis (sem aumentar o número de lucros progressivamente) e já exploraram todos os setores nacionais. Assim, os negócios conseguem se alastrar, crescer, atuando em um outro país.
Confira 6 estratégias de internacionalização para aplicar à sua empresa
Nesse sentido, existem várias maneiras de fazer o processo de internacionalização de uma empresa. O negócio pode ter uma forte presença internacional, assumindo diferentes caminhos que, mesmo distintos, podem oferecer uma possibilidade gigante de ganho para essa empresa.
Conhecer cada um desses caminhos é o primeiro passo para descobrir a melhor maneira de internacionalizar uma empresa. Existem algumas alternativas que são mais difíceis, complicadas de serem elaboradas e que, por isso, as empresas pequenas podem não conseguir se sustentar nesse modelo, enquanto outras são mais fáceis e, por isso, podem ser uma via mais segura.
Assim, antes de decidir qual das estratégias de internacionalização de empresas assumir, o negócio precisa fazer um projeto de avaliação. Uma boa sugestão é a de fazer a análise SWAT, em que os pontos positivos, negativos, as oportunidades e as possíveis crises da empresa são compreendidos para que possam ser resolvidos.
Essa interpretação é muito importante na hora de escolher a melhor estratégia de internacionalização, pois, a partir dela, é possível compreender as vantagens que a estratégia pode oferecer.
Exportação
Um dos caminhos mais conhecidos de internacionalização de uma empresa é por meio da exportação. Essa é uma estratégia usada bastante dentro do agronegócio, sendo o Brasil um dos países que mais exportam produtos da agropecuária, principalmente porque o território brasileiro é bem propício para o desenvolvimento de diversas plantas.
Mesmo com o foco da agropecuária no quesito exportação, qualquer empresa que venda produtos pode optar por esse caminho de internacionalização. A exportação pode ser feita de forma particular, estando apenas o negócio responsável por essa prática, ou em comum acordo, quando outras empresas estrangeiras elaboram um contrato para haver algum tipo de vínculo empresarial entre os dois.
Filial
Atualmente, no Brasil, uma boa parte das empresas mais famosas correspondem a uma filial de algum negócio estrangeiro. O McDonald’s, por exemplo, é uma das empresas alimentícias que mais rendem no Brasil e que, na verdade, é estadunidense. Abrir uma filial em outro país pode ser, nesse sentido, um ótimo caminho de internacionalização.
É importante ressaltar, entretanto, que a abertura de uma filial pode ser um pouco mais complicada. É crucial que a empresa aberta tenha a mesma qualidade que a sede, ofereça os mesmos serviços e modo de produção, nunca se desvinculando da ideia original, aquela que fez com que a empresa sede fosse um sucesso, em primeiro lugar.
Como uma empresa pode se internacionalizar? Conheça 6 estratégias práticas!
O processo de internacionalização de uma empresa costuma chegar para todos os negócios que procuram expandir e crescer seus lucros. Existem, nesses sentidos, algumas estratégias para isso, que se adequem às necessidades empresariais de cada negócio.
O que é a internacionalização de uma empresa?
A internacionalização é um processo que ocorre quando um negócio percebe que se estabilizou no setor nacional e, por isso, quer expandir o negócio. Assim, ele escolhe um país ou uma região (a América Latina, por exemplo) para desenvolver uma das estratégias de internacionalização de empresas e aumentar o seu setor de influência.
Por que uma empresa deve se internacionalizar?
Internacionalizar é uma oportunidade de mercado muito boa, havendo mais gente integrante do público-alvo e, consequentemente, o lucro se torna muito maior. Além disso, o risco também se diversifica, assim como a economia de escala. No mais, questões de sazonalidade e de concorrência também são resolvidas.
Quando uma empresa deve se internacionalizar?
O momento ideal da internacionalização de empresas só vai depender delas. A hora certa geralmente ocorre quando estão estáveis (sem aumentar o número de lucros progressivamente) e já exploraram todos os setores nacionais. Assim, os negócios conseguem se alastrar, crescer, atuando em um outro país.
Confira 6 estratégias de internacionalização para aplicar à sua empresa
Nesse sentido, existem várias maneiras de fazer o processo de internacionalização de uma empresa. O negócio pode ter uma forte presença internacional, assumindo diferentes caminhos que, mesmo distintos, podem oferecer uma possibilidade gigante de ganho para essa empresa.
Conhecer cada um desses caminhos é o primeiro passo para descobrir a melhor maneira de internacionalizar uma empresa. Existem algumas alternativas que são mais difíceis, complicadas de serem elaboradas e que, por isso, as empresas pequenas podem não conseguir se sustentar nesse modelo, enquanto outras são mais fáceis e, por isso, podem ser uma via mais segura.
Assim, antes de decidir qual das estratégias de internacionalização de empresas assumir, o negócio precisa fazer um projeto de avaliação. Uma boa sugestão é a de fazer a análise SWAT, em que os pontos positivos, negativos, as oportunidades e as possíveis crises da empresa são compreendidos para que possam ser resolvidos.
Essa interpretação é muito importante na hora de escolher a melhor estratégia de internacionalização, pois, a partir dela, é possível compreender as vantagens que a estratégia pode oferecer.
Exportação
Um dos caminhos mais conhecidos de internacionalização de uma empresa é por meio da exportação. Essa é uma estratégia usada bastante dentro do agronegócio, sendo o Brasil um dos países que mais exportam produtos da agropecuária, principalmente porque o território brasileiro é bem propício para o desenvolvimento de diversas plantas.
Mesmo com o foco da agropecuária no quesito exportação, qualquer empresa que venda produtos pode optar por esse caminho de internacionalização. A exportação pode ser feita de forma particular, estando apenas o negócio responsável por essa prática, ou em comum acordo, quando outras empresas estrangeiras elaboram um contrato para haver algum tipo de vínculo empresarial entre os dois.
Filial
Atualmente, no Brasil, uma boa parte das empresas mais famosas correspondem a uma filial de algum negócio estrangeiro. O McDonald’s, por exemplo, é uma das empresas alimentícias que mais rendem no Brasil e que, na verdade, é estadunidense. Abrir uma filial em outro país pode ser, nesse sentido, um ótimo caminho de internacionalização.
É importante ressaltar, entretanto, que a abertura de uma filial pode ser um pouco mais complicada. É crucial que a empresa aberta tenha a mesma qualidade que a sede, ofereça os mesmos serviços e modo de produção, nunca se desvinculando da ideia original, aquela que fez com que a empresa sede fosse um sucesso, em primeiro lugar.
Joint Venture
Mais uma forma de internacionalização de empresas é por meio do Joint Venture, uma espécie de aliança entre duas empresas (a nacional, que quer internacionalizar, e a internacional, localizado no país escolhido para esse processo). A parceria dessa estratégia não costuma ser duradoura, tendo um tempo pré-estabelecido antes mesmo de assinar o contrato.
As principais vantagens de fazer um Joint Venture giram em torno do fato de que a empresa parceira já está localizada no país estrangeiro e, portanto, conhece bem o mercado (o que ajuda na construção do sucesso internacional). Além disso, os riscos do negócio são compartilhados, o que faz com que o prejuízo não seja tão alto caso haja uma situação de crise empresarial.
Empresa estrangeira
Existem duas formas de abrir uma empresa tipicamente estrangeira: construir uma do zero ou comprar alguma já exigente que está em processo de construção. A diferença de abrir uma empresa estrangeira com abrir uma filial está no fato da segunda opção ter que seguir as diretrizes exatas da empresa sede, enquanto a primeira não tem essa obrigação, podendo ter sua própria forma de funcionamento.
Um empresário pode optar por abrir uma empresa internacional sem nem mesmo ter uma empresa nacional, pois uma é independente da outra. Entretanto, dentro de um raciocínio de internacionalização, a empresa nacional e a internacional devem funcionar em conjunto, como parceiros, construindo os processos juntos.
Licenciamento
Mais uma estratégia de internacionalização de empresas é por meio do licenciamento. Esse método funciona da seguinte maneira: um negócio entra em contato com outro localizado no país de foco para que ele se torne um parceiro e passe a oferecer os produtos e ou os serviços da empresa que quer internacionalizar.
O licenciamento é diferente do Joint Venture no fato de as empresas do acordo não funcionarem em conjunto, necessariamente. Apesar da empresa estrangeira oferecer os produtos e serviços, os negócios não trabalham em conjunto e, assim, são independentes entre si. Dessa maneira, os riscos não são divididos, entretanto, os lucros também não.
Presença digital
A cada dia que passa, o mundo digital oferece para as empresas mais e mais possibilidades de crescimento. Hoje em dia, já é possível que uma empresa faça um processo de internacionalização por meio da presença digital. Essa é a estratégia mais fácil de todas, basta ter internet e construir uma rede internacional online.
Essa é uma estratégia que funciona bastante dentro do raciocínio do marketing digital, em que os produtos se tornam infoprodutos, não sendo mais fixos, e sim digitais. Ainda assim, é possível internacionalizar pela presença digital com produtos físicos também, em um processo parecido com a exportação.
Seja qual for a estratégia de internacionalização que a empresa escolher, ela precisa estar alinhada à língua do país que irá expandir. No Lingopass, além de criar uma rede de networking com empresas de diversas origens, é possível aprender diversos idiomas.