Skills
Making presentations
Writing business emails
Effective listening and questioning
Negotiation skills
Introducing yourself and building rapport
Conducting meetings
Handling conflict
Cross-cultural communication
Giving and receiving feedback
Departamentos
Dados
Estratégia
Research & Development
Risco
Controladoria
Auditoria
Produto
Procurement
Administração
Vendas
Financeiro
Qualidade
Projetos
Planejamento
Engenharia
Demanda
Marketing
Tecnologia
Customer Success
Recursos Humanos
Setores
Papel e celulose
Gestão de resíduos
Seguros
Químico
Saúde
Mineração
Varejo
Energia
Logística
Hotelaria
Farmacêutico
Finanças
Aviação
Alimentos
Automotivo
Agronegócio
Tecnologia
por
Lingopass
7.2.2022

Como estimular a inovação e criatividade? Saiba mais sobre a importância e métodos de implantação

Ao realizar um exercício mental para buscar as similaridades entre empresas como Uber, Amazon ou Google, provavelmente a resposta estaria relacionada com inovação e criatividade. Isso porque, estas empresas se consolidaram perante ao mercado justamente por serem, de alguma maneira, diferentes.

No entanto, é importante descartar a ideia de que criatividade e inovação devem ser tão impactantes quanto as apresentadas pelas referências anteriores. A verdade é que mesmo uma pequena empresa pode alcançar estas competências, desde que coloque para si o princípio de manter uma cultura de incentivo e valorização da inovação. 

Dessa forma, mesmo que seu produto ou serviço a princípio não seja totalmente diferente de seus concorrentes, certamente em seus processos internos, a empresa trará soluções que sejam.

É preciso considerar então que, diante da complexidade do mercado atual e da sua crescente digitalização, encontrar formas de pensar e de propor soluções criativas e inovadoras é fundamental. Portanto, esta busca caracteriza-se como principal desafio das empresas que se preocupam em destacar-se perante a concorrência. 

A busca por inovação também é uma forte tendência no cenário pós-pandemia. Um estudo conduzido e divulgado pela Confederação Nacional da Indústria,  envolvendo mais de 400 empresas, afirma que para a maioria delas, inovações serão fundamentais para superar os prejuízos desse período.

Nesse sentido, poder contar com profissionais que pensam de forma criativa é, sem dúvidas, a forma mais simples de alcançar a meta. Para isso, tanto o RH quanto os gestores da empresa precisam entender mais sobre técnicas e ferramentas de incentivo à criatividade e inovação.  

Criatividade e inovação, qual a diferença?

A criatividade está frequentemente relacionada a uma ideia ou uma nova forma de perceber ou pensar algo. Ela existe como uma habilidade que libera o potencial do cérebro em conceber ideias e formar pensamentos que costumam fugir dos padrões. 

Por sua vez, a inovação está mais relacionada à ação e ao resultado. Esta é a materialização das ideias criativas, por meio da criação ou oferta de uma nova ação, função, habilidade ou melhoria de um sistema já existente. Assim, promove melhorias significativas para o que já existe, ou simplesmente desenvolve algo totalmente novo.

Ao tratar-se de uma empresa, uma ideia criativa deve ser mais do que algo original. Em outras palavras, qualquer projeto deve ser algo viável e útil, afinal, se não for assim, a inovação propriamente dita não será possível.

Barreiras individuais à criatividade

Propor ideias criativas nem sempre é um processo fácil ou linear, principalmente se a pessoa nunca foi incentivada a pensar “fora da caixinha” ao longo da sua vida. Essa mudança de mindset leva tempo, demanda motivação e incentivo por parte da empresa e do seu líder direto.

Além disso, ainda é possível listar outras dificuldades que colaboradores podem encontrar ao tentar desenvolver sua criatividade, são elas:

Acúmulo de conhecimentos: uma pessoa que sabe muito sobre determinado assunto e que se sente segura com relação ao que ela sempre produziu, tende a achar que conhece os resultados de todas as ações. É mais difícil, portanto, abrir-se a algo novo, lúdico e criativo, posto que ela está acostumada a racionalizar de sempre do mesmo modo.

Ideias preconcebidas: se a pessoa já tem uma ideia formada sobre algo, é mais difícil que ela consiga pensar diferente.

Escassez de tempo: essa pode ser uma grande barreira da criatividade. Afinal, dificilmente os profissionais possuem tempo disponível para dedicar-se unicamente para pensar sobre algo de forma criativa. 

Excesso de pensamento vertical: é o tipo de pensamento com excesso de lógica ou ainda que tenha tendência em aceitar tudo o que venha dos seus superiores sem refletir mais sobre essas decisões.

Barreiras de grupos e organizacionais à criatividade

Os desafios à criatividade não se limitam às barreiras individuais: há obstáculos de ordem coletiva e também aqueles relacionados à organização.

Conflitos: entre departamentos ou entre colaboradores, um conflito não resolvido ou uma competição excessiva ao longo do tempo pode ser uma grande barreira para uma dinâmica de trabalho de incentivo à criatividade e à colaboração.

Desconhecimento: se a pessoa não conhece bem o lugar, as atividades ou a função que os demais funcionários exercem dentro do seu local de trabalho será mais difícil ter o embasamento necessário para pensar a seu respeito de maneira criativa.

Cultura empresarial rígida: se a estrutura organizacional é rígida demais, ou se na empresa predomina um estilo de liderança autocrática, pode ser que tudo isso constitua uma barreira na hora dos colaboradores tentarem sugerir ideias novas. 

Condução deficiente: se os líderes não sabem incentivar o pensamento criativo entre os seus colaboradores, será difícil para eles conduzirem, assim, toda uma equipe pelo caminho onde a criatividade predomine e gere resultados.

Política de desenvolvimento: se a empresa não tem uma política de promoção e desenvolvimento adequada de seus colaboradores, fica difícil incentivar e motivar a equipe a se dedicar e buscar por ideias criativas.

Como realizar o planejamento de uma atividade coletiva

Como forma de contornar possíveis barreiras individuais e coletivas, as lideranças e gestores podem organizar dinâmicas em grupo que colaborem com o desenvolvimento de habilidades necessárias para a criatividade.

Para isso, é necessário um planejamento prévio levando em consideração aspectos como:

  • Qual técnica será utilizada e qual a proposta a ser apresentada.
  • Se há um problema, qual é ele? 
  • Existe a necessidade de se criar algo, o que seria? 

O condutor da dinâmica precisa definir todo material com antecedência, estando com o conteúdo pronto para ser aplicado no contexto da atividade. Além disso, também é preciso identificar quem serão os participantes, e qual o principal objetivo a ser atingido pela dinâmica. Importante também trabalhar a diversidade dos integrantes, afinal, se durante a atividade houver unanimidade sobre tudo, e o debate não se abrirá a novas ideias.

Duas importantes etapas para o sucesso de uma dinâmica como esta são as etapas iniciais e finais, mais conhecidas como quebra-gelo e pós dinâmica: 

Quebra do gelo: essa etapa é importante para descontrair a equipe, criando um clima ameno para que as dinâmicas tenham sucesso. Fazer brincadeiras, propor conversas mais descontraídas, são estratégias que contribuem para esse objetivo. A ideia é que, desde o início, os participantes se sintam à vontade e livres para se manifestar e propor ideias, sem receios ou medos de se expor. 

Pós-dinâmica: tão importante quanto o início é o fim da dinâmica. Uma vez finalizada, é hora de pensar sobre os resultados alcançados pelo grupo: quais conclusões a empresa ou líderes chegaram após analisarem seus resultados? O que foi implantado efetivamente? Enfim, é preciso que a empresa ou o líder dê feedbacks aos participantes sobre os desdobramentos da dinâmica e seus resultados. Dessa forma, todos entendem o impacto de sua participação e começam a dar mais importância para os processos de incentivo à criatividade e inovação.

A criatividade e inovação são bem-vindas, por isso, é importante a participação de pessoas com perfis e conhecimentos muito diferentes. As ideias que serão aproveitadas não saem prontas da sessão ou dinâmica. Essas, deverão ser posteriormente combinadas, aperfeiçoadas e validadas.


Como estimular a inovação e criatividade? Saiba mais sobre a importância e métodos de implantação

por
Lingopass
7.2.2022
Tempo de leitura:

Ao realizar um exercício mental para buscar as similaridades entre empresas como Uber, Amazon ou Google, provavelmente a resposta estaria relacionada com inovação e criatividade. Isso porque, estas empresas se consolidaram perante ao mercado justamente por serem, de alguma maneira, diferentes.

No entanto, é importante descartar a ideia de que criatividade e inovação devem ser tão impactantes quanto as apresentadas pelas referências anteriores. A verdade é que mesmo uma pequena empresa pode alcançar estas competências, desde que coloque para si o princípio de manter uma cultura de incentivo e valorização da inovação. 

Dessa forma, mesmo que seu produto ou serviço a princípio não seja totalmente diferente de seus concorrentes, certamente em seus processos internos, a empresa trará soluções que sejam.

É preciso considerar então que, diante da complexidade do mercado atual e da sua crescente digitalização, encontrar formas de pensar e de propor soluções criativas e inovadoras é fundamental. Portanto, esta busca caracteriza-se como principal desafio das empresas que se preocupam em destacar-se perante a concorrência. 

A busca por inovação também é uma forte tendência no cenário pós-pandemia. Um estudo conduzido e divulgado pela Confederação Nacional da Indústria,  envolvendo mais de 400 empresas, afirma que para a maioria delas, inovações serão fundamentais para superar os prejuízos desse período.

Nesse sentido, poder contar com profissionais que pensam de forma criativa é, sem dúvidas, a forma mais simples de alcançar a meta. Para isso, tanto o RH quanto os gestores da empresa precisam entender mais sobre técnicas e ferramentas de incentivo à criatividade e inovação.  

Criatividade e inovação, qual a diferença?

A criatividade está frequentemente relacionada a uma ideia ou uma nova forma de perceber ou pensar algo. Ela existe como uma habilidade que libera o potencial do cérebro em conceber ideias e formar pensamentos que costumam fugir dos padrões. 

Por sua vez, a inovação está mais relacionada à ação e ao resultado. Esta é a materialização das ideias criativas, por meio da criação ou oferta de uma nova ação, função, habilidade ou melhoria de um sistema já existente. Assim, promove melhorias significativas para o que já existe, ou simplesmente desenvolve algo totalmente novo.

Ao tratar-se de uma empresa, uma ideia criativa deve ser mais do que algo original. Em outras palavras, qualquer projeto deve ser algo viável e útil, afinal, se não for assim, a inovação propriamente dita não será possível.

Barreiras individuais à criatividade

Propor ideias criativas nem sempre é um processo fácil ou linear, principalmente se a pessoa nunca foi incentivada a pensar “fora da caixinha” ao longo da sua vida. Essa mudança de mindset leva tempo, demanda motivação e incentivo por parte da empresa e do seu líder direto.

Além disso, ainda é possível listar outras dificuldades que colaboradores podem encontrar ao tentar desenvolver sua criatividade, são elas:

Acúmulo de conhecimentos: uma pessoa que sabe muito sobre determinado assunto e que se sente segura com relação ao que ela sempre produziu, tende a achar que conhece os resultados de todas as ações. É mais difícil, portanto, abrir-se a algo novo, lúdico e criativo, posto que ela está acostumada a racionalizar de sempre do mesmo modo.

Ideias preconcebidas: se a pessoa já tem uma ideia formada sobre algo, é mais difícil que ela consiga pensar diferente.

Escassez de tempo: essa pode ser uma grande barreira da criatividade. Afinal, dificilmente os profissionais possuem tempo disponível para dedicar-se unicamente para pensar sobre algo de forma criativa. 

Excesso de pensamento vertical: é o tipo de pensamento com excesso de lógica ou ainda que tenha tendência em aceitar tudo o que venha dos seus superiores sem refletir mais sobre essas decisões.

Barreiras de grupos e organizacionais à criatividade

Os desafios à criatividade não se limitam às barreiras individuais: há obstáculos de ordem coletiva e também aqueles relacionados à organização.

Conflitos: entre departamentos ou entre colaboradores, um conflito não resolvido ou uma competição excessiva ao longo do tempo pode ser uma grande barreira para uma dinâmica de trabalho de incentivo à criatividade e à colaboração.

Desconhecimento: se a pessoa não conhece bem o lugar, as atividades ou a função que os demais funcionários exercem dentro do seu local de trabalho será mais difícil ter o embasamento necessário para pensar a seu respeito de maneira criativa.

Cultura empresarial rígida: se a estrutura organizacional é rígida demais, ou se na empresa predomina um estilo de liderança autocrática, pode ser que tudo isso constitua uma barreira na hora dos colaboradores tentarem sugerir ideias novas. 

Condução deficiente: se os líderes não sabem incentivar o pensamento criativo entre os seus colaboradores, será difícil para eles conduzirem, assim, toda uma equipe pelo caminho onde a criatividade predomine e gere resultados.

Política de desenvolvimento: se a empresa não tem uma política de promoção e desenvolvimento adequada de seus colaboradores, fica difícil incentivar e motivar a equipe a se dedicar e buscar por ideias criativas.

Como realizar o planejamento de uma atividade coletiva

Como forma de contornar possíveis barreiras individuais e coletivas, as lideranças e gestores podem organizar dinâmicas em grupo que colaborem com o desenvolvimento de habilidades necessárias para a criatividade.

Para isso, é necessário um planejamento prévio levando em consideração aspectos como:

  • Qual técnica será utilizada e qual a proposta a ser apresentada.
  • Se há um problema, qual é ele? 
  • Existe a necessidade de se criar algo, o que seria? 

O condutor da dinâmica precisa definir todo material com antecedência, estando com o conteúdo pronto para ser aplicado no contexto da atividade. Além disso, também é preciso identificar quem serão os participantes, e qual o principal objetivo a ser atingido pela dinâmica. Importante também trabalhar a diversidade dos integrantes, afinal, se durante a atividade houver unanimidade sobre tudo, e o debate não se abrirá a novas ideias.

Duas importantes etapas para o sucesso de uma dinâmica como esta são as etapas iniciais e finais, mais conhecidas como quebra-gelo e pós dinâmica: 

Quebra do gelo: essa etapa é importante para descontrair a equipe, criando um clima ameno para que as dinâmicas tenham sucesso. Fazer brincadeiras, propor conversas mais descontraídas, são estratégias que contribuem para esse objetivo. A ideia é que, desde o início, os participantes se sintam à vontade e livres para se manifestar e propor ideias, sem receios ou medos de se expor. 

Pós-dinâmica: tão importante quanto o início é o fim da dinâmica. Uma vez finalizada, é hora de pensar sobre os resultados alcançados pelo grupo: quais conclusões a empresa ou líderes chegaram após analisarem seus resultados? O que foi implantado efetivamente? Enfim, é preciso que a empresa ou o líder dê feedbacks aos participantes sobre os desdobramentos da dinâmica e seus resultados. Dessa forma, todos entendem o impacto de sua participação e começam a dar mais importância para os processos de incentivo à criatividade e inovação.

A criatividade e inovação são bem-vindas, por isso, é importante a participação de pessoas com perfis e conhecimentos muito diferentes. As ideias que serão aproveitadas não saem prontas da sessão ou dinâmica. Essas, deverão ser posteriormente combinadas, aperfeiçoadas e validadas.


Ver também:
28.10.24
Capital humano: Implementação e gestão de programas de idiomas nas empresas
30.10.24
Censo de proficiência do Lingopass: Como dados reais mostram a importância do inglês para times com alta performance nas empresas?
13.3.23
Inteligência Artificial e Machine Learning: qual a diferença e como se relacionam.
Faça Aulas gratuitas de conversação:
Sou Aluno
Seta apontando para a diagonal alta direita. Representando um link para outra página
lingonews
Receba novidades e conteúdos exclusivos em nossas newsletters.
Obrigado por se cadastrar!
Email inválido. Tente novamente ou use outro email.
Estamos na lista de Top 10 de Negócios em Expansão 2024, pela Exame.
Estamos na lista das 100 Latam EdTech mais promissoras de 2022 e 2023, pela HolonIQ
Estamos na lista de 100 Startups to Watch, pela Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Acelerado por grandes parceiros:
©Lingopass - todos os direitos reservados. Termo de Uso e Política de Privacidade