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Lingopass
30.12.2022

Como delegar tarefas de forma estratégica para melhor empenho da sua equipe: 7 dicas práticas.

Como delegar tarefas de forma eficaz? 7 passos para se desenvolver na delegação de tarefas

Organização e planejamento prévio são itens chaves dentro de uma empresa bem-sucedida. Para que isso possa ocorrer, cada um dos funcionários precisa ter uma função própria e bem delimitada. Dessa maneira, é crucial que os líderes de um negócio saibam como delegar tarefas de forma a desenvolver os talentos de seus liderados.

A importância de uma boa delegação de tarefas

Não é muito difícil encontrar pessoas reclamando que foram contratadas sem saber o que elas iriam fazer. Também é bem comum colaboradores que não exercem funções para que foram contratados e que acumulam tarefas, gerando sobrecarga. Essas realidades quebram completamente a produtividade de uma empresa, e as chances das tarefas acabam mal feitas são enormes.

É exatamente nesse ponto que entra a delegação de tarefas. Cada funcionário foi preparado e tem talento para áreas e funções específicas. Saber explorar os pontos positivos de cada funcionário só traz benefícios para o andamento de uma empresa.

Como delegar tarefas de forma eficaz?

Pela sua complexidade, o ato de delegar tarefas é atribuído ao líder, que é um colaborador com um conhecimento e talento um pouco mais avançado que o do restante. Por isso, o ponto mais importante de como delegar tarefas de forma eficaz é estudar muito e tomar decisões pautadas em estratégias.

Liderança

A liderança é de quem irá delegar as tarefas. Nesse momento, é bom lembrar que o líder não deve se colocar em uma posição superior aos seus liderados, mas sim, de guia para o melhor caminho ao sucesso.

7 passos para desenvolver uma boa delegação de tarefas

Delegar tarefas é uma forma bem complexa. Felizmente existem algumas dicas que tornam esse ato mais fácil. Ainda assim, é preciso muito estudo e trabalho para que essa delegação seja feita de forma realmente eficaz.

  1. Conhecer os membros da equipe

Como o processo de delegar tarefas está intimamente ligado com exercitar os talentos de cada um dos membros da equipe, é crucial que o líder conheça todos eles e entenda quais são os seus pontos fortes e quais são os pontos fracos, para então, distribuir as melhores tarefas.

Distribuir as tarefas de forma eficiente não quer dizer dar para os membros da equipe exatamente aquilo que eles sabem fazer de melhor, mas também, exercitar tarefas que façam com que os conhecimentos deles se expandam e, com isso, eles cresçam profissionalmente.

  1. Conhecer os processos

Ainda pensando na distribuição correta e estratégica de tarefas para os membros da equipe, é preciso que o líder da equipe saiba quais são os processos e, se precisasse, ele poderia fazer todos eles. Entender como os processos funcionam junto com o conhecimento sobre o perfil dos membros da equipe ajuda o líder a direcionar melhor as tarefas.

Além disso, é crucial que o líder seja um participante ativo de todos esses processos, não somente acompanhando o andamento dessas tarefas, como também dando uma assistência quando necessário.

  1. Foco na comunicação

Mesmo que haja diferentes tarefas dentro de um projeto, para que o resultado seja realmente o esperado é preciso que todas as partes mantenham uma boa comunicação entre si. Essa comunicação, ao contrário do que muitos pensam, não é algo natural e precisa ser trabalhada.

Dessa forma, é crucial que todos os processos dentro de um projeto se comuniquem entre si. Para isso, é preciso que o líder indique um responsável especificamente para essa parte, e deixe bem claro para todos os colaboradores suas tarefas, funções e a melhor forma de realizá-las.

  1. Planejar as crises

Um projeto tem muitos riscos, principalmente quando ainda está em fase de teste dentro de uma empresa, ou é a primeira vez que está sendo colocado em vigência. Existem alguns cálculos e análises de métricas que conseguem prever as possíveis crises.

O líder, na hora de delegar tarefas, precisa ter em mente absolutamente todos os itens que podem dar errado para saber o que fazer e quem da equipe será o responsável por essa gestão de crise. Esse também é um momento que exige uma boa comunicação, tanto para tratar a crise com os funcionários quanto com os clientes e os públicos.

  1. Pensar em prazos e metas

O ato de delegar tarefas está intimamente ligado com a estipulação de métricas e prazos. Se o tempo é curto e o número de colaboradores disponíveis é reduzido, vai ser necessário que mais gente trabalhe por um mesmo fim, mas, ao mesmo tempo, a sobrecarga não é algo bom para a produtividade.

Nesse sentido, o interessante é que se faça um balanceamento de tarefas fáceis e difíceis para que os colaboradores não fiquem sobrecarregados. Além disso, para prazos mais longos, pode ser interessante inserir processos que vão além e agregam qualidade ao projeto final.

  1. Estar em todos os passos da tarefa

Mais do que conhecer todos os passos dos processos, o líder precisa estar envolvido em cada um deles. Isso se aplica em delegar tarefas, pois dentro de cada um dos processos haverá uma hierarquia própria, que foge um pouco das rédeas do líder, e a figura do responsável pelo processo, que passará todas as informações para o líder, é de extrema importância.

Mas ainda é válido ressaltar que mesmo que a escolha do responsável pelo processo seja de extrema relevância, todos os outros membros que ocupam os restantes cargos também precisam ser pensados com estratégia.

  1. Confiar na equipe

A confiança é a base para que os talentos consigam desenvolver suas habilidades e, consequentemente, ter resultados excelentes. Dessa forma, para delegar bem às funções, o líder precisa confiar na equipe e dar autonomia para que os colaboradores tenham liberdade para executarem suas tarefas da forma que acharem melhor.

Para exercitar essa confiança, os feedbacks são essenciais. Esse é o momento em que o líder e sua equipe conversam sobre os pontos positivos e negativos dos processos e adequar a forma de realização das tarefas para que o resultado do projeto seja o melhor possível, dessa forma, entrando em acordo de como delegar tarefas específicas.

Saber como delegar tarefas é essencial para iniciar o processo de internacionalização de uma empresa, principalmente porque esse é um projeto que requer muita atenção e trabalho em equipe. 

Saiba mais sobre como delegar tarefas com o Lingopass.

Como delegar tarefas de forma estratégica para melhor empenho da sua equipe: 7 dicas práticas.

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Lingopass
30.12.2022
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Como delegar tarefas de forma eficaz? 7 passos para se desenvolver na delegação de tarefas

Organização e planejamento prévio são itens chaves dentro de uma empresa bem-sucedida. Para que isso possa ocorrer, cada um dos funcionários precisa ter uma função própria e bem delimitada. Dessa maneira, é crucial que os líderes de um negócio saibam como delegar tarefas de forma a desenvolver os talentos de seus liderados.

A importância de uma boa delegação de tarefas

Não é muito difícil encontrar pessoas reclamando que foram contratadas sem saber o que elas iriam fazer. Também é bem comum colaboradores que não exercem funções para que foram contratados e que acumulam tarefas, gerando sobrecarga. Essas realidades quebram completamente a produtividade de uma empresa, e as chances das tarefas acabam mal feitas são enormes.

É exatamente nesse ponto que entra a delegação de tarefas. Cada funcionário foi preparado e tem talento para áreas e funções específicas. Saber explorar os pontos positivos de cada funcionário só traz benefícios para o andamento de uma empresa.

Como delegar tarefas de forma eficaz?

Pela sua complexidade, o ato de delegar tarefas é atribuído ao líder, que é um colaborador com um conhecimento e talento um pouco mais avançado que o do restante. Por isso, o ponto mais importante de como delegar tarefas de forma eficaz é estudar muito e tomar decisões pautadas em estratégias.

Liderança

A liderança é de quem irá delegar as tarefas. Nesse momento, é bom lembrar que o líder não deve se colocar em uma posição superior aos seus liderados, mas sim, de guia para o melhor caminho ao sucesso.

7 passos para desenvolver uma boa delegação de tarefas

Delegar tarefas é uma forma bem complexa. Felizmente existem algumas dicas que tornam esse ato mais fácil. Ainda assim, é preciso muito estudo e trabalho para que essa delegação seja feita de forma realmente eficaz.

  1. Conhecer os membros da equipe

Como o processo de delegar tarefas está intimamente ligado com exercitar os talentos de cada um dos membros da equipe, é crucial que o líder conheça todos eles e entenda quais são os seus pontos fortes e quais são os pontos fracos, para então, distribuir as melhores tarefas.

Distribuir as tarefas de forma eficiente não quer dizer dar para os membros da equipe exatamente aquilo que eles sabem fazer de melhor, mas também, exercitar tarefas que façam com que os conhecimentos deles se expandam e, com isso, eles cresçam profissionalmente.

  1. Conhecer os processos

Ainda pensando na distribuição correta e estratégica de tarefas para os membros da equipe, é preciso que o líder da equipe saiba quais são os processos e, se precisasse, ele poderia fazer todos eles. Entender como os processos funcionam junto com o conhecimento sobre o perfil dos membros da equipe ajuda o líder a direcionar melhor as tarefas.

Além disso, é crucial que o líder seja um participante ativo de todos esses processos, não somente acompanhando o andamento dessas tarefas, como também dando uma assistência quando necessário.

  1. Foco na comunicação

Mesmo que haja diferentes tarefas dentro de um projeto, para que o resultado seja realmente o esperado é preciso que todas as partes mantenham uma boa comunicação entre si. Essa comunicação, ao contrário do que muitos pensam, não é algo natural e precisa ser trabalhada.

Dessa forma, é crucial que todos os processos dentro de um projeto se comuniquem entre si. Para isso, é preciso que o líder indique um responsável especificamente para essa parte, e deixe bem claro para todos os colaboradores suas tarefas, funções e a melhor forma de realizá-las.

  1. Planejar as crises

Um projeto tem muitos riscos, principalmente quando ainda está em fase de teste dentro de uma empresa, ou é a primeira vez que está sendo colocado em vigência. Existem alguns cálculos e análises de métricas que conseguem prever as possíveis crises.

O líder, na hora de delegar tarefas, precisa ter em mente absolutamente todos os itens que podem dar errado para saber o que fazer e quem da equipe será o responsável por essa gestão de crise. Esse também é um momento que exige uma boa comunicação, tanto para tratar a crise com os funcionários quanto com os clientes e os públicos.

  1. Pensar em prazos e metas

O ato de delegar tarefas está intimamente ligado com a estipulação de métricas e prazos. Se o tempo é curto e o número de colaboradores disponíveis é reduzido, vai ser necessário que mais gente trabalhe por um mesmo fim, mas, ao mesmo tempo, a sobrecarga não é algo bom para a produtividade.

Nesse sentido, o interessante é que se faça um balanceamento de tarefas fáceis e difíceis para que os colaboradores não fiquem sobrecarregados. Além disso, para prazos mais longos, pode ser interessante inserir processos que vão além e agregam qualidade ao projeto final.

  1. Estar em todos os passos da tarefa

Mais do que conhecer todos os passos dos processos, o líder precisa estar envolvido em cada um deles. Isso se aplica em delegar tarefas, pois dentro de cada um dos processos haverá uma hierarquia própria, que foge um pouco das rédeas do líder, e a figura do responsável pelo processo, que passará todas as informações para o líder, é de extrema importância.

Mas ainda é válido ressaltar que mesmo que a escolha do responsável pelo processo seja de extrema relevância, todos os outros membros que ocupam os restantes cargos também precisam ser pensados com estratégia.

  1. Confiar na equipe

A confiança é a base para que os talentos consigam desenvolver suas habilidades e, consequentemente, ter resultados excelentes. Dessa forma, para delegar bem às funções, o líder precisa confiar na equipe e dar autonomia para que os colaboradores tenham liberdade para executarem suas tarefas da forma que acharem melhor.

Para exercitar essa confiança, os feedbacks são essenciais. Esse é o momento em que o líder e sua equipe conversam sobre os pontos positivos e negativos dos processos e adequar a forma de realização das tarefas para que o resultado do projeto seja o melhor possível, dessa forma, entrando em acordo de como delegar tarefas específicas.

Saber como delegar tarefas é essencial para iniciar o processo de internacionalização de uma empresa, principalmente porque esse é um projeto que requer muita atenção e trabalho em equipe. 

Saiba mais sobre como delegar tarefas com o Lingopass.

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