Clima organizacional: entenda o conceito, os pilares e sua aplicação.
O que é o clima organizacional de uma empresa e a sua importância
Não é de hoje essa ideia de que o ambiente de trabalho deve ser um local pesado, cheio de regras e obrigações, que não se preocupam com a saúde mental dos colaboradores. Atualmente, cada vez mais as grandes empresas estão investindo em melhorias no clima organizacional, para que o ambiente se torne cada vez mais agradável a todos.
O clima organizacional de uma empresa, ao contrário do que muitos pensam, não é somente sobre humanidade, mas agrega valor a uma empresa na instância em que aumenta consideravelmente a produtividade, assim construindo uma noção de equipe nos colaboradores e fazendo com que eles se sintam mais motivados e criativos.
O que é clima organizacional?
O clima organizacional é o nome dado à percepção coletiva que os funcionários de uma empresa têm sobre ela. Essa percepção é construída a partir da vivência dessas pessoas dentro do negócio, ou seja, quanto mais tempo o colaborador trabalha no lugar, mais desenvolvida é essa percepção.
O clima organizacional sai do âmbito de somente percepção e entra no âmbito das métricas organizacionais na medida em que ela define os níveis de satisfação e de insatisfação dos funcionários, sendo essa uma informação importante para decisões de gestão. É o setor de RH, junto com os líderes de cada área, que devem medir o clima organizacional. Importante mencionar que mesmo que o clima organizacional seja uma percepção coletiva, cada um dos indivíduos deve ser consultado individualmente para a construção dessa métrica geral, a fim de torná-la mais complexa e diversa possível.
Como o clima organizacional é medido?
Questionário
Os questionários são uma ótima maneira de medir o clima organizacional, sendo ainda mais interessante quando eles podem ser feitos de forma anônima. Existem três principais formas de fazer uma questionários com essa finalidade: por meio de respostas escritas, com várias alternativas para escolher e, uma das mais interessantes, as que pedem para avaliar de 0 a 10.
Entrevistas
Entrevistas também funcionam bastante para medir o clima organizacional. Entretanto, é interessante que elas sejam feitas quando o processo já estiver no meio e no final, para que os colaboradores não fiquem intimidados de realmente dizerem o que eles pensam. De qualquer forma, não é legal forçar que todos os funcionários participem.
Feedbacks
O feedback funciona para medir o sucesso dos planos de ação que visem melhorar o clima organizacional. Ele ocorre pautado na percepção dos funcionários a respeito de um assunto específico, dessa forma, ele deve ser construído de uma forma que os colaboradores possam ter suas opiniões ouvidas e levadas em consideração.
Como o clima organizacional influencia o desempenho dos funcionários?
Por muito tempo as empresas mantinham em vigência a ideia da disciplina para o avanço. Assim, eram extremamente rigorosos com horários, datas de entrega, modos de vestimenta e outros itens, ainda usavam de uma retórica agressiva como justificada pela figura de superioridade do chefe, para manter a ordem. Percebeu-se que isso não funciona mais. Os talentos sabem que a falta deles no mercado é imensa, então por que eles ficariam em um ambiente que não os respeita como indivíduos e como trabalhadores? Com isso, o turnover ia aumentando consideravelmente e, com eles, os custos de demissão e contratação.
Se preocupar com o clima organizacional, nesse sentido, se tornou uma forma de fazer com que os funcionários não queiram sair de seus empregos, com isso, vistam a camisa, trabalhem em equipe e desempenhem o melhor de si.
Essa preocupação não quer dizer que não existem regras, limites e horários, mas sim fazer com que o ambiente de trabalho seja tão bom que essas determinações são cumpridas pelos colaboradores sem que os gestores precisem usar de seu cargo de superioridade, para aplicar castigos e instigar a rigidez no trabalho.
Como melhorar o clima organizacional?
Faça as pesquisas
O primeiro passo na melhoria do clima organizacional é aplicando os métodos de medição desse quesito. Assim, é importante que os questionários sejam repletos das mais variadas perguntas, a fim de que o relatório de melhorias fique o mais completo possível. Além disso, o gestor não deve intimar os funcionários por suas opiniões.
Faça suas ponderações
O clima organizacional é um processo que nem sempre dá para fazer uma melhoria de 100% em alguns meses de ação. Dessa forma, após fazer o levantamento de dados, é necessário ir filtrando as pautas mais importantes para que os resultados consigam ir surgindo de acordo com o tempo estipulado.
Crie um plano de ação e coloque em prática
Depois de ouvir as opiniões e criar uma lista de prioridades, chegou a hora de criar um plano de ação que deve envolver métodos e prazos e colocá-lo em prática a fim de melhorar o clima organizacional de uma empresa. Nesse momento, o envolvimento do colaborador nas etapas desse plano de ação é algo crucial.
Quais são os benefícios de ter um bom clima organizacional?
Produtividade
A grande relevância de um bom clima organizacional está em promover o bem estar e a saúde mental dos colaboradores de uma empresa. É evidente que pessoas que estão bem, elas trabalham mais motivadas, consequentemente, conseguem desempenhar suas funções de forma mais rápida e efetiva. Dessa forma, um bom clima organizacional aumenta a produtividade.
Engajamento
Ainda seguindo na linha do bem-estar, empresas que se preocupam com o clima organizacional garantem bons benefícios para seus funcionários. Ter acesso a bons benefícios influencia consideravelmente no engajamento dos colaboradores, que ficam ainda mais motivados.
Diminuição do turnover e maior retenção de talentos
O turnover é uma métrica que mede quantos funcionários são desligados de uma empresa. Esse fator acaba tendo altos custos para essa instituição, além de influenciar consideravelmente na escolha de talentos, sendo essas empresas extremamente favoráveis para o desenvolvimento criativo e intelectual.
Por isso, mostramos aqui no texto qual a melhor forma de manter o clima organizacional em dia, dessa forma, deixando seus colaboradores mais confiantes e oferecendo uma entrega com mais otimização.
A preocupação com o clima organizacional já é algo consolidado em vários dos países desenvolvidos. Dessa forma, este é um assunto que deve ser levado em consideração na hora de internacionalização de sua empresa. Saiba mais sobre o processo de internacionalização de empresas com a Lingopass.
Clima organizacional: entenda o conceito, os pilares e sua aplicação.
O que é o clima organizacional de uma empresa e a sua importância
Não é de hoje essa ideia de que o ambiente de trabalho deve ser um local pesado, cheio de regras e obrigações, que não se preocupam com a saúde mental dos colaboradores. Atualmente, cada vez mais as grandes empresas estão investindo em melhorias no clima organizacional, para que o ambiente se torne cada vez mais agradável a todos.
O clima organizacional de uma empresa, ao contrário do que muitos pensam, não é somente sobre humanidade, mas agrega valor a uma empresa na instância em que aumenta consideravelmente a produtividade, assim construindo uma noção de equipe nos colaboradores e fazendo com que eles se sintam mais motivados e criativos.
O que é clima organizacional?
O clima organizacional é o nome dado à percepção coletiva que os funcionários de uma empresa têm sobre ela. Essa percepção é construída a partir da vivência dessas pessoas dentro do negócio, ou seja, quanto mais tempo o colaborador trabalha no lugar, mais desenvolvida é essa percepção.
O clima organizacional sai do âmbito de somente percepção e entra no âmbito das métricas organizacionais na medida em que ela define os níveis de satisfação e de insatisfação dos funcionários, sendo essa uma informação importante para decisões de gestão. É o setor de RH, junto com os líderes de cada área, que devem medir o clima organizacional. Importante mencionar que mesmo que o clima organizacional seja uma percepção coletiva, cada um dos indivíduos deve ser consultado individualmente para a construção dessa métrica geral, a fim de torná-la mais complexa e diversa possível.
Como o clima organizacional é medido?
Questionário
Os questionários são uma ótima maneira de medir o clima organizacional, sendo ainda mais interessante quando eles podem ser feitos de forma anônima. Existem três principais formas de fazer uma questionários com essa finalidade: por meio de respostas escritas, com várias alternativas para escolher e, uma das mais interessantes, as que pedem para avaliar de 0 a 10.
Entrevistas
Entrevistas também funcionam bastante para medir o clima organizacional. Entretanto, é interessante que elas sejam feitas quando o processo já estiver no meio e no final, para que os colaboradores não fiquem intimidados de realmente dizerem o que eles pensam. De qualquer forma, não é legal forçar que todos os funcionários participem.
Feedbacks
O feedback funciona para medir o sucesso dos planos de ação que visem melhorar o clima organizacional. Ele ocorre pautado na percepção dos funcionários a respeito de um assunto específico, dessa forma, ele deve ser construído de uma forma que os colaboradores possam ter suas opiniões ouvidas e levadas em consideração.
Como o clima organizacional influencia o desempenho dos funcionários?
Por muito tempo as empresas mantinham em vigência a ideia da disciplina para o avanço. Assim, eram extremamente rigorosos com horários, datas de entrega, modos de vestimenta e outros itens, ainda usavam de uma retórica agressiva como justificada pela figura de superioridade do chefe, para manter a ordem. Percebeu-se que isso não funciona mais. Os talentos sabem que a falta deles no mercado é imensa, então por que eles ficariam em um ambiente que não os respeita como indivíduos e como trabalhadores? Com isso, o turnover ia aumentando consideravelmente e, com eles, os custos de demissão e contratação.
Se preocupar com o clima organizacional, nesse sentido, se tornou uma forma de fazer com que os funcionários não queiram sair de seus empregos, com isso, vistam a camisa, trabalhem em equipe e desempenhem o melhor de si.
Essa preocupação não quer dizer que não existem regras, limites e horários, mas sim fazer com que o ambiente de trabalho seja tão bom que essas determinações são cumpridas pelos colaboradores sem que os gestores precisem usar de seu cargo de superioridade, para aplicar castigos e instigar a rigidez no trabalho.
Como melhorar o clima organizacional?
Faça as pesquisas
O primeiro passo na melhoria do clima organizacional é aplicando os métodos de medição desse quesito. Assim, é importante que os questionários sejam repletos das mais variadas perguntas, a fim de que o relatório de melhorias fique o mais completo possível. Além disso, o gestor não deve intimar os funcionários por suas opiniões.
Faça suas ponderações
O clima organizacional é um processo que nem sempre dá para fazer uma melhoria de 100% em alguns meses de ação. Dessa forma, após fazer o levantamento de dados, é necessário ir filtrando as pautas mais importantes para que os resultados consigam ir surgindo de acordo com o tempo estipulado.
Crie um plano de ação e coloque em prática
Depois de ouvir as opiniões e criar uma lista de prioridades, chegou a hora de criar um plano de ação que deve envolver métodos e prazos e colocá-lo em prática a fim de melhorar o clima organizacional de uma empresa. Nesse momento, o envolvimento do colaborador nas etapas desse plano de ação é algo crucial.
Quais são os benefícios de ter um bom clima organizacional?
Produtividade
A grande relevância de um bom clima organizacional está em promover o bem estar e a saúde mental dos colaboradores de uma empresa. É evidente que pessoas que estão bem, elas trabalham mais motivadas, consequentemente, conseguem desempenhar suas funções de forma mais rápida e efetiva. Dessa forma, um bom clima organizacional aumenta a produtividade.
Engajamento
Ainda seguindo na linha do bem-estar, empresas que se preocupam com o clima organizacional garantem bons benefícios para seus funcionários. Ter acesso a bons benefícios influencia consideravelmente no engajamento dos colaboradores, que ficam ainda mais motivados.
Diminuição do turnover e maior retenção de talentos
O turnover é uma métrica que mede quantos funcionários são desligados de uma empresa. Esse fator acaba tendo altos custos para essa instituição, além de influenciar consideravelmente na escolha de talentos, sendo essas empresas extremamente favoráveis para o desenvolvimento criativo e intelectual.
Por isso, mostramos aqui no texto qual a melhor forma de manter o clima organizacional em dia, dessa forma, deixando seus colaboradores mais confiantes e oferecendo uma entrega com mais otimização.
A preocupação com o clima organizacional já é algo consolidado em vários dos países desenvolvidos. Dessa forma, este é um assunto que deve ser levado em consideração na hora de internacionalização de sua empresa. Saiba mais sobre o processo de internacionalização de empresas com a Lingopass.