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Tecnologia
por
Lingopass
28.9.2022

Captação de recursos: 5 meios de conseguir na sua empresa

A captação de recursos é uma das estratégias mais usadas por empresas que desejam avançar mais um passo em seu crescimento exponencial mas que, para isso, precisam de dinheiro. Existem, nesse sentido, diferentes tipos de captação de recursos, além de outros termos importantes que definem essa ação.

Existe, dentro desse cenário, a captação de recursos financeiros destinada ao processo de internacionalização de empresas e, para isso, procura-se investidores vindos do país escolhido para a expansão. Para esse caso, algumas dicas podem ser usadas para conseguir um investidor estrangeiro.

O que é a captação de recursos?

A captação de recursos é o ato de uma empresa procurar por financiamento vindo de sócios, bancos ou de outros fornecedores. Esse financiamento (o recurso) pode ser tanto financeiro, em forma de dinheiro, ou por meio de ações, ativos e itens relacionados. Esse é um projeto que antes de se iniciar já tem um fim estabelecido.

Dessa forma, considerando que a captação de recursos visa um objetivo determinado, é possível afirmar que ela é a ação de juntar o dinheiro para conseguir colocar algo em vigor. Dentro do processo de internacionalização, geralmente os recursos devem vir de terras estrangeiras.

Como se dá a captação de recursos?

A captação de recursos é um projeto que tem o seu início da necessidade de uma empresa de reter dinheiro para colocar algum plano em vigência. Dessa forma, é preciso que esse negócio crie um plano de investimento que possui a principal finalidade de convencer um investidor a fazer parte do projeto.

A partir daí, é só desenvolver esse plano de investimento, pautado em estratégias de ação, de uma forma verossímil. O investidor, nesse sentido, toma consciência de um risco e o assume caso o retorno seja vantajoso. Na maioria das vezes, a parceira empresa e investidor não se prolonga por muito tempo, durando de projeto em projeto, mas há exceções.

Formas de captar recursos

A captação de recursos vem por meio de diferentes formas: o crowdfunding, o investidor anjo, o venture capital e o IPO. No crowdfunding, o investimento é aberto, por meio de uma plataforma que consegue coletar dinheiro de muitas pessoas e, nesse sentido, os investidores aplicam capital em um projeto que acreditam.  

O investidor anjo acontece somente quando a empresa conta com somente um investidor, podendo ele ser uma pessoa ou um negócio. No venture capital o financiamento vem de dentro do mercado financeiro. E, por último, o IPO é a captação por meio das vendas de ações dentro da Bolsa de Valores.

A finalidade da captação de recursos

Não é possível determinar com absoluta certeza qual será a finalidade da captação de recursos de todas as empresas, uma vez que elas possuem planos diferentes. Entretanto, de maneira majoritária, o ato de acumular capital possui como principal objetivo o investimento em um setor que melhora a empresa, levando mais lucro para ela.  

Nesse sentido, percebe-se a importância da captação de recursos estrangeiros dentro de uma perspectiva de internacionalização de empresas. Ter um investidor vindo do país de origem, faz com que o negócio possa ter uma segurança maior de seu plano de ação, com consciência do mercado que está entrando a partir da aprovação de alguém que já está inserido naquele contexto.

5 meios de captar recursos em sua empresa

Toda a captação de recursos é pautada em uma só ação: convencer um investidor de que a empresa merece o capital pois ela possui um plano de ação competente que fará com que o dinheiro aplicado gere lucros tremendos. Essa ação pode ser dividida e explicada a partir dos seguintes meios:

Tenha um bom plano de ação

O plano de ação é a parte principal da captação de recursos. Se ele estiver bem feito, a chance de um investidor se interessar pelo projeto é muito maior.

Nesse plano de ação, é preciso ter informações sobre o passo a passo do projeto, todo o dinheiro necessário para o colocar em vigor, as chances de prejuízo e o retorno total que o investidor terá caso tudo ocorra conforme o planejado.

Faça networking

Quanto mais gente uma empresa conhecer, maior serão as chances dela encontrar alguém (pessoa, empresa) que esteja disposto a financiar um projeto.

Por isso, participar de encontros (palestras, congressos, workshops e por aí vai) que coloque a empresa de encontro com pessoas do mesmo ramo é muito positivo. Essa é a maneira mais sólida e eficiente de construir um networking que traga resultados positivos.

Construa uma equipe que consiga encaminhar as etapas

Mais do que captar os recursos, a empresa precisa colocar em execução cada um dos passos estipulados no plano de ação para que o projeto dê certo. Para isso funcionar, é preciso montar um time capacitado, com profissionais atualizados e integrados no segmento daquela empresa.

Ter um time bem montado também faz com que as chances de conseguir investimento aumente. Os investidores sabem quais são os colaboradores que realmente colaboram e optam por aplicar dinheiro e empresas que os tenham.

Participe de competições internacionais

Existem inúmeras competições financiadas por empresas internacionais que oferecem um prêmio em dinheiro para negócios em ascensão que querem passar pelo processo de internacionalização.

Frequentar essas competições pode ser uma ótima forma de, além de captar recursos, construir uma boa rede de networking e ainda ficar inteirado do mercado estrangeiro, uma vez que assuntos do tipo são discutidos a todo momento.

Procure por incubadoras globais

As incubadoras globais correspondem a uma espécie de projeto em que empresas de diferentes países "adotam" uma outra empresa internacional para eles e criam uma estabilidade para ela em seu país de origem por meio de investimento, isso em troca de uma parceria. Essa também é uma ótima maneira de captar recursos.

Para a captação de recursos com a finalidade de internacionalização da empresa (e até para colocar esse projeto em vigência), é preciso dominar a língua do país escolhido. Com a ajuda do Lingopass, sua empresa consegue se adequar ao novo idioma e a todo esquema do mercado desse novo país.

Captação de recursos: 5 meios de conseguir na sua empresa

por
Lingopass
28.9.2022
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A captação de recursos é uma das estratégias mais usadas por empresas que desejam avançar mais um passo em seu crescimento exponencial mas que, para isso, precisam de dinheiro. Existem, nesse sentido, diferentes tipos de captação de recursos, além de outros termos importantes que definem essa ação.

Existe, dentro desse cenário, a captação de recursos financeiros destinada ao processo de internacionalização de empresas e, para isso, procura-se investidores vindos do país escolhido para a expansão. Para esse caso, algumas dicas podem ser usadas para conseguir um investidor estrangeiro.

O que é a captação de recursos?

A captação de recursos é o ato de uma empresa procurar por financiamento vindo de sócios, bancos ou de outros fornecedores. Esse financiamento (o recurso) pode ser tanto financeiro, em forma de dinheiro, ou por meio de ações, ativos e itens relacionados. Esse é um projeto que antes de se iniciar já tem um fim estabelecido.

Dessa forma, considerando que a captação de recursos visa um objetivo determinado, é possível afirmar que ela é a ação de juntar o dinheiro para conseguir colocar algo em vigor. Dentro do processo de internacionalização, geralmente os recursos devem vir de terras estrangeiras.

Como se dá a captação de recursos?

A captação de recursos é um projeto que tem o seu início da necessidade de uma empresa de reter dinheiro para colocar algum plano em vigência. Dessa forma, é preciso que esse negócio crie um plano de investimento que possui a principal finalidade de convencer um investidor a fazer parte do projeto.

A partir daí, é só desenvolver esse plano de investimento, pautado em estratégias de ação, de uma forma verossímil. O investidor, nesse sentido, toma consciência de um risco e o assume caso o retorno seja vantajoso. Na maioria das vezes, a parceira empresa e investidor não se prolonga por muito tempo, durando de projeto em projeto, mas há exceções.

Formas de captar recursos

A captação de recursos vem por meio de diferentes formas: o crowdfunding, o investidor anjo, o venture capital e o IPO. No crowdfunding, o investimento é aberto, por meio de uma plataforma que consegue coletar dinheiro de muitas pessoas e, nesse sentido, os investidores aplicam capital em um projeto que acreditam.  

O investidor anjo acontece somente quando a empresa conta com somente um investidor, podendo ele ser uma pessoa ou um negócio. No venture capital o financiamento vem de dentro do mercado financeiro. E, por último, o IPO é a captação por meio das vendas de ações dentro da Bolsa de Valores.

A finalidade da captação de recursos

Não é possível determinar com absoluta certeza qual será a finalidade da captação de recursos de todas as empresas, uma vez que elas possuem planos diferentes. Entretanto, de maneira majoritária, o ato de acumular capital possui como principal objetivo o investimento em um setor que melhora a empresa, levando mais lucro para ela.  

Nesse sentido, percebe-se a importância da captação de recursos estrangeiros dentro de uma perspectiva de internacionalização de empresas. Ter um investidor vindo do país de origem, faz com que o negócio possa ter uma segurança maior de seu plano de ação, com consciência do mercado que está entrando a partir da aprovação de alguém que já está inserido naquele contexto.

5 meios de captar recursos em sua empresa

Toda a captação de recursos é pautada em uma só ação: convencer um investidor de que a empresa merece o capital pois ela possui um plano de ação competente que fará com que o dinheiro aplicado gere lucros tremendos. Essa ação pode ser dividida e explicada a partir dos seguintes meios:

Tenha um bom plano de ação

O plano de ação é a parte principal da captação de recursos. Se ele estiver bem feito, a chance de um investidor se interessar pelo projeto é muito maior.

Nesse plano de ação, é preciso ter informações sobre o passo a passo do projeto, todo o dinheiro necessário para o colocar em vigor, as chances de prejuízo e o retorno total que o investidor terá caso tudo ocorra conforme o planejado.

Faça networking

Quanto mais gente uma empresa conhecer, maior serão as chances dela encontrar alguém (pessoa, empresa) que esteja disposto a financiar um projeto.

Por isso, participar de encontros (palestras, congressos, workshops e por aí vai) que coloque a empresa de encontro com pessoas do mesmo ramo é muito positivo. Essa é a maneira mais sólida e eficiente de construir um networking que traga resultados positivos.

Construa uma equipe que consiga encaminhar as etapas

Mais do que captar os recursos, a empresa precisa colocar em execução cada um dos passos estipulados no plano de ação para que o projeto dê certo. Para isso funcionar, é preciso montar um time capacitado, com profissionais atualizados e integrados no segmento daquela empresa.

Ter um time bem montado também faz com que as chances de conseguir investimento aumente. Os investidores sabem quais são os colaboradores que realmente colaboram e optam por aplicar dinheiro e empresas que os tenham.

Participe de competições internacionais

Existem inúmeras competições financiadas por empresas internacionais que oferecem um prêmio em dinheiro para negócios em ascensão que querem passar pelo processo de internacionalização.

Frequentar essas competições pode ser uma ótima forma de, além de captar recursos, construir uma boa rede de networking e ainda ficar inteirado do mercado estrangeiro, uma vez que assuntos do tipo são discutidos a todo momento.

Procure por incubadoras globais

As incubadoras globais correspondem a uma espécie de projeto em que empresas de diferentes países "adotam" uma outra empresa internacional para eles e criam uma estabilidade para ela em seu país de origem por meio de investimento, isso em troca de uma parceria. Essa também é uma ótima maneira de captar recursos.

Para a captação de recursos com a finalidade de internacionalização da empresa (e até para colocar esse projeto em vigência), é preciso dominar a língua do país escolhido. Com a ajuda do Lingopass, sua empresa consegue se adequar ao novo idioma e a todo esquema do mercado desse novo país.

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