Skills
Making presentations
Writing business emails
Effective listening and questioning
Negotiation skills
Introducing yourself and building rapport
Conducting meetings
Handling conflict
Cross-cultural communication
Giving and receiving feedback
Departamentos
Dados
Estratégia
Research & Development
Risco
Controladoria
Auditoria
Produto
Procurement
Administração
Vendas
Financeiro
Qualidade
Projetos
Planejamento
Engenharia
Demanda
Marketing
Tecnologia
Customer Success
Recursos Humanos
Setores
Papel e celulose
Gestão de resíduos
Seguros
Químico
Saúde
Mineração
Varejo
Energia
Logística
Hotelaria
Farmacêutico
Finanças
Aviação
Alimentos
Automotivo
Agronegócio
Tecnologia
por
Lingopass
21.6.2022

Business Intelligence e Analytics

O que é? 

Business Intelligence ou BI nada mais é do que a estratégia que realiza o processo de coleta e transformação de dados em informação clara e valiosa. Ela possibilita que relatórios e análises preditivas sejam feitas com maior rapidez e profundidade, gerando insights para a operação que ajudam na tomada de decisão.

Na prática, é um conjunto de estratégias e técnicas empregadas pelas empresas com o propósito de analisar dados e melhorar a tomada de decisão baseada em informações concretas. Exatamente como sua tradução, é uma maneira de proporcionar a inteligência para os negócios.

Podemos também dizer que este é um termo abrangente que inclui os aplicativos, infraestrutura, ferramentas e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho de uma empresa, de forma geral.

Para que serve? 

Assim como outras áreas de negócio que possuem objetivos e entregas bem definidas, a área ou os profissionais de BI também possuem um objetivo claro, independente do mercado ou do tipo de empresa em que atuam.

Dessa forma, o principal objetivo do processo de Business Intelligence é empoderar e agilizar a tomada de decisão, favorecendo a obtenção de melhores resultados. Ferramentas de BI absorvem toda a complexidade da coleta e transformação de dados em informação, possibilitando que relatórios e análises preditivas sejam gerados com maior rapidez e profundidade, gerando alertas e insights para a operação. Com os dados gerados é possível entender, por exemplo, quais temas, formatos e canais performam melhor para determinada audiência, guiando o time na criação de campanhas cada vez mais eficazes.

Na prática

Quer ver um exemplo interessante e que com certeza você conhece ou já teve contato? A Netflix! Bem, talvez ela tenha levado sua análise de dados um pouco a sério demais.Sabe aquela aba ‘’recomendado para você’’? Então… 

Além disso, se especula que Stranger Things, uma das grandes sensações da gigante Netflix, disponibilizado em julho de 2016, foi resultado da percepção e análise de consumo de seus usuários, seus gostos e programas mais acessados para criar uma série que agradasse a um público realmente grande.

Ou seja, trabalhar com Business Intelligence pode até parecer complexo, mas sem dúvidas permite resultados expressivos para o seu negócio. E isso não acontece apenas em grandes empresas, viu? O importante é analisar os dados que conseguir reunir para validar processos e otimizar ainda mais suas tomadas de decisão.

Tomando decisões com base em dados

Ter em mãos dados concretos sobre a performance da empresa e a produtividade das equipes é fundamental para o desenvolvimento de uma companhia. Afinal de contas, são esses dados que permitem tomar decisões baseadas em fatos e não em meros achismos. 

É por isso que as ferramentas de Business Intelligence e Analytics são tão importantes para o negócio prosperar e crescer.

Além disso, é preciso lembrar que manter o alinhamento dos times e garantir um processo mais transparente é fundamental para descobrir onde estão os eventuais gargalos da prospecção e como contorná-los de forma eficaz. 

Especialmente porque os dados filtrados também evidenciam as condutas que trouxeram resultados positivos, gerando insights valiosos para maior fluidez nos processos.

Confira as principais vantagens da decisão baseada em dados:

  • decisões mais assertivas e racionais;
  • processo mais eficazes e transparentes;
  • melhoria no atendimento ao cliente;
  • aumento da produtividade das equipes;
  • aumento das vantagens competitivas;
  • redução dos custos operacionais;
  • gestão de risco mais criteriosa.

Business Intelligence e Analytics

por
Lingopass
21.6.2022
Tempo de leitura:

O que é? 

Business Intelligence ou BI nada mais é do que a estratégia que realiza o processo de coleta e transformação de dados em informação clara e valiosa. Ela possibilita que relatórios e análises preditivas sejam feitas com maior rapidez e profundidade, gerando insights para a operação que ajudam na tomada de decisão.

Na prática, é um conjunto de estratégias e técnicas empregadas pelas empresas com o propósito de analisar dados e melhorar a tomada de decisão baseada em informações concretas. Exatamente como sua tradução, é uma maneira de proporcionar a inteligência para os negócios.

Podemos também dizer que este é um termo abrangente que inclui os aplicativos, infraestrutura, ferramentas e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho de uma empresa, de forma geral.

Para que serve? 

Assim como outras áreas de negócio que possuem objetivos e entregas bem definidas, a área ou os profissionais de BI também possuem um objetivo claro, independente do mercado ou do tipo de empresa em que atuam.

Dessa forma, o principal objetivo do processo de Business Intelligence é empoderar e agilizar a tomada de decisão, favorecendo a obtenção de melhores resultados. Ferramentas de BI absorvem toda a complexidade da coleta e transformação de dados em informação, possibilitando que relatórios e análises preditivas sejam gerados com maior rapidez e profundidade, gerando alertas e insights para a operação. Com os dados gerados é possível entender, por exemplo, quais temas, formatos e canais performam melhor para determinada audiência, guiando o time na criação de campanhas cada vez mais eficazes.

Na prática

Quer ver um exemplo interessante e que com certeza você conhece ou já teve contato? A Netflix! Bem, talvez ela tenha levado sua análise de dados um pouco a sério demais.Sabe aquela aba ‘’recomendado para você’’? Então… 

Além disso, se especula que Stranger Things, uma das grandes sensações da gigante Netflix, disponibilizado em julho de 2016, foi resultado da percepção e análise de consumo de seus usuários, seus gostos e programas mais acessados para criar uma série que agradasse a um público realmente grande.

Ou seja, trabalhar com Business Intelligence pode até parecer complexo, mas sem dúvidas permite resultados expressivos para o seu negócio. E isso não acontece apenas em grandes empresas, viu? O importante é analisar os dados que conseguir reunir para validar processos e otimizar ainda mais suas tomadas de decisão.

Tomando decisões com base em dados

Ter em mãos dados concretos sobre a performance da empresa e a produtividade das equipes é fundamental para o desenvolvimento de uma companhia. Afinal de contas, são esses dados que permitem tomar decisões baseadas em fatos e não em meros achismos. 

É por isso que as ferramentas de Business Intelligence e Analytics são tão importantes para o negócio prosperar e crescer.

Além disso, é preciso lembrar que manter o alinhamento dos times e garantir um processo mais transparente é fundamental para descobrir onde estão os eventuais gargalos da prospecção e como contorná-los de forma eficaz. 

Especialmente porque os dados filtrados também evidenciam as condutas que trouxeram resultados positivos, gerando insights valiosos para maior fluidez nos processos.

Confira as principais vantagens da decisão baseada em dados:

  • decisões mais assertivas e racionais;
  • processo mais eficazes e transparentes;
  • melhoria no atendimento ao cliente;
  • aumento da produtividade das equipes;
  • aumento das vantagens competitivas;
  • redução dos custos operacionais;
  • gestão de risco mais criteriosa.

Ver também:
25.11.24
Como a Inteligência Artificial impactou a declaração de líderes no encontro do G20 realizado no Brasil?
10.8.24
Como a Entrevias está revolucionando a gestão rodoviária através da capacitação linguística?
20.11.24
Como a metodologia Lingopass impulsiona o ensino de idiomas nas empresas?
Faça Aulas gratuitas de conversação:
Sou Aluno
Seta apontando para a diagonal alta direita. Representando um link para outra página
lingonews
Receba novidades e conteúdos exclusivos em nossas newsletters.
Obrigado por se cadastrar!
Email inválido. Tente novamente ou use outro email.
Estamos na lista de Top 10 de Negócios em Expansão 2024, pela Exame.
Estamos na lista das 100 Latam EdTech mais promissoras de 2022 e 2023, pela HolonIQ
Estamos na lista de 100 Startups to Watch, pela Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Acelerado por grandes parceiros:
©Lingopass - todos os direitos reservados. Termo de Uso e Política de Privacidade