Skills
Making presentations
Writing business emails
Effective listening and questioning
Negotiation skills
Introducing yourself and building rapport
Conducting meetings
Handling conflict
Cross-cultural communication
Giving and receiving feedback
Departamentos
Dados
Estratégia
Research & Development
Risco
Controladoria
Auditoria
Produto
Procurement
Administração
Vendas
Financeiro
Qualidade
Projetos
Planejamento
Engenharia
Demanda
Marketing
Tecnologia
Customer Success
Recursos Humanos
Setores
Papel e celulose
Gestão de resíduos
Seguros
Químico
Saúde
Mineração
Varejo
Energia
Logística
Hotelaria
Farmacêutico
Finanças
Aviação
Alimentos
Automotivo
Agronegócio
Tecnologia
por
Vincent Bosson
16.3.2022

Alexandrine Brami, uma mulher engajada e empreendedora

Para comemorar o dia internacional da mulher, Alexandrine Brami, fundadora do Lingopass, compartilha com o Lepetitjournal.com sobre o seu percurso como mulher empreendedora no Brasil.

Lepetitjournal.com - Alexandrine Brami, no cenário empresarial internacional, você representa um verdadeiro exemplo de liderança feminina. Fale-nos de sua trajetória no exterior.

Alexandrine Brami - Nada me predispôs a seguir uma carreira de empreendedora no Brasil. Mulher, estrangeira, intelectual, mestre em ciências políticas, com um percurso universitário iniciado na França e na Rússia, desprovida de capital econômico e social.

Entretanto, quando cheguei ao Brasil em 2002, tive a oportunidade de participar do Comitê de Jovens Empreendedores da FIESP (equivalente ao MEDEF na França).  Fui convidada como diretora e integrada como participante ativa em vários comitês. Era mais que uma escola, era o despertar de uma vocação em uma época, em 2007, que o empreendedorismo no Brasil estava longe de ser glamouroso.

Por ocasião de uma reunião mensal que terminava pela famosa “Pizza com Negócios”, um dos palestrantes da noite, Benjamin Steinbruch (CEO e presidente do Conselho de Administração da CSN, a segunda maior empresa de minérios de ferro no mundo) nos contou sua história: como ele criou a CSN, os erros que cometereu, seus acertos e as lições que tirou. Naquela noite, tive uma intuição, como um chamado: eu também posso, eu posso criar algo que seja ambicioso, pertinente e gerador de mudanças, algo que o Brasil (e eu, claro!) poderá se orgulhar. 

Lepetitjournal.com - Após este encontro inspirador, como você começou sua carreira como mulher empreendedora no Brasil? 

Alexandrine Brami - Não sabia que levaria 14 anos para sair do modo “sobrevivência” e não pensava nos sacrifícios que deveria fazer no Brasil, na dor que sentiria, no medo, e nas dúvidas. Se soubesse, talvez não teria continuado. Minha vida de estudante fazendo doutorado na Sciences Po Paris era muito confortável. 

Ainda hoje penso que é preciso ser louco para ser empreendedor!

Em 2007, decidi ficar no Brasil e criar minha primeira empresa. Recrutei e associei pessoas à empresa. Inventamos, testamos, erramos e acertamos.

Lingopass nasceu em julho de 2021, baseado nas conquistas de 14 anos de experiências, contando com 25.000 profissionais brasileiros e estrangeiros treinados online em 3 idiomas (francês, inglês e português para estrangeiros). 

Foto: Vincent Bosson, 2022


Lepetitjournal.com - Com sua experiência em educação à distância, mais precisamente no aprendizado de línguas estrangeiras, pode nos explicar como funciona Lingopass? 

Alexandrine Brami - Bem, Lingopass é uma máquina de revelar diamantes, os talentos do Brasil, invisíveis nas redes profissionais, isolados em cidadezinhas ou favelas, presos nas fronteiras dos bairros desfavorecidos das grandes cidades. 

O método é simples: treinamos em tempo recorde e 100% online em 4 idiomas estrangeiros que são os mais procurados no mercado de trabalho latino-americano: inglês, espanhol, francês e português. Com uma plataforma única, vários canais e uma metodologia adaptável que envolve o aluno de ponta a ponta. Por trás, são anos de experimentações, muita pesquisa e um grande trabalho de coleta e análise de dados que nos diferenciam de nossos concorrentes. 

Estude, estude, estude sem descansar, pois seus diplomas serão a chave da liberdade, da sua liberdade.

Lingopass é o resultado deste processo de busca que une o melhor da pedagogia, da neurociência e do coaching de performance com o melhor da tecnologia. Uma plataforma all-in-one onde se encontra tudo que é necessário para passar do nível básico (A1-CECR) ao nível mais avançado (C2-CECR), preparando o aluno para o mercado de trabalho: um teste online rápido e preciso, trilhas organizadas em etapas com atividades interativas autocorretivas, um laboratório de pronúncia, aulas de conversação diárias organizadas em grupos e por nível, tutoria por chat em tempo real, dicionário integrado, etc. Além  de um tour do mundo dos sotaques e culturas, pois cada nível está centrado em uma capital e um universo cultural a descobrir. 

Lepetitjournal.com - Como você analisa a situação atual do Brasil no que se refere à educação e emprego da mulher? 

Alexandrine Brami - A causa da mulher avançou bem nestes últimos 20 anos. As diferenças salariais entre homens e mulheres ainda são altas e a proporção de mulheres em muitos setores em forte crescimento ainda é baixa (tecnologia, principalmente), ou em conselhos de administração (menos de 8%). A revolução é lenta, mas real. 

A dificuldade surge quando os preconceitos se acumulam : uma mulher negra, sem capital econômico morando em uma zona desfavorecida tem poucas chances de sair da sua condição e de seu meio, pois a escola pública não faz seu papel de elevador social.

No Lingopass, 50% de nossos 3000 alunos são mulheres que entenderam a importância dos idiomas como fator de diferenciação e de ascensão social no mercado de trabalho, para ser admitida como estagiária, para negociar um salário melhor como jovem graduada ou para subir na hierarquia mais rapidamente.  

Alexandrine Brami no seu escritório em São Paulo / Foto: Vincent Bosson, 2022

Lepetitjournal.com - Da educação ao emprego, explique-nos as estratégias implementadas no Brasil.

Alexandrine Brami - Implementamos duas estratégias. A primeira, foi fazer do Lingopass mais que uma plataforma de formação, uma verdadeira ferramenta de seleção dos melhores talentos a serviço da empregabilidade dos jovens.

Desenvolvemos assim, a pedido de nossos clientes, um instrumento de acompanhamento ou painel que permite seguir em tempo real o comportamento dos alunos (assiduidade, progresso, notas) individualmente e em grupo. As escolas escritórios de outsourcing encontram com Lingopass o meio de observar o comportamento dos candidatos, de comparar suas performances e também identificar os melhores desempenhos para recrutar, valorizar e até mesmo desafiar. 

A segunda estratégia é abrir as portas do mundo a todos os brasileiros no momento em que as fronteiras se fecham: em fevereiro lançamos Lingoverse, espaço aberto e gratuito como os saguões de nossas universidades francesas onde todos podem entrar livremente. A essência do que é uma universidade: um espaço de acolhimento democrático, humanista e transformador.

Empoderar as pessoas talentosas com sonhos extraordinários.

Concretamente Lingoverse é um live study stream com oficinas em inglês, espanhol e francês das 8 às 21 horas e em breve 24 horas por dia. Atenderemos nas próximas semanas mais de 2 milhões de visitantes e participantes com uma programação incrível que mistura debates sobre a atualidade, workshops de carreira, ateliês de música e também streaming de jogos em inglês. Assim,  como a cobertura direta de eventos com convidados de prestígio, igual a um programa de televisão. 

Para passar da educação ao emprego, não é preciso muito: dar asas aos jovens, mostrar-lhes como é no exterior, nos países estrangeiros que parecem tão longe geograficamente e culturalmente para 90% da população brasileira. 

Aprender um idioma rapidamente e com prazer dá asas e, no Brasil de hoje, muito poder. “Empoderamos pessoas talentosas com sonhos extraordinários” – há muito é nosso lema, fazendo referência ao talento que todos temos que descobrir e alimentar, assim como ao poder motivador do sonho como descreve tão bem Boris Cyrulnik em seus trabalhos. 

Se nossos sonhos são motivadores, que sejam extraordinários! E que nós demos enfim um pouco de poder, e de voz, a estes jovens que serão os embaixadores de nossos valores. Este projeto é político, na verdade, sempre foi. No sentido mais nobre da palavra, não visa somente o Brasil, mas toda América Latina. 

Lepetitjournal.com - Para terminar, o que diria àquela criança que você foi?

Alexandrine Brami - Eu diria para continuar a sonhar, sempre mais alto, mais longe. Diria também o que meus pais me disseram: estude, estude, estude sem descansar, pois, seus diplomas serão a chave da liberdade, da sua liberdade.

Digo-lhe sempre: você fez boas escolhas, difíceis, mas são boas escolhas.

Confira a íntegra, em francês, dessa entrevista da Alexandrine Brami pelo link do Lepetitjournal.com.

Vincent Bosson

Vincent Bosson

Formado em Ciências da Educação e em Sociologia, Vicent Bosson é fotojornalista residente em São Paulo, correspondente do lepetitjournal.com para as edições no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo). 

Alexandrine Brami, uma mulher engajada e empreendedora

por
Vincent Bosson
16.3.2022
Tempo de leitura:

Para comemorar o dia internacional da mulher, Alexandrine Brami, fundadora do Lingopass, compartilha com o Lepetitjournal.com sobre o seu percurso como mulher empreendedora no Brasil.

Lepetitjournal.com - Alexandrine Brami, no cenário empresarial internacional, você representa um verdadeiro exemplo de liderança feminina. Fale-nos de sua trajetória no exterior.

Alexandrine Brami - Nada me predispôs a seguir uma carreira de empreendedora no Brasil. Mulher, estrangeira, intelectual, mestre em ciências políticas, com um percurso universitário iniciado na França e na Rússia, desprovida de capital econômico e social.

Entretanto, quando cheguei ao Brasil em 2002, tive a oportunidade de participar do Comitê de Jovens Empreendedores da FIESP (equivalente ao MEDEF na França).  Fui convidada como diretora e integrada como participante ativa em vários comitês. Era mais que uma escola, era o despertar de uma vocação em uma época, em 2007, que o empreendedorismo no Brasil estava longe de ser glamouroso.

Por ocasião de uma reunião mensal que terminava pela famosa “Pizza com Negócios”, um dos palestrantes da noite, Benjamin Steinbruch (CEO e presidente do Conselho de Administração da CSN, a segunda maior empresa de minérios de ferro no mundo) nos contou sua história: como ele criou a CSN, os erros que cometereu, seus acertos e as lições que tirou. Naquela noite, tive uma intuição, como um chamado: eu também posso, eu posso criar algo que seja ambicioso, pertinente e gerador de mudanças, algo que o Brasil (e eu, claro!) poderá se orgulhar. 

Lepetitjournal.com - Após este encontro inspirador, como você começou sua carreira como mulher empreendedora no Brasil? 

Alexandrine Brami - Não sabia que levaria 14 anos para sair do modo “sobrevivência” e não pensava nos sacrifícios que deveria fazer no Brasil, na dor que sentiria, no medo, e nas dúvidas. Se soubesse, talvez não teria continuado. Minha vida de estudante fazendo doutorado na Sciences Po Paris era muito confortável. 

Ainda hoje penso que é preciso ser louco para ser empreendedor!

Em 2007, decidi ficar no Brasil e criar minha primeira empresa. Recrutei e associei pessoas à empresa. Inventamos, testamos, erramos e acertamos.

Lingopass nasceu em julho de 2021, baseado nas conquistas de 14 anos de experiências, contando com 25.000 profissionais brasileiros e estrangeiros treinados online em 3 idiomas (francês, inglês e português para estrangeiros). 

Foto: Vincent Bosson, 2022


Lepetitjournal.com - Com sua experiência em educação à distância, mais precisamente no aprendizado de línguas estrangeiras, pode nos explicar como funciona Lingopass? 

Alexandrine Brami - Bem, Lingopass é uma máquina de revelar diamantes, os talentos do Brasil, invisíveis nas redes profissionais, isolados em cidadezinhas ou favelas, presos nas fronteiras dos bairros desfavorecidos das grandes cidades. 

O método é simples: treinamos em tempo recorde e 100% online em 4 idiomas estrangeiros que são os mais procurados no mercado de trabalho latino-americano: inglês, espanhol, francês e português. Com uma plataforma única, vários canais e uma metodologia adaptável que envolve o aluno de ponta a ponta. Por trás, são anos de experimentações, muita pesquisa e um grande trabalho de coleta e análise de dados que nos diferenciam de nossos concorrentes. 

Estude, estude, estude sem descansar, pois seus diplomas serão a chave da liberdade, da sua liberdade.

Lingopass é o resultado deste processo de busca que une o melhor da pedagogia, da neurociência e do coaching de performance com o melhor da tecnologia. Uma plataforma all-in-one onde se encontra tudo que é necessário para passar do nível básico (A1-CECR) ao nível mais avançado (C2-CECR), preparando o aluno para o mercado de trabalho: um teste online rápido e preciso, trilhas organizadas em etapas com atividades interativas autocorretivas, um laboratório de pronúncia, aulas de conversação diárias organizadas em grupos e por nível, tutoria por chat em tempo real, dicionário integrado, etc. Além  de um tour do mundo dos sotaques e culturas, pois cada nível está centrado em uma capital e um universo cultural a descobrir. 

Lepetitjournal.com - Como você analisa a situação atual do Brasil no que se refere à educação e emprego da mulher? 

Alexandrine Brami - A causa da mulher avançou bem nestes últimos 20 anos. As diferenças salariais entre homens e mulheres ainda são altas e a proporção de mulheres em muitos setores em forte crescimento ainda é baixa (tecnologia, principalmente), ou em conselhos de administração (menos de 8%). A revolução é lenta, mas real. 

A dificuldade surge quando os preconceitos se acumulam : uma mulher negra, sem capital econômico morando em uma zona desfavorecida tem poucas chances de sair da sua condição e de seu meio, pois a escola pública não faz seu papel de elevador social.

No Lingopass, 50% de nossos 3000 alunos são mulheres que entenderam a importância dos idiomas como fator de diferenciação e de ascensão social no mercado de trabalho, para ser admitida como estagiária, para negociar um salário melhor como jovem graduada ou para subir na hierarquia mais rapidamente.  

Alexandrine Brami no seu escritório em São Paulo / Foto: Vincent Bosson, 2022

Lepetitjournal.com - Da educação ao emprego, explique-nos as estratégias implementadas no Brasil.

Alexandrine Brami - Implementamos duas estratégias. A primeira, foi fazer do Lingopass mais que uma plataforma de formação, uma verdadeira ferramenta de seleção dos melhores talentos a serviço da empregabilidade dos jovens.

Desenvolvemos assim, a pedido de nossos clientes, um instrumento de acompanhamento ou painel que permite seguir em tempo real o comportamento dos alunos (assiduidade, progresso, notas) individualmente e em grupo. As escolas escritórios de outsourcing encontram com Lingopass o meio de observar o comportamento dos candidatos, de comparar suas performances e também identificar os melhores desempenhos para recrutar, valorizar e até mesmo desafiar. 

A segunda estratégia é abrir as portas do mundo a todos os brasileiros no momento em que as fronteiras se fecham: em fevereiro lançamos Lingoverse, espaço aberto e gratuito como os saguões de nossas universidades francesas onde todos podem entrar livremente. A essência do que é uma universidade: um espaço de acolhimento democrático, humanista e transformador.

Empoderar as pessoas talentosas com sonhos extraordinários.

Concretamente Lingoverse é um live study stream com oficinas em inglês, espanhol e francês das 8 às 21 horas e em breve 24 horas por dia. Atenderemos nas próximas semanas mais de 2 milhões de visitantes e participantes com uma programação incrível que mistura debates sobre a atualidade, workshops de carreira, ateliês de música e também streaming de jogos em inglês. Assim,  como a cobertura direta de eventos com convidados de prestígio, igual a um programa de televisão. 

Para passar da educação ao emprego, não é preciso muito: dar asas aos jovens, mostrar-lhes como é no exterior, nos países estrangeiros que parecem tão longe geograficamente e culturalmente para 90% da população brasileira. 

Aprender um idioma rapidamente e com prazer dá asas e, no Brasil de hoje, muito poder. “Empoderamos pessoas talentosas com sonhos extraordinários” – há muito é nosso lema, fazendo referência ao talento que todos temos que descobrir e alimentar, assim como ao poder motivador do sonho como descreve tão bem Boris Cyrulnik em seus trabalhos. 

Se nossos sonhos são motivadores, que sejam extraordinários! E que nós demos enfim um pouco de poder, e de voz, a estes jovens que serão os embaixadores de nossos valores. Este projeto é político, na verdade, sempre foi. No sentido mais nobre da palavra, não visa somente o Brasil, mas toda América Latina. 

Lepetitjournal.com - Para terminar, o que diria àquela criança que você foi?

Alexandrine Brami - Eu diria para continuar a sonhar, sempre mais alto, mais longe. Diria também o que meus pais me disseram: estude, estude, estude sem descansar, pois, seus diplomas serão a chave da liberdade, da sua liberdade.

Digo-lhe sempre: você fez boas escolhas, difíceis, mas são boas escolhas.

Confira a íntegra, em francês, dessa entrevista da Alexandrine Brami pelo link do Lepetitjournal.com.

Vincent Bosson

Vincent Bosson

Formado em Ciências da Educação e em Sociologia, Vicent Bosson é fotojornalista residente em São Paulo, correspondente do lepetitjournal.com para as edições no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo). 

Ver também:
10.8.24
Como a Entrevias está revolucionando a gestão rodoviária através da capacitação linguística?
20.11.24
Como a metodologia Lingopass impulsiona o ensino de idiomas nas empresas?
18.11.24
Como implementar um programa de idiomas para o setor de logística e transporte?
Faça Aulas gratuitas de conversação:
Sou Aluno
Seta apontando para a diagonal alta direita. Representando um link para outra página
lingonews
Receba novidades e conteúdos exclusivos em nossas newsletters.
Obrigado por se cadastrar!
Email inválido. Tente novamente ou use outro email.
Estamos na lista de Top 10 de Negócios em Expansão 2024, pela Exame.
Estamos na lista das 100 Latam EdTech mais promissoras de 2022 e 2023, pela HolonIQ
Estamos na lista de 100 Startups to Watch, pela Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Acelerado por grandes parceiros:
©Lingopass - todos os direitos reservados. Termo de Uso e Política de Privacidade