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por
Lingopass
24.8.2022

Tudo o que é e o que você precisa saber sobre Social Learning

Atualmente, a aprendizagem online e o social learning são pilares para as grandes companhias. Chegamos a essa realidade visto que, cada vez mais, temos que responder a novas exigências e necessidades do mercado de trabalho. Isso requer das empresas agilidade e flexibilidade para permanecerem vivas no negócio e, por conseguinte, mais treinamento e desenvolvimento das equipes.

Com a intenção de acompanhar esse ritmo, o modelo de ensino a distância (o famoso ead) chegou para ajudar a fomentar os programas de capacitação profissional, com efetividade e produtividade! Se você anseia em descobrir como impulsionar o seu sistema de ensino no sentido de potencializá-lo, temos o prazer de te informar que você está em busca do Social Learning.

O Social Learning conseguiu aumentar e sofisticar o nível de desenvolvimento dos funcionários e, com isso, contribuir para a  geração de valor agregado e resultados para os negócios das empresas! Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o social learning e teoria da aprendizagem social.

O que é social learning?

O Social Learning acredita que é possível aprender por meio do compartilhamento de experiências e conhecimento entre uma rede de pessoas. Além de ser uma metodologia de aprendizado em rede, embora seja um modelo mais informal, pode ser empregado na educação corporativa como um treinamento de equipe personalizado e otimizado. Isso tudo através de interações entre os colaboradores.

Há muitas teorias que foram propostas no decorrer dos anos para ajudar a explicar como as pessoas realmente aprendem. O Social Learning é proveniente do estudo de uma dessas teorias: a teoria da aprendizagem social. Essa teoria mostra que o processo de aprendizagem está ligado aos comportamentos sociais de um indivíduo.  

A partir de pesquisas sobre a teoria da aprendizagem social, foi possível reparar que as pessoas possuem tendência a imitar as outras, e que essa tendência é reforçada através de interações sociais. Em outras palavras, dentro do processo de aprendizado, novos comportamentos são desenvolvidos pelo ato de observar e reparar os outros.

Além disso, o Social Learning defende a postagem e o compartilhamento de conteúdos em ambientes corporativos, como por exemplo artigos, livros, vídeos, etc. Nesse sentido, essa metodologia de aprendizado acredita também que o ambiente corporativo pode ser controlado como uma plataforma de LMS ou nas redes sociais, de modo a promover o engajamento de diferentes opiniões e estimular a busca por certificações e cursos online na busca pelo aperfeiçoamento. Portanto, é possível dizer que a base do Social Learning é a troca e colaboração.

Para que serve o social learning? Conheça os benefícios

Treinamento de equipe sob medida

Fazer o uso do Social Learning nos vários contextos de T&D (treinamento e desenvolvimento) pode melhorar a experiência concebida na realização de um treinamento de equipe sob medida. Isso porque este método viabiliza a discussão de conteúdos e suas aplicações em diversos meios.

Uma boa forma de usufruir da troca de conhecimentos nesse contexto é, por exemplo: com base em uma vídeo aula, elaborar simulações para analisar as possibilidades de pôr em prática uma ideia.Isso sem levar em consideração que o Social Learning possibilita uma visão melhor das qualidades e habilidades de cada membro da equipe.

Há pouco tempo atrás, as companhias interessavam-se somente pelo currículo dos colaboradores, mas atualmente sabemos que identificar outras competências dos profissionais é algo relevante. Este método também possibilita entender como os funcionários trabalham em grupo, agem socialmente e como reagem a opiniões adversas etc.

Essa polivalência e flexibilidade das interações no Social Learning cria espaço para perguntas abertas. Dessa forma, foge um pouco de avaliações ou questionários e passa para a prática de treinamento além do remoto digital, de forma a obter uma proposta mais efetiva.  

Interação e autonomia nas equipes

O Social Learning é um método que propicia o aprendizado como um processo no qual o próprio conhecimento é o elemento que reproduz o ensino adiante. Dessa forma, os profissionais utilizam o que já sabem para interagir e desenvolver novas experiências de T&D.

Existe também motivações para que os funcionários consigam assimilar habilidades sob uma ótica diferente! Isso acontece através de uma proposta de ocupar um posto semelhante ao de outra pessoa, visando potencializar a percepção das habilidades sob uma ótica diferenciada, promover mais engajamento por parte da equipe e auxiliá-los a desenvolver outras práticas de interação entre si.

Todo esse estímulo a discussões e interações de inúmeros conteúdos gera exposição de novos pontos de vista. Dessa forma, o aprendizado ocorre com o ato de pôr em prática nossa própria experiência ao que aprendemos com base nos relatos dos colegas. Isso traz novas visões de uma determinada situação e, de certo, pode ajudar os profissionais a encontrarem outras maneiras de cumprir suas funções ou ajudar seus colegas. O treinamento realmente se faz sob medida e todos assimilam melhor como atuar em situações de trabalho.

Para um exemplo real, imagine a preparação de um treinamento de liderança que expõe um caso de um funcionário com dificuldade para equipar as peças de design com a estratégia da companhia. A partir desta situação, os funcionários desenvolvem um plano de ação para o colaborador com base no conteúdo que foi visto antes. Definidas as estratégias, cada profissional corrige os trabalhos de outros colegas a partir de uma pré-determinações de correção.

No final desse processo, o conteúdo é revisado pelos colegas e pelo responsável. Isso aumenta ainda mais as oportunidades de interação, além de deixar todos a par dos insights uns dos outros, possibilita o desenvolvimento de novas habilidades e abordagens e amplia os índices de retenção.

Facilita o processo de tomada de decisão

Como já citado anteriormente, o aprendizado com base na observação para posterior assimilação é parte contínua da realidade do ser humano. As crianças, por exemplo,  aprendem palavras e gestos observando o que os adultos fazem.

No treinamento de equipe sob medida, os profissionais assimilam as práticas e comportamentos de seus colegas e os resultados deles quando descobrem o que envolve a dinâmica. O que mais se aperfeiçoa disso é o processo de tomada de decisão, que compreende o que fazer em possíveis cenários do expediente. Desse modo levamos em consideração o que foi visto e assimilado anteriormente como pilar para as próximas situações.

Como aplicar o Social Learning

1. Aprendizagem contínua e colaborativa

Antes de tudo, é importante estar claro que o uso da aprendizagem social deve ser constante e colaborativa para de fato funcionar. O que você precisa para transformar isso em uma realidade é criar comunidades nas mídias, fóruns, grupos de interesse ou sistemas de coaching dentro do seu negócio. Tudo que impulsione o método!

2. Disponibilização do conteúdo

O social learning almeja que o ensino se desate dos métodos de aprendizagem tradicionais, como cursos de conteúdo pré-determinados. Fazendo as coisas da maneira que o Social Learning defende, é necessário incentivar as pessoas a buscarem os conteúdos para que a dinâmica aconteça.

Isso favorece a disposição do compartilhamento de conhecimento e troca de experiências entre os funcionários, o que transforma a rede de contatos e conhecimento em uma realidade.

Empregar este método para busca de conteúdo e compartilhamento é exatamente a meta da aprendizagem social. Mais do que padrões engessados e imutáveis, a essência é a dinâmica e a rede de conhecimento entre as pessoas.

3. Troca de informações entre os colaboradores

As companhias dispõem de conteúdos voltados para a missão da empresa. Mas você também pode fazer uso desse recurso para oferecer conteúdos mais exclusivos sobre assuntos técnicos para os profissionais. A partir disso, há uma troca de informação dinâmica e de fácil acesso entre os colaboradores.

Nessa conjuntura, é evidente que se inicia a criação de um novo conceito de equipe, bem mais participativa, disposta e engajada com a busca por soluções de problemas ou oportunidades de melhoria para o dia a dia da empresa. O compartilhamento das experiências e vivência estabelece um ambiente de empatia e ajuda bilateral.

4. Gamificação

A gamificação pode auxiliar a sua estratégia de aprendizagem! Use mecânicas de jogos para engajar, incentivar comportamentos e promover de modo mais acessível o aprendizado de pessoas em situações reais. Essa técnica pode ser fundamental para o engajamento das equipes em sua companhia, já que viabiliza que os colaboradores troquem experiências, interajam mais, sejam mais ativos e criem rankings propulsores entre si.

Essas dinâmicas estimulam que as habilidades e aprendizagem estejam sempre em constante e ininterrupto crescimento, o que permite a aplicação no trabalho.

5. Ferramentas online para gestão da aprendizagem

Use plataformas LMS para te ajudar na gestão da aprendizagem. Elas oferecem suporte à aprendizagem, aprimoram o desempenho dos funcionários, auxiliam na aplicação dos conteúdos e dão suporte na análise de performance deles em sua instituição empresarial.

Social Learning com o Lingopass

O Lingopass é uma edtech do Brasil fundada por profissionais renomados da área de educação e tecnologia. O Lingopass surgiu em meio a pandemia de coronavírus com o intuito de fortalecer o bilinguismo, a inclusão e a empregabilidade para todos, promovendo o ensino de idiomas  estrangeiras ainda mais longe por meio do e-Learning, oferecendo um ensino de qualidade, acessível, que valoriza a inovação e o prazer de aprender novas línguas.

Com sede na cidade de São Paulo e alcance mundial, o Lingopass é uma plataforma de capacitação idiomas e multicanal voltada para o mercado corporativo e educacional. Disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, reúne o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para levar a seus alunos trilhas de aprendizagem otimizadas que se moldam ao tipo de personalidade do aprendiz, solucionando o problema do engajamento e finalização dos cursos, o grande estigma da área.

Em suma, utilizando as técnicas do social learning o Lingopass promove um ensino de qualidade diferenciado para os colaboradores das grandes empresas.

Tudo o que é e o que você precisa saber sobre Social Learning

por
Lingopass
24.8.2022
Tempo de leitura:

Atualmente, a aprendizagem online e o social learning são pilares para as grandes companhias. Chegamos a essa realidade visto que, cada vez mais, temos que responder a novas exigências e necessidades do mercado de trabalho. Isso requer das empresas agilidade e flexibilidade para permanecerem vivas no negócio e, por conseguinte, mais treinamento e desenvolvimento das equipes.

Com a intenção de acompanhar esse ritmo, o modelo de ensino a distância (o famoso ead) chegou para ajudar a fomentar os programas de capacitação profissional, com efetividade e produtividade! Se você anseia em descobrir como impulsionar o seu sistema de ensino no sentido de potencializá-lo, temos o prazer de te informar que você está em busca do Social Learning.

O Social Learning conseguiu aumentar e sofisticar o nível de desenvolvimento dos funcionários e, com isso, contribuir para a  geração de valor agregado e resultados para os negócios das empresas! Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o social learning e teoria da aprendizagem social.

O que é social learning?

O Social Learning acredita que é possível aprender por meio do compartilhamento de experiências e conhecimento entre uma rede de pessoas. Além de ser uma metodologia de aprendizado em rede, embora seja um modelo mais informal, pode ser empregado na educação corporativa como um treinamento de equipe personalizado e otimizado. Isso tudo através de interações entre os colaboradores.

Há muitas teorias que foram propostas no decorrer dos anos para ajudar a explicar como as pessoas realmente aprendem. O Social Learning é proveniente do estudo de uma dessas teorias: a teoria da aprendizagem social. Essa teoria mostra que o processo de aprendizagem está ligado aos comportamentos sociais de um indivíduo.  

A partir de pesquisas sobre a teoria da aprendizagem social, foi possível reparar que as pessoas possuem tendência a imitar as outras, e que essa tendência é reforçada através de interações sociais. Em outras palavras, dentro do processo de aprendizado, novos comportamentos são desenvolvidos pelo ato de observar e reparar os outros.

Além disso, o Social Learning defende a postagem e o compartilhamento de conteúdos em ambientes corporativos, como por exemplo artigos, livros, vídeos, etc. Nesse sentido, essa metodologia de aprendizado acredita também que o ambiente corporativo pode ser controlado como uma plataforma de LMS ou nas redes sociais, de modo a promover o engajamento de diferentes opiniões e estimular a busca por certificações e cursos online na busca pelo aperfeiçoamento. Portanto, é possível dizer que a base do Social Learning é a troca e colaboração.

Para que serve o social learning? Conheça os benefícios

Treinamento de equipe sob medida

Fazer o uso do Social Learning nos vários contextos de T&D (treinamento e desenvolvimento) pode melhorar a experiência concebida na realização de um treinamento de equipe sob medida. Isso porque este método viabiliza a discussão de conteúdos e suas aplicações em diversos meios.

Uma boa forma de usufruir da troca de conhecimentos nesse contexto é, por exemplo: com base em uma vídeo aula, elaborar simulações para analisar as possibilidades de pôr em prática uma ideia.Isso sem levar em consideração que o Social Learning possibilita uma visão melhor das qualidades e habilidades de cada membro da equipe.

Há pouco tempo atrás, as companhias interessavam-se somente pelo currículo dos colaboradores, mas atualmente sabemos que identificar outras competências dos profissionais é algo relevante. Este método também possibilita entender como os funcionários trabalham em grupo, agem socialmente e como reagem a opiniões adversas etc.

Essa polivalência e flexibilidade das interações no Social Learning cria espaço para perguntas abertas. Dessa forma, foge um pouco de avaliações ou questionários e passa para a prática de treinamento além do remoto digital, de forma a obter uma proposta mais efetiva.  

Interação e autonomia nas equipes

O Social Learning é um método que propicia o aprendizado como um processo no qual o próprio conhecimento é o elemento que reproduz o ensino adiante. Dessa forma, os profissionais utilizam o que já sabem para interagir e desenvolver novas experiências de T&D.

Existe também motivações para que os funcionários consigam assimilar habilidades sob uma ótica diferente! Isso acontece através de uma proposta de ocupar um posto semelhante ao de outra pessoa, visando potencializar a percepção das habilidades sob uma ótica diferenciada, promover mais engajamento por parte da equipe e auxiliá-los a desenvolver outras práticas de interação entre si.

Todo esse estímulo a discussões e interações de inúmeros conteúdos gera exposição de novos pontos de vista. Dessa forma, o aprendizado ocorre com o ato de pôr em prática nossa própria experiência ao que aprendemos com base nos relatos dos colegas. Isso traz novas visões de uma determinada situação e, de certo, pode ajudar os profissionais a encontrarem outras maneiras de cumprir suas funções ou ajudar seus colegas. O treinamento realmente se faz sob medida e todos assimilam melhor como atuar em situações de trabalho.

Para um exemplo real, imagine a preparação de um treinamento de liderança que expõe um caso de um funcionário com dificuldade para equipar as peças de design com a estratégia da companhia. A partir desta situação, os funcionários desenvolvem um plano de ação para o colaborador com base no conteúdo que foi visto antes. Definidas as estratégias, cada profissional corrige os trabalhos de outros colegas a partir de uma pré-determinações de correção.

No final desse processo, o conteúdo é revisado pelos colegas e pelo responsável. Isso aumenta ainda mais as oportunidades de interação, além de deixar todos a par dos insights uns dos outros, possibilita o desenvolvimento de novas habilidades e abordagens e amplia os índices de retenção.

Facilita o processo de tomada de decisão

Como já citado anteriormente, o aprendizado com base na observação para posterior assimilação é parte contínua da realidade do ser humano. As crianças, por exemplo,  aprendem palavras e gestos observando o que os adultos fazem.

No treinamento de equipe sob medida, os profissionais assimilam as práticas e comportamentos de seus colegas e os resultados deles quando descobrem o que envolve a dinâmica. O que mais se aperfeiçoa disso é o processo de tomada de decisão, que compreende o que fazer em possíveis cenários do expediente. Desse modo levamos em consideração o que foi visto e assimilado anteriormente como pilar para as próximas situações.

Como aplicar o Social Learning

1. Aprendizagem contínua e colaborativa

Antes de tudo, é importante estar claro que o uso da aprendizagem social deve ser constante e colaborativa para de fato funcionar. O que você precisa para transformar isso em uma realidade é criar comunidades nas mídias, fóruns, grupos de interesse ou sistemas de coaching dentro do seu negócio. Tudo que impulsione o método!

2. Disponibilização do conteúdo

O social learning almeja que o ensino se desate dos métodos de aprendizagem tradicionais, como cursos de conteúdo pré-determinados. Fazendo as coisas da maneira que o Social Learning defende, é necessário incentivar as pessoas a buscarem os conteúdos para que a dinâmica aconteça.

Isso favorece a disposição do compartilhamento de conhecimento e troca de experiências entre os funcionários, o que transforma a rede de contatos e conhecimento em uma realidade.

Empregar este método para busca de conteúdo e compartilhamento é exatamente a meta da aprendizagem social. Mais do que padrões engessados e imutáveis, a essência é a dinâmica e a rede de conhecimento entre as pessoas.

3. Troca de informações entre os colaboradores

As companhias dispõem de conteúdos voltados para a missão da empresa. Mas você também pode fazer uso desse recurso para oferecer conteúdos mais exclusivos sobre assuntos técnicos para os profissionais. A partir disso, há uma troca de informação dinâmica e de fácil acesso entre os colaboradores.

Nessa conjuntura, é evidente que se inicia a criação de um novo conceito de equipe, bem mais participativa, disposta e engajada com a busca por soluções de problemas ou oportunidades de melhoria para o dia a dia da empresa. O compartilhamento das experiências e vivência estabelece um ambiente de empatia e ajuda bilateral.

4. Gamificação

A gamificação pode auxiliar a sua estratégia de aprendizagem! Use mecânicas de jogos para engajar, incentivar comportamentos e promover de modo mais acessível o aprendizado de pessoas em situações reais. Essa técnica pode ser fundamental para o engajamento das equipes em sua companhia, já que viabiliza que os colaboradores troquem experiências, interajam mais, sejam mais ativos e criem rankings propulsores entre si.

Essas dinâmicas estimulam que as habilidades e aprendizagem estejam sempre em constante e ininterrupto crescimento, o que permite a aplicação no trabalho.

5. Ferramentas online para gestão da aprendizagem

Use plataformas LMS para te ajudar na gestão da aprendizagem. Elas oferecem suporte à aprendizagem, aprimoram o desempenho dos funcionários, auxiliam na aplicação dos conteúdos e dão suporte na análise de performance deles em sua instituição empresarial.

Social Learning com o Lingopass

O Lingopass é uma edtech do Brasil fundada por profissionais renomados da área de educação e tecnologia. O Lingopass surgiu em meio a pandemia de coronavírus com o intuito de fortalecer o bilinguismo, a inclusão e a empregabilidade para todos, promovendo o ensino de idiomas  estrangeiras ainda mais longe por meio do e-Learning, oferecendo um ensino de qualidade, acessível, que valoriza a inovação e o prazer de aprender novas línguas.

Com sede na cidade de São Paulo e alcance mundial, o Lingopass é uma plataforma de capacitação idiomas e multicanal voltada para o mercado corporativo e educacional. Disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, reúne o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para levar a seus alunos trilhas de aprendizagem otimizadas que se moldam ao tipo de personalidade do aprendiz, solucionando o problema do engajamento e finalização dos cursos, o grande estigma da área.

Em suma, utilizando as técnicas do social learning o Lingopass promove um ensino de qualidade diferenciado para os colaboradores das grandes empresas.

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