O que é gamificação e como ela pode beneficiar seus colaboradores
Gamificação: entenda o que é, quais são seus benefícios e como aplicar
O mercado de games vem se tornando um dos maiores mercados quando o assunto é entretenimento. Isso acabou abrindo os olhos para diversos setores corporativos trazerem ideias novas para dentro do mercado de trabalho. Tendo isso em mente, é importante saber o que é gamificação e como ela pode ser útil na sua empresa.
Pode-se observar que a gamificação tem sido cada vez mais uma tendência em diversos mercados, e não só no mercado de games propriamente dito, mas acontece que esse conceito é muito utilizado há bastante tempo e, às vezes, até mesmo de forma inconsciente, de modo a otimizar diversas tarefas do dia a dia, realizando-as com a maior eficiência possível. Veja ao longo do texto de que maneira isso ocorre e quais os benefícios desse processo.
O que é Gamificação?
A gamificação nada mais é do que uma nomenclatura para uma atividade que sempre foi realizada por pais e mães e até mesmo em ambientes de estudo ou corporativos. Existem diversas formas de se realizarem tarefas, mas o ser humano sempre vai buscar uma alternativa que seja a mais prazerosa ou a mais eficiente e rápida para resolvê-la.
A gamificação é justamente a realização de atividades lúdicas para a realização de tarefas, sejam elas de modo individual ou em grupo. Talvez dessa forma seja algo ainda bastante abstrato mas, no desenvolvimento humano, é comum passar por diversas experiências inconscientes de gamificação. Um exemplo muito comum é no ambiente familiar, com pais, irmãos, primos, tios, tias, e avós, onde se estimula uma competição para ver quem realiza determinada tarefa mais rápido ou melhor.
Então, esse simples estímulo à competição acaba sendo bastante benéfico para a realização de uma determinada tarefa. Com isso, a tarefa é realizada de forma mais rápida, eficiente e prazerosa.
Como a Gamificação pode ajudar?
Diante da história da humanidade, Aristóteles traz três divisões que definem o comportamento humano. O primeiro conceito e mais conhecido é o do Homo Sapiens, que traz consigo a ideia de ser aquele que pensa ou um homem pensante. Nessa fase, a preocupação do ser humano era racional e portanto se direcionava a garantir a sua sobrevivência.
Próximo à 1ª Revolução Industrial, o conceito de Homo Faber se evidencia, por ser justamente aquele homem das atividades laborais que encontrava na atuação das fábricas, uma forma de sustento e, portanto, trabalhava para viver e vivia para trabalhar. Com o passar do tempo, foi se percebendo que as diversas horas seguidas de jornada de trabalho representavam um regime extremamente desgastante e improdutivo, pensando na capacidade humana.
A partir disso, o conceito de Homo Ludens se aflora, uma vez que, com mais tempo disponível, o homem precisava de algo para se entreter e fazia o uso de jogos, passava tempo com a família e diversas outras atividades que tinham o foco no prazer individual ou coletivo.
Apesar de muitos estudiosos da área de sociologia e antropologia se utilizarem desses marcos temporais para conseguir explicar e exemplificar esse conceito, o Homo Sapiens, Homo Faber e o Homo Ludens são coexistentes. Sendo assim, a gamificação consegue se utilizar de diversos fatores do comportamento e da natureza humana para potencializar a produtividade dos colaboradores e também conseguir trazer mais eficiência na realização de determinadas tarefas. O ser humano é competitivo por natureza, e a competição realizada de maneira sadia é sempre benéfica para qualquer ambiente.
Benefícios da Gamificação na empresa
A gamificação é capaz de trazer para um ambiente corporativo diversos elementos distintos que auxiliam de maneira bastante significativa na relação de cada indivíduo com a empresa e com os seus colegas de profissão, sejam eles de mesma função, ou não. Não há nada mais eficaz para a integração do que permitir trabalhos em grupos com pessoas distintas através de um modelo de gamificação. Esse é só um dos benefícios dessa prática, confira abaixo um pouco mais.
Realização de tarefas otimizadas
A realização de práticas de gamificação permitem aos colaboradores a realização de diversas tarefas em um modo “competitivo e dinâmico”, o que faz com que a otimização seja pensada de modo a beneficiar a realização da tarefa, mas trazendo destaque a todos os elementos do processo também, como a forma em que se realiza tal tarefa, quem realiza, e também na elaboração de diversas discussões acerca das melhores alternativas para determinado processo.
Aumento da satisfação e produtividade
Obviamente que muitas das pessoas acabam participando de atividades laborais, porque assim como o Homo Faber, o trabalho é parte essencial na sobrevivência, principalmente atrelado a questões financeiras. Apesar disso, é muito mais eficiente quando o colaborador gosta daquilo que faz e sente vontade de ser parte da empresa e de atuar com determinado setor.
A gamificação traz para aqueles que se veem em uma situação de “dependência financeira” do trabalho, uma alternativa para que, de fato, as tarefas realizadas em ambiente corporativo sejam prazerosas. Isso aumenta consideravelmente a satisfação pessoal dos colaboradores, e também a produtividade.
Integração
Um ponto muito importante dentro das lógicas organizacionais é justamente essa questão de se sentir parte de algo maior, ou entender como a sua colaboração afeta diretamente no sucesso ou no insucesso da empresa. Desse modo, as práticas de gamificação são fundamentais para conseguir garantir que diversos colaboradores de um mesmo setor, mas em cargos distintos, ou até mesmo de setores distintos, consigam trabalhar em grupo em prol da realização de uma tarefa maior do que a própria individualidade.
Esse é o momento de permitir integração de chefes, coordenadores, subordinados e diversos outros colaboradores, em um momento sem vaidade profissional, garantindo que se construa uma noção de pertencimento à empresa e uma boa relação com os colegas de grupo.
Como aplicar a Gamificação na sua empresa
Aplicar a gamificação pode ser bastante complexo e para isso é preciso fazer uma organização prévia de modo que seja possível compreender diversos detalhes acerca do processo e também dos envolvidos. Para isso, confira abaixo algumas dicas de como aplicar a gamificação.
Traçar objetivos claros
É muito mais fácil ao elaborar uma prática, ter objetivos claros, afinal, os fins têm que justificar os meios. Sendo assim, tendo ideia de onde você quer chegar, é fundamental pensar nas formas de chegar até tal lugar, é a partir disso que se desenvolvem as dinâmicas.
Estimular integração
O espaço corporativo é beneficiado consideravelmente quando há integração entre os colaboradores de maneira sadia e voltada para o trabalho, ajudando também na melhoria da convivência. Por isso, as práticas de gamificação devem estimular a integração, seja por meio de atividades e dinâmicas de grupo, ou por questões relacionadas à convivência e a troca de experiências para realizar tarefas individuais.
Abrir espaço para erros
Essa dica é muito controversa mas é algo extremamente eficaz: abrir espaços para erros é fundamental para desenvolvimento da autoconfiança, mas também para conseguir utilizar aquele ambiente como uma forma de aprendizagem. O objetivo é desenvolver tarefas e os próprios colaboradores e, levando esse aspecto em conta, permitir a possibilidade de errar é fundamental. Permitir o erro e abrir espaço para tal, não quer dizer que obrigatoriamente os colaboradores vão errar, é justamente o oposto. Quanto maior a liberdade para o erro, menor é o índice de erros.
Explicar como esse processo pode ser benéfico
É muito importante que as pessoas envolvidas no processo entendam o que é o processo, pois dessa maneira se sentem parte de algo maior, e conseguem seguir alinhadas a uma visão empresarial de como aquilo pode ser benéfico.
Desafios da Gamificação
A gamificação, apesar de ser normalmente atrelada a práticas informais ou coisas desse tipo, não é necessariamente parte de um ambiente mais descontraído, e esse tipo de pensamento pode acabar causando diversas má interpretações acerca do processo. Confira alguns dos principais desafios desse processo.
Seriedade
Por criar momentos descontraídos e dinâmicas sem muita restrição, existem diversos casos de práticas nas quais a seriedade dos processos e de como eram conduzidos se perdeu no caminho. É importante entender que apesar de ser uma atividade focada no entretenimento, existe um propósito por trás, que na verdade é o que de fato importa para a empresa. Desse modo, é fundamental garantir, de forma um pouco menos irrestrita, a seriedade do processo.
Entender que continua sendo um trabalho
Entender que se trata de um trabalho é fundamental para ambos os lados, o empresarial e o dos colaboradores. Isso se deve ao fato de que, o desenvolvimento de jogos e dinâmicas e brincadeiras, é em prol da manutenção e do melhor aproveitamento das atividades profissionais. Para isso, as dinâmicas precisam estar de acordo com o público que irá realizá-las, e na contramão, o público precisa também ter em mente que as dinâmicas são parte essencial do desenvolvimento do seu trabalho.
Considerações Finais
Entender o que é gamificação é uma ótima forma de conseguir trazer integração e otimização de diversas tarefas em ambientes corporativos, estimulando, além disso, o desenvolvimento de autoconfiança profissional e também do sentimento de pertencimento a um projeto maior. Isso faz com que o aumento seja significativo em relação às questões que envolvem a satisfação profissional e a produtividade de cada colaborador.
Atrelado às dinâmicas corporativas, é fundamental entender o que é gamificação, como foi explicado ao longo deste post. Dito isso, fica aqui o convite para que você conheça o Lingopass, uma plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional. Disponível todos os dias de semana e 24 horas por dia, a plataforma une o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para oferecer diversos caminhos de aprendizagem que se moldam ao tipo de personalidade do aluno e resolvem as dificuldades de engajamento e conclusão de cursos. Para saber mais clique aqui.
Gamificação: entenda o que é, quais são seus benefícios e como aplicar
O mercado de games vem se tornando um dos maiores mercados quando o assunto é entretenimento. Isso acabou abrindo os olhos para diversos setores corporativos trazerem ideias novas para dentro do mercado de trabalho. Tendo isso em mente, é importante saber o que é gamificação e como ela pode ser útil na sua empresa.
Pode-se observar que a gamificação tem sido cada vez mais uma tendência em diversos mercados, e não só no mercado de games propriamente dito, mas acontece que esse conceito é muito utilizado há bastante tempo e, às vezes, até mesmo de forma inconsciente, de modo a otimizar diversas tarefas do dia a dia, realizando-as com a maior eficiência possível. Veja ao longo do texto de que maneira isso ocorre e quais os benefícios desse processo.
O que é Gamificação?
A gamificação nada mais é do que uma nomenclatura para uma atividade que sempre foi realizada por pais e mães e até mesmo em ambientes de estudo ou corporativos. Existem diversas formas de se realizarem tarefas, mas o ser humano sempre vai buscar uma alternativa que seja a mais prazerosa ou a mais eficiente e rápida para resolvê-la.
A gamificação é justamente a realização de atividades lúdicas para a realização de tarefas, sejam elas de modo individual ou em grupo. Talvez dessa forma seja algo ainda bastante abstrato mas, no desenvolvimento humano, é comum passar por diversas experiências inconscientes de gamificação. Um exemplo muito comum é no ambiente familiar, com pais, irmãos, primos, tios, tias, e avós, onde se estimula uma competição para ver quem realiza determinada tarefa mais rápido ou melhor.
Então, esse simples estímulo à competição acaba sendo bastante benéfico para a realização de uma determinada tarefa. Com isso, a tarefa é realizada de forma mais rápida, eficiente e prazerosa.
Como a Gamificação pode ajudar?
Diante da história da humanidade, Aristóteles traz três divisões que definem o comportamento humano. O primeiro conceito e mais conhecido é o do Homo Sapiens, que traz consigo a ideia de ser aquele que pensa ou um homem pensante. Nessa fase, a preocupação do ser humano era racional e portanto se direcionava a garantir a sua sobrevivência.
Próximo à 1ª Revolução Industrial, o conceito de Homo Faber se evidencia, por ser justamente aquele homem das atividades laborais que encontrava na atuação das fábricas, uma forma de sustento e, portanto, trabalhava para viver e vivia para trabalhar. Com o passar do tempo, foi se percebendo que as diversas horas seguidas de jornada de trabalho representavam um regime extremamente desgastante e improdutivo, pensando na capacidade humana.
A partir disso, o conceito de Homo Ludens se aflora, uma vez que, com mais tempo disponível, o homem precisava de algo para se entreter e fazia o uso de jogos, passava tempo com a família e diversas outras atividades que tinham o foco no prazer individual ou coletivo.
Apesar de muitos estudiosos da área de sociologia e antropologia se utilizarem desses marcos temporais para conseguir explicar e exemplificar esse conceito, o Homo Sapiens, Homo Faber e o Homo Ludens são coexistentes. Sendo assim, a gamificação consegue se utilizar de diversos fatores do comportamento e da natureza humana para potencializar a produtividade dos colaboradores e também conseguir trazer mais eficiência na realização de determinadas tarefas. O ser humano é competitivo por natureza, e a competição realizada de maneira sadia é sempre benéfica para qualquer ambiente.
Benefícios da Gamificação na empresa
A gamificação é capaz de trazer para um ambiente corporativo diversos elementos distintos que auxiliam de maneira bastante significativa na relação de cada indivíduo com a empresa e com os seus colegas de profissão, sejam eles de mesma função, ou não. Não há nada mais eficaz para a integração do que permitir trabalhos em grupos com pessoas distintas através de um modelo de gamificação. Esse é só um dos benefícios dessa prática, confira abaixo um pouco mais.
Realização de tarefas otimizadas
A realização de práticas de gamificação permitem aos colaboradores a realização de diversas tarefas em um modo “competitivo e dinâmico”, o que faz com que a otimização seja pensada de modo a beneficiar a realização da tarefa, mas trazendo destaque a todos os elementos do processo também, como a forma em que se realiza tal tarefa, quem realiza, e também na elaboração de diversas discussões acerca das melhores alternativas para determinado processo.
Aumento da satisfação e produtividade
Obviamente que muitas das pessoas acabam participando de atividades laborais, porque assim como o Homo Faber, o trabalho é parte essencial na sobrevivência, principalmente atrelado a questões financeiras. Apesar disso, é muito mais eficiente quando o colaborador gosta daquilo que faz e sente vontade de ser parte da empresa e de atuar com determinado setor.
A gamificação traz para aqueles que se veem em uma situação de “dependência financeira” do trabalho, uma alternativa para que, de fato, as tarefas realizadas em ambiente corporativo sejam prazerosas. Isso aumenta consideravelmente a satisfação pessoal dos colaboradores, e também a produtividade.
Integração
Um ponto muito importante dentro das lógicas organizacionais é justamente essa questão de se sentir parte de algo maior, ou entender como a sua colaboração afeta diretamente no sucesso ou no insucesso da empresa. Desse modo, as práticas de gamificação são fundamentais para conseguir garantir que diversos colaboradores de um mesmo setor, mas em cargos distintos, ou até mesmo de setores distintos, consigam trabalhar em grupo em prol da realização de uma tarefa maior do que a própria individualidade.
Esse é o momento de permitir integração de chefes, coordenadores, subordinados e diversos outros colaboradores, em um momento sem vaidade profissional, garantindo que se construa uma noção de pertencimento à empresa e uma boa relação com os colegas de grupo.
Como aplicar a Gamificação na sua empresa
Aplicar a gamificação pode ser bastante complexo e para isso é preciso fazer uma organização prévia de modo que seja possível compreender diversos detalhes acerca do processo e também dos envolvidos. Para isso, confira abaixo algumas dicas de como aplicar a gamificação.
Traçar objetivos claros
É muito mais fácil ao elaborar uma prática, ter objetivos claros, afinal, os fins têm que justificar os meios. Sendo assim, tendo ideia de onde você quer chegar, é fundamental pensar nas formas de chegar até tal lugar, é a partir disso que se desenvolvem as dinâmicas.
Estimular integração
O espaço corporativo é beneficiado consideravelmente quando há integração entre os colaboradores de maneira sadia e voltada para o trabalho, ajudando também na melhoria da convivência. Por isso, as práticas de gamificação devem estimular a integração, seja por meio de atividades e dinâmicas de grupo, ou por questões relacionadas à convivência e a troca de experiências para realizar tarefas individuais.
Abrir espaço para erros
Essa dica é muito controversa mas é algo extremamente eficaz: abrir espaços para erros é fundamental para desenvolvimento da autoconfiança, mas também para conseguir utilizar aquele ambiente como uma forma de aprendizagem. O objetivo é desenvolver tarefas e os próprios colaboradores e, levando esse aspecto em conta, permitir a possibilidade de errar é fundamental. Permitir o erro e abrir espaço para tal, não quer dizer que obrigatoriamente os colaboradores vão errar, é justamente o oposto. Quanto maior a liberdade para o erro, menor é o índice de erros.
Explicar como esse processo pode ser benéfico
É muito importante que as pessoas envolvidas no processo entendam o que é o processo, pois dessa maneira se sentem parte de algo maior, e conseguem seguir alinhadas a uma visão empresarial de como aquilo pode ser benéfico.
Desafios da Gamificação
A gamificação, apesar de ser normalmente atrelada a práticas informais ou coisas desse tipo, não é necessariamente parte de um ambiente mais descontraído, e esse tipo de pensamento pode acabar causando diversas má interpretações acerca do processo. Confira alguns dos principais desafios desse processo.
Seriedade
Por criar momentos descontraídos e dinâmicas sem muita restrição, existem diversos casos de práticas nas quais a seriedade dos processos e de como eram conduzidos se perdeu no caminho. É importante entender que apesar de ser uma atividade focada no entretenimento, existe um propósito por trás, que na verdade é o que de fato importa para a empresa. Desse modo, é fundamental garantir, de forma um pouco menos irrestrita, a seriedade do processo.
Entender que continua sendo um trabalho
Entender que se trata de um trabalho é fundamental para ambos os lados, o empresarial e o dos colaboradores. Isso se deve ao fato de que, o desenvolvimento de jogos e dinâmicas e brincadeiras, é em prol da manutenção e do melhor aproveitamento das atividades profissionais. Para isso, as dinâmicas precisam estar de acordo com o público que irá realizá-las, e na contramão, o público precisa também ter em mente que as dinâmicas são parte essencial do desenvolvimento do seu trabalho.
Considerações Finais
Entender o que é gamificação é uma ótima forma de conseguir trazer integração e otimização de diversas tarefas em ambientes corporativos, estimulando, além disso, o desenvolvimento de autoconfiança profissional e também do sentimento de pertencimento a um projeto maior. Isso faz com que o aumento seja significativo em relação às questões que envolvem a satisfação profissional e a produtividade de cada colaborador.
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