Lingotalks com Kelvin Almeida #24: Como construir uma marca forte
Pensar em comunicação não é apenas relacionado ao que falamos; outros aspectos que fazem parte do desenvolvimento estão nos símbolos, cores e tipografia. Toda uma combinação intencional se controla uma marca; saber os elementos que auxiliam a construção de uma marca forte.
Kevin Almeida, em nosso bate-papo, trouxe sua experiência em design gráfico. Ele iniciou no empreendedorismo para criar sua própria empresa de branding, Kelvin All.
Com uma carreira profissional com mais de 10 anos, Kelvin estudou, aprendeu e desenvolveu técnicas para transformar negócios locais em marcas memoráveis.
O que significa ter uma marca forte nos dias de hoje?
Quando observamos a comunicação de muitas empresas, notamos uma uniformidade significativa. Há uma grande semelhança na forma como é apresentada. No TikTok, por exemplo, os anúncios parecem muito semelhantes, com a mesma dança, música, etc. Pensando em uma marca, é necessário ser um "poliglota", saber usar a linguagem de cada rede, como LinkedIn, YouTube e Instagram.
Se quiser construir uma marca forte, é necessário pensar na reputação, compreender o branding; ter uma marca forte é ser coerente. Associar o branding com a coerência dos valores, visão e outros aspectos é essencial.
Lingotalks com Kelvin Almeida #24: Como construir uma marca forte
Pensar em comunicação não é apenas relacionado ao que falamos; outros aspectos que fazem parte do desenvolvimento estão nos símbolos, cores e tipografia. Toda uma combinação intencional se controla uma marca; saber os elementos que auxiliam a construção de uma marca forte.
Kevin Almeida, em nosso bate-papo, trouxe sua experiência em design gráfico. Ele iniciou no empreendedorismo para criar sua própria empresa de branding, Kelvin All.
Com uma carreira profissional com mais de 10 anos, Kelvin estudou, aprendeu e desenvolveu técnicas para transformar negócios locais em marcas memoráveis.
O que significa ter uma marca forte nos dias de hoje?
Quando observamos a comunicação de muitas empresas, notamos uma uniformidade significativa. Há uma grande semelhança na forma como é apresentada. No TikTok, por exemplo, os anúncios parecem muito semelhantes, com a mesma dança, música, etc. Pensando em uma marca, é necessário ser um "poliglota", saber usar a linguagem de cada rede, como LinkedIn, YouTube e Instagram.
Se quiser construir uma marca forte, é necessário pensar na reputação, compreender o branding; ter uma marca forte é ser coerente. Associar o branding com a coerência dos valores, visão e outros aspectos é essencial.
Quais são as etapas importantes no processo de construção de uma marca forte?
Dividimos em 3 fases: O primeiro passo é o processo de luz interna, trazendo a coerência de dentro para fora. Responder a pergunta sobre o que se deseja vender, seja serviço ou produto, compreendendo tudo o que a empresa tem a oferecer ao consumidor e identificando seu diferencial.
O segundo passo envolve a luz externa. Após resolver as questões internas, é crucial focar na percepção externa, compreendendo os princípios do branding e tudo que irá se conectar com o público-alvo. No terceiro momento, é essencial criar uma experiência memorável que acompanhe os movimentos do mercado.
Dicas para uma marca iniciante ganhar visibilidade:
Primeiramente, é necessário compreender que não há mais uma divisão clara entre empresas offline e online; tudo se entrelaça. Entender quais ferramentas digitais a empresa utilizará com mais eficácia é essencial. O Instagram, por exemplo, é uma plataforma em que muitas marcas conseguem se destacar. Compreender que a linguagem desempenha um papel fundamental na estrutura da marca; uma linguagem institucionalizada e inflexível não conecta. A empresa precisa compreender o comportamento dessas ferramentas e como as pessoas se conectam a elas.