Lingopass marca presença novamente na lista anual de 2023 da HolonIQ
O Lingopass está novamente na lista anual de 2023 da HolonIQ com as 100 melhores edtechs, ocupando o segmento language learning.
O Latin America EdTech 100 tem como objetivo principal identificar startups na região que sejam jovens, estejam em rápido crescimento e que destacam pela inovação no setor de aprendizagem, ensino e qualificação. Para isso, são utilizados dados e insights da Plataforma de Inteligência de Impacto, além de avaliações qualitativas realizadas pela Unidade de Inteligência da HolonIQ e por especialistas do mercado local.
As organizações são submetidas a critérios de elegibilidade e avaliação, com ênfase na exclusão de EdTechs que tenham mais de 10 anos de fundação.
Lingopass marca presença novamente na lista anual de 2023 da HolonIQ
O Lingopass está novamente na lista anual de 2023 da HolonIQ com as 100 melhores edtechs, ocupando o segmento language learning.
O Latin America EdTech 100 tem como objetivo principal identificar startups na região que sejam jovens, estejam em rápido crescimento e que destacam pela inovação no setor de aprendizagem, ensino e qualificação. Para isso, são utilizados dados e insights da Plataforma de Inteligência de Impacto, além de avaliações qualitativas realizadas pela Unidade de Inteligência da HolonIQ e por especialistas do mercado local.
As organizações são submetidas a critérios de elegibilidade e avaliação, com ênfase na exclusão de EdTechs que tenham mais de 10 anos de fundação.
A gestão educacional se destaca como a maior categoria na lista deste ano, representando 30% do grupo, seguida de perto por força de trabalho e talentos, com quase 20%. A lacuna de habilidades na América Latina é amplamente reconhecida, com quase metade das empresas listadas este ano operando no setor de educação e treinamento da força de trabalho.
Uma em cada cinco startups é dedicada ao fornecimento de aprimoramento profissional ou bootcamps, incluindo nomes como Digital House, Henry e StartSe. No segmento K12, as startups listadas este ano abordam uma ampla gama de necessidades, desde recursos de aprendizagem digital, como Jovens Gênios, até soluções para currículo transdisciplinar, como Knotion, e plataformas para experiências de aprendizagem, como Scale Up. Além disso, há foco em habilidades de leitura, com empresas como Árvore, e em programas de formação de professores, como Schoolastic.
Um equilíbrio relativamente estável entre os modelos Direct-to-Consumer e EdTech B2B ilustra as necessidades institucionais e dos alunos.
Os modelos de negócio voltados para o consumidor final (B2C) estão superando aqueles direcionados a outras empresas (B2B), à medida que indivíduos e pais buscam soluções de educação e treinamento que não são oferecidas por meio de instituições formais. Um pouco mais da metade das empresas que operam no modelo direto ao consumidor (D2C) atuam no setor de força de trabalho, principalmente oferecendo soluções de aprimoramento profissional. Outras empresas estão focadas em segmentos como preparação para testes, aprendizado de idiomas e orientação de carreira. No segmento K12, as startups B2C oferecem serviços como tutoria, aprendizado de idiomas, financiamento educacional e cursos de programação.
O Brasil lidera a lista com uma participação de mais de 40%, seguido pelo México, Argentina e Colômbia.
O Brasil e o México representam quase 60% da lista deste ano, sendo o Brasil responsável pela maior parte desse percentual. O Brasil concentra seus esforços principalmente no ensino fundamental e médio, além da educação técnica, oferecendo soluções que visam apoiar a mobilidade social por meio da educação, como Alicerce e Galena. Além disso, há um foco em provedores de aprendizagem moderna e soluções para o aprimoramento das habilidades dos brasileiros em inteligência artificial. Por outro lado, o México apresenta uma proporção maior de soluções no ensino superior, incluindo aquelas que apoiam instituições no fornecimento de educação online, como Lottus, S4Learning, Scala e APLatam.
Contrariando a tendência observada em outras regiões, a América Latina (LATAM) mantém uma significativa concentração de startups em estágio inicial, as quais representam 30% da lista.
Trinta por cento das empresas listadas neste ano foram fundadas há 3 anos ou menos, o que demonstra um apoio significativo às startups em estágio inicial na região. Dessas, há uma distribuição quase igualitária entre soluções voltadas para o ensino fundamental e médio (K12), ensino superior e força de trabalho. É interessante observar que o Brasil e o México apresentam maior predominância nesse aspecto em comparação com outros países, os quais tendem a depender mais de startups mais estabelecidas.
Como nasceu o Lingopass
Fundada em 2021, se destaca pelos seus programas personalizados de aprendizado de idiomas, baseados nos princípios de aprendizagem adaptativa provenientes de pesquisas em inteligência artificial (IA) e educação.
Com essa abordagem inovadora, Lingopass ajuda as empresas a entender melhor as necessidades de seus colaboradores em termos de habilidades linguísticas e a capacitá-los rapidamente com as competências necessárias para se comunicarem de forma mais eficaz, impulsionando assim seu desempenho. Isso se torna ainda mais importante em um contexto de crescimento internacional das contratações e fluxos de transações, onde o domínio de línguas estrangeiras se tornou essencial.
O Lingopass também contribui para uma melhor gestão da diversidade e inclusão dentro das empresas. Ao auxiliar os colaboradores a desenvolverem suas habilidades linguísticas e se comunicarem melhor com colegas e clientes de diferentes culturas, promove uma cultura corporativa inclusiva e uma melhor compreensão mútua.
A Edtech desenvolveu uma plataforma SaaS data-driven que permite o acesso centralizado a diversas ferramentas de avaliação, capacitação, colaboração e monitoramento de métricas de progresso e performance em uma interface digital integrada, acessível via computador e celular: nivelamento em larga escala, pílulas de micro-learning por indústria e objetivos, upskilling em idiomas por meio de aulas ao vivo e trilhas adaptativas que se moldam ao perfil de personalidade dos usuários, alavancando a motivação, a taxa de conclusão e a certificação. A solução proporciona aos gestores transparência e controle sobre o uso dos recursos destinados aos programas de Treinamento e Desenvolvimento em idiomas.
Além disso, Lingopass disponibiliza sua plataforma de educação gratuitamente para profissionais em início ou em transição de carreira, visando aprimorar sua empregabilidade. Essa iniciativa tem como objetivo acelerar a contratação de talentos com alto potencial em situação de desemprego estrutural, especialmente em economias emergentes da América Latina, África e Oriente Médio.
A startup atende universidades e multinacionais das áreas de aviação, energia, logística, agro, tecnologia, finanças e serviços. Recebeu investimento do fundo brasileiro Domo Invest. Acelerada pelo AWS desde seu nascimento, a startup participou do programa Scale-Up Endeavor e atualmente é residente no Cubo Itaú, no Distrito e no Learning Village, hub de inovação do grupo Anima. Filiada à ENS Paris Saclay, foi finalista do prêmio "The EdTech Awards 2023" promovido pela EdTech Digest, também integra a lista das 100 empresas de tecnologia mais promissoras na área da educação, segundo o ranking da consultoria americana HolonIQ de 2022 e 2023.