Skills
Making presentations
Writing business emails
Effective listening and questioning
Negotiation skills
Introducing yourself and building rapport
Conducting meetings
Handling conflict
Cross-cultural communication
Giving and receiving feedback
Departamentos
Dados
Estratégia
Research & Development
Risco
Controladoria
Auditoria
Produto
Procurement
Administração
Vendas
Financeiro
Qualidade
Projetos
Planejamento
Engenharia
Demanda
Marketing
Tecnologia
Customer Success
Recursos Humanos
Setores
Papel e celulose
Gestão de resíduos
Seguros
Químico
Saúde
Mineração
Varejo
Energia
Logística
Hotelaria
Farmacêutico
Finanças
Aviação
Alimentos
Automotivo
Agronegócio
Tecnologia
por
Lingopass
23.1.2024

Forbes Global 2000: Maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo

Na 20ª edição da Forbes Global 2000, as principais empresas de alimentos do mundo em 2023 revelam que a crescente inflação impulsionou o crescimento da indústria de alimentos e bebidas globalmente. O total das 10 maiores empresas de alimentos atingiu impressionantes US$ 523 bilhões (equivalente a R$ 2,563 trilhões na cotação atual), gerando um lucro de US$ 47,8 bilhões (ou R$ 234,2 bilhões). Expandindo a lista para as 25 principais empresas do setor, a receita anual atingiu a marca de US$ 1,8 trilhão (R$ 8,9 trilhões), com lucros ultrapassando os US$ 160 bilhões (R$ 788 bilhões).

A líder incontestável do setor é a Nestlé, mantendo o título de maior empresa de alimentos do mundo por mais de uma década. Com sede na Suíça, a Nestlé registrou uma receita de vendas impressionante de US$ 98 bilhões (R$ 482,5 bilhões) nesta edição da lista Forbes Global 2000. Além de seu negócio robusto de água engarrafada, a empresa é proprietária de marcas icônicas como Nespresso e produtos congelados, incluindo Hot Pockets, Stouffer’s e DiGiorno.

Os Estados Unidos são o maior mercado da Nestlé, abrigando 62 fábricas, enquanto no Brasil, presente desde 1875, possui 20 unidades. O lucro líquido global da Nestlé ultrapassou US$ 9,7 bilhões (R$ 48 bilhões) no último ano. Apesar de ter caído para o 50º lugar na lista geral, em comparação com o 46º lugar anterior, a Nestlé mantém sua posição como líder incontestável.

Em 2018, a Anheuser-Busch InBev destronou temporariamente a Nestlé, mas a gigante suíça se recuperou, garantindo o título de maior empresa de alimentos por mais de uma década. Neste ano, a AB InBev conquistou o segundo lugar, com um faturamento de US$ 57 bilhões (R$ 280,6 bilhões), um aumento notável de US$ 3 bilhões em relação ao ano anterior, à medida que bares e clubes se recuperaram dos impactos da pandemia.

Forbes Global 2000: Maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo

por
Lingopass
23.1.2024
Tempo de leitura:
5 minutos

Na 20ª edição da Forbes Global 2000, as principais empresas de alimentos do mundo em 2023 revelam que a crescente inflação impulsionou o crescimento da indústria de alimentos e bebidas globalmente. O total das 10 maiores empresas de alimentos atingiu impressionantes US$ 523 bilhões (equivalente a R$ 2,563 trilhões na cotação atual), gerando um lucro de US$ 47,8 bilhões (ou R$ 234,2 bilhões). Expandindo a lista para as 25 principais empresas do setor, a receita anual atingiu a marca de US$ 1,8 trilhão (R$ 8,9 trilhões), com lucros ultrapassando os US$ 160 bilhões (R$ 788 bilhões).

A líder incontestável do setor é a Nestlé, mantendo o título de maior empresa de alimentos do mundo por mais de uma década. Com sede na Suíça, a Nestlé registrou uma receita de vendas impressionante de US$ 98 bilhões (R$ 482,5 bilhões) nesta edição da lista Forbes Global 2000. Além de seu negócio robusto de água engarrafada, a empresa é proprietária de marcas icônicas como Nespresso e produtos congelados, incluindo Hot Pockets, Stouffer’s e DiGiorno.

Os Estados Unidos são o maior mercado da Nestlé, abrigando 62 fábricas, enquanto no Brasil, presente desde 1875, possui 20 unidades. O lucro líquido global da Nestlé ultrapassou US$ 9,7 bilhões (R$ 48 bilhões) no último ano. Apesar de ter caído para o 50º lugar na lista geral, em comparação com o 46º lugar anterior, a Nestlé mantém sua posição como líder incontestável.

Em 2018, a Anheuser-Busch InBev destronou temporariamente a Nestlé, mas a gigante suíça se recuperou, garantindo o título de maior empresa de alimentos por mais de uma década. Neste ano, a AB InBev conquistou o segundo lugar, com um faturamento de US$ 57 bilhões (R$ 280,6 bilhões), um aumento notável de US$ 3 bilhões em relação ao ano anterior, à medida que bares e clubes se recuperaram dos impactos da pandemia.

A PepsiCo, que disputou as posições de segundo e terceiro lugares nos últimos anos, caiu para o terceiro lugar em 2023. Apesar de um aumento impressionante de US$ 8 bilhões na receita, totalizando US$ 88 bilhões (R$ 433 bilhões), a AB InBev, com ativos e lucros superiores, conquistou a posição de destaque neste ano.

Completando a lista das principais empresas de alimentos estão nomes como Danone, General Mills, Mondelez, Tyson Foods, JBS e Kraft-Heinz. Um dos critérios fundamentais na classificação Forbes Global 2000 é o valor de mercado. Coletivamente, as principais empresas de alimentos controlam um mercado de US$ 3,7 trilhões (R$ 18,2 trilhões), um aumento de quase 3% no último ano.

O desempenho excepcional do setor é atribuído à inflação e aos aumentos de preços repassados aos consumidores. A Nestlé se destacou como a melhor performer, enquanto a empresa brasileira Marfrig, proprietária da National Beef, enfrentou desafios devido à diminuição do mercado de carne bovina nos EUA.

Para conferir a matéria da Forbes completa e na íntegra, acesse aqui.

Confira 3 empresas que estão nessa lista do setor alimentos e bebidas!

1. Nestlé

49ª no ranking geral
Receita: US$ 98,87 billion
Lucro: US$ 9,71 billion
Ativos: US$ 146,11 billion
Valor de mercado: US$ 337,66 billion

A Nestlé SA é uma empresa de nutrição, saúde e bem-estar, que se dedica à fabricação, fornecimento e produção de pratos prontos e auxílios culinários, produtos à base de leite, produtos farmacêuticos e produtos oftálmicos, alimentos infantis e cereais. O portfólio de produtos da empresa inclui bebidas em pó e líquidas, água, produtos lácteos e sorvetes, ciência da nutrição e saúde, pratos prontos e auxílios culinários, confeitaria e cuidados com animais de estimação. Ela opera por meio dos seguintes segmentos: Zona EMENA, Zona Américas, Zona Ásia, Oceania e África, Nestlé Waters, Nestlé Nutrition e Outros Negócios. O segmento de Outros Negócios é composto pela Nespresso, Nestlé Health Science e Nestlé Skin Health. A empresa foi fundada por Henri Nestlé em 1866 e tem sede em Vevey, Suíça.

2. Anheuser-Busch InBev 

72ª no ranking geral
Receita: US$ 57,83 billion
Lucro: US$ 6,06 billion
Ativos: US$ 214,82 billion
Valor de mercado: US$ 128,21 billion

A Anheuser-Busch InBev SA/NV atua como uma empresa controladora, que se dedica à fabricação e distribuição de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Ela opera por meio dos seguintes segmentos geográficos: América do Norte, América Latina Oeste, América Latina Norte, América Latina Sul, EMEA (Europa, Oriente Médio e África), Ásia-Pacífico e Exportação Global e Empresas Controladoras. O segmento de Exportação Global e Empresas Controladoras inclui a sede global e os negócios de exportação em outros países. Suas marcas incluem Budweiser, Corona e Stella Artois; marcas multi-país como Beck’s, Castle, Castle Lite, Hoegaarden e Leffe; e campeãs locais, como Aguila, Antarctica, Bud Light, Brahma, Cass, Chernigivske, Cristal, Harbin, Jupiler, Klinskoye, Michelob Ultra, Modelo Especial, Quilmes, Victoria, Sedrin, Sibirskaya Korona e Skol. A empresa foi fundada em 2 de agosto de 1977 e tem sede em Leuven, Bélgica.

3. PepsiCo

82ª no ranking geral
Receita: US$ 88,05 billion
Lucro: US$ 6,58 billion
Ativos: US$ 93,04 billion
Valor de mercado: US$ 267,48 billion

A PepsiCo, Inc. atua na fabricação, marketing, distribuição e venda de bebidas, alimentos e snacks. Tem um portfólio complementar de marcas, incluindo Frito-Lay, Gatorade, Pepsi-Cola, Quaker e Tropicana. Opera por meio de segmentos de negócios como Frito-Lay América do Norte; Quaker Foods América do Norte; Bebidas América do Norte; América Latina; Europa Subsaariana; e Ásia, Oriente Médio e Norte da África. A marca processa cereais, como arroz e massas, com marcas como Lay’s, Kurkure, Chipsy, Doritos, Cheetos e Crunchy, entre outras. Em bebidas, xaropes e produtos finais é dona de marcas como Pepsi, Gatorade, Mountain Dew, Diet Pepsi, Aquafina, Diet Mountain Dew, Tropicana Pure Premium, Sierra Mist e Mug. A empresa foi fundada por Donald M. Kendall, Sr. e Herman W. Lay em 1965 e tem sede em Purchase, NY.

Para conferir a lista completa, acesse aqui.

Como é feito o ranking global 2000

O Global 2000 emprega uma abordagem abrangente, classificando as maiores empresas globais com base em quatro métricas fundamentais, oferecendo uma visão holística do desempenho empresarial:

1. Vendas expressivas:

  •  Avaliação do volume de vendas gerado pela empresa.
  •  Indica a capacidade da empresa em conquistar e manter participação de mercado.

2. Lucros sólidos:

  •  Análise dos ganhos líquidos obtidos pela empresa.
  •  Reflete a eficiência operacional e a rentabilidade das operações.

3. Ativos significativos:

  •  Consideração dos ativos totais detidos pela empresa.
  •  Fornece uma medida da solidez financeira e da extensão dos recursos disponíveis.

4. Valor de mercado:

  •   Avaliação do valor total de mercado da empresa.
  •   Reflete a percepção do mercado sobre o valor e o potencial futuro da empresa.

Em 2023, as empresas listadas totalizam US$ 50,8 trilhões (R$ 250 trilhões) em vendas, US$ 4,4 trilhões (R$ 21,6 trilhões) em lucros, US$ 231 trilhões (R$ 1,137 quatrilhão) em ativos e US$ 74 trilhões (R$ 364,3 trilhões) em valor de mercado.

Embora os lucros, ativos e valor de mercado cumulativos estejam ligeiramente abaixo em relação ao ano anterior, a receita total ultrapassou a marca de US$ 50 trilhões pela primeira vez. A lista conta com empresas de 58 países, liderada pelos Estados Unidos com 611 empresas, seguidos pela China com 346 empresas no Global 2000.

Esses números sugerem que, apesar de desafios e variações anuais, as empresas globais estão contribuindo substancialmente para a economia global, refletindo a dinâmica e a interconectividade dos mercados internacionais. O crescimento da receita total indica uma resiliência geral e uma perspectiva positiva para o futuro do mercado empresarial em escala global.

Ver também:
24.6.24
Nestlé e Lingopass: Fortalecendo a comunicação intercultural na América Latina
9.1.24
Forbes World's Billionaire List: Confira os 15 executivos mais influentes do mundo!
2.7.24
Estudo Randstad Employer Brand 2024: a atratividade das marcas empregadoras no Brasil
Faça Aulas gratuitas de conversação:
Sou Aluno
Seta apontando para a diagonal alta direita. Representando um link para outra página
lingonews
Receba novidades e conteúdos exclusivos em nossas newsletters.
Obrigado por se cadastrar!
Email inválido. Tente novamente ou use outro email.
Estamos na lista de Top 10 de Negócios em Expansão 2024, pela Exame.
Estamos na lista das 100 Latam EdTech mais promissoras de 2022 e 2023, pela HolonIQ
Estamos na lista de 100 Startups to Watch, pela Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Acelerado por grandes parceiros:
©Lingopass - todos os direitos reservados. Termo de Uso e Política de Privacidade