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Lingopass
19.4.2023

Employer branding: O que é? Como aplicar? Principais benefícios para as empresas

Muitas pessoas não sabem ou tem dúvida do que é Employer Branding, dessa forma iremos apresentar a você de que se trata esse tipo de estratégia.

Fique atento ao texto para que todas as suas dúvidas sejam sanadas e assim possa utilizar essas estratégias para empresas que você conhece ou para alguma marca empregadora.

O que é employer branding?

É o conjunto de estratégias e ações de marketing utilizadas por uma empresa para que ela possa atrair, reter e engajar os colaboradores. O objetivo do employer branding é construir e fortalecer a imagem da empresa como um excelente lugar para se trabalhar, onde é valorizada a cultura empresarial, benefícios oferecidos e oportunidades de crescimento.

Esse termo surgiu através da necessidade de empresas destacarem-se no mercado de trabalho, que cada vez está sendo mais competitivo. Assim, com a implementação do employer branding, as instituições passam a atrair profissionais mais qualificados, aumentando a satisfação e o engajamento dos colaboradores, além de deixar a marca com uma ótima reputação no mercado.

Qual a importância do employer branding?

Ele é de extrema importância por diversos motivos, veja:

  1. Atrair e reter novos talentos: ao construir uma imagem positiva e atraente, as empresas estão conseguindo chamar a atenção de novos talentos qualificados, além de reter os que já existem;
  2. Redução de custos com recrutamento: ao ter uma marca forte, as empresas conseguem reduzir custos, já que passam a receber mais candidaturas de qualidade e com menor taxa de rotatividade, ou seja, de troca de funcionários;
  3. Melhora na produtividade e engajamento: colaboradores satisfeitos e engajados tendem a ser mais produtivos e com isso poderão contribuir com a empresa;
  4. Fidelização de clientes: funcionários felizes tendem a ser mais fiéis e passam a recomendar a empresa para outras pessoas com mais frequência, que contribui para fidelização;
  5. Aumento da competitividade: empresas com marca forte se destacam mais no mercado, assim conseguem competir com eficiência por talentos qualificados.

Employer branding: 4 estratégias para aplicar em sua empresa

Existem diversas estratégias que poderão ser utilizadas para fortalecer o employer branding de uma empresa, abaixo listamos 4 estratégias que podem ser utilizadas:

  1. Definir a cultura organizacional: uma cultura empresarial forte e bem definida é essencial para atrair e reter talentos, por isso, é importante definir os valores da empresa, quais são suas crenças e suas missões;
  2. Investir em benefícios e programas de desenvolvimento: oferecer benefícios como planos de saúde, seguro de vida, programas de treinamento profissional, horários flexíveis podem ser interessantes para o colaborador, assim eles poderão ajudar a empresa;
  3. Criar um bom ambiente de trabalho: um ambiente de trabalho saudável e agradável com espaços de convivência, uma boa estrutura e um clima positivo são fundamentais para a satisfação do colaborador;
  4. Promover ações de comunicação interna: manter uma comunicação clara e transparente é essencial para que os colaboradores se sintam integrados com a empresa e engajados em suas metas.

Esclareça as vantagens de se tornar um funcionário

Pense nas vantagens que a sua empresa pode oferecer aos colaboradores:

  • Estabilidade financeira: estabelecer um salário regular e previsível funcionário ajuda os funcionários a planejarem suas vidas financeiras com mais segurança e estabilidade;
  • Benefícios: muitas empresas oferecem diversos benefícios, como plano de saúde, seguro de vida, plano de aposentadoria, licença remunerada, etc. 
  • Oportunidades de crescimento: fazer planejamentos de carreira para que os colaboradores entendam suas chances de crescimento naquele local, como promoções e novas habilidades, podem criar uma imagem positiva da empresa.
  • Treinamento e desenvolvimento: muitas organizações geralmente oferecem treinamentos para os funcionários para que eles se desenvolvam e possam atingir resultados ainda melhores com seu trabalho;
  • Segurança no trabalho: implementar medidas de segurança para que seus funcionários fiquem protegidos caso ocorra algum tipo de ferimento ou outros tipos de perigos é muito importante, e contribui com a imagem da corporação.

Procure ter uma comunicação de qualidade

Ter uma comunicação de qualidade é essencial para que as informações fluam de forma eficaz e com garantia de que as mensagens sejam compreendidas da maneira pretendida.

  • Preste atenção ao que a outra pessoa quer dizer, e faça perguntas caso haja algum ponto que você não tenha entendido;
  • Seja claro na sua forma de comunicação, evite utilizar termos técnicos que possam confundir o destinatário;
  • Utilize a linguagem corporal, como uma boa postura e expressões faciais que fazem com que a pessoa possa entender o que você está querendo dizer;
  • Saiba que métodos você irá utilizar para se comunicar, o melhor é sempre pessoalmente, mas algumas mensagens também podem ser enviadas por e-mail.

Faça uso do marketing digital

Marketing digital é uma estratégia para qualquer tipo de negócio que queira se conectar com seu público-alvo, e aumentar sua presença no mercado online.

É importante que você crie um site otimizado para que seja de fácil acesso pelos usuários, ele deve ser atraente e refletir a identidade da sua marca. Invista em SEO, para que o site da sua empresa seja encontrado pelo mecanismo de busca, crie perfis em redes sociais e compartilhe conteúdo relevante e útil para seus futuros clientes.

Promova um ambiente de trabalho agradável

Promover um ambiente de trabalho saudável e agradável é fundamental para que as pessoas fiquem satisfeitas, o que pode levar a um aumento na produtividade. A empresa deve promover oportunidades de desenvolvimento profissional para os seus colaboradores, como proporcionar treinamentos e mentorias, assim como manter um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do colaborador, oferecendo flexibilidade de horários, home office caso seja necessário. 

Oferecer benefícios e recompensas também é uma forma de promover um ambiente adequado. Criar oportunidades para que o funcionário se sinta saudável faz com que a entrega dos processos seja mais positiva.

Employer branding: 3 benefícios

Vamos apresentar 3 benefícios de promover a reputação de uma empresa por meio do employer branding:

Melhoria da imagem da empresa e aumento da produtividade:

Um employer branding positivo pode melhorar a imagem pública da marca, pois as pessoas têm uma visão mais positiva quando a empresa se preocupa com seus funcionários oferecendo um ambiente saudável;

Além disso, quando os colaboradores sentem que estão trabalhando para uma empresa que tem uma reputação positiva, que agrega valor não só para o mercado, mas também para os funcionários, eles tendem a trabalhar com mais motivação e satisfação.

Atração e retenção de talentos

A atração e retenção de talentos são fatores importantes para o sucesso de qualquer empresa e adotar estratégias que promovam uma cultura de trabalho mais atraente, oferecendo benefícios e incentivos, faz com que os funcionários fiquem mais atraídos e se interessem pela empresa e não queiram sair dela.

Por isso, a empresa precisa criar uma cultura de trabalho que chame a atenção dos colaboradores, as pessoas querem e apostam em ambientes que oferecem bem-estar, a valorização do serviço e o reconhecimento. 

Quando a empresa passa a oferecer e investir no crescimento daquele profissional, com treinamentos de qualidade, eles passam a se sentir valorizados.

Aumento no número de indicações

Para que haja um aumento no número de indicações, a empresa precisa oferecer um serviço de qualidade, seja para clientes ou até mesmo para os funcionários. Quanto mais indicações a marca tiver, mais ela estará mostrando o quanto os clientes estão satisfeitos, e uma das coisas que mais chama atenção é oferecer recompensas ou incentivos para que elas tragam mais clientes para a marca. 

Para que isso ocorra, é essencial o uso das mídias sociais, porque quanto mais perto a marca estiver do público, mais compartilhamentos ela vai ter.  

Diferenças entre employer branding e employee experience

Employer branding e employee experience são dois conceitos relacionados à gestão de recursos humanos que se concentram na construção da marca empregadora e no aumento da satisfação e do engajamento dos funcionários, o que quer dizer que eles se complementam. Porém, existem diferenças entre os dois.

No caso do employer branding, a gestão estratégica da imagem de uma empresa como empregadora tem o objetivo de atrair talentos para a organização, aumentar a visibilidade no mercado e destacá-la como um ambiente ótimo para se trabalhar.

Já a employee experience se concentra em como os funcionários se sentem em relação à empresa e como ela os trata desde a contratação até a saída. O objetivo nesse ponto é aumentar a satisfação, o engajamento e o bem-estar de cada funcionário.

Resumindo, o employer branding fica concentrado na parte da imagem da empresa como empregadora e o employee experience fica atento a experiência do funcionário dentro da empresa.

Nesse texto, falamos sobre como é o employer branding e quais são os benefícios de tê-lo em sua empresa.

Ficou interessado nesse assunto e gostaria de saber mais sobre employer branding? Acesse o site do Lingopass e fique por dentro de tudo! Atuando na área de pedagogia, coaching e tecnologia, somos uma equipe eficiente e transparente de resultados.

Employer branding: O que é? Como aplicar? Principais benefícios para as empresas

por
Lingopass
19.4.2023
Tempo de leitura:

Muitas pessoas não sabem ou tem dúvida do que é Employer Branding, dessa forma iremos apresentar a você de que se trata esse tipo de estratégia.

Fique atento ao texto para que todas as suas dúvidas sejam sanadas e assim possa utilizar essas estratégias para empresas que você conhece ou para alguma marca empregadora.

O que é employer branding?

É o conjunto de estratégias e ações de marketing utilizadas por uma empresa para que ela possa atrair, reter e engajar os colaboradores. O objetivo do employer branding é construir e fortalecer a imagem da empresa como um excelente lugar para se trabalhar, onde é valorizada a cultura empresarial, benefícios oferecidos e oportunidades de crescimento.

Esse termo surgiu através da necessidade de empresas destacarem-se no mercado de trabalho, que cada vez está sendo mais competitivo. Assim, com a implementação do employer branding, as instituições passam a atrair profissionais mais qualificados, aumentando a satisfação e o engajamento dos colaboradores, além de deixar a marca com uma ótima reputação no mercado.

Qual a importância do employer branding?

Ele é de extrema importância por diversos motivos, veja:

  1. Atrair e reter novos talentos: ao construir uma imagem positiva e atraente, as empresas estão conseguindo chamar a atenção de novos talentos qualificados, além de reter os que já existem;
  2. Redução de custos com recrutamento: ao ter uma marca forte, as empresas conseguem reduzir custos, já que passam a receber mais candidaturas de qualidade e com menor taxa de rotatividade, ou seja, de troca de funcionários;
  3. Melhora na produtividade e engajamento: colaboradores satisfeitos e engajados tendem a ser mais produtivos e com isso poderão contribuir com a empresa;
  4. Fidelização de clientes: funcionários felizes tendem a ser mais fiéis e passam a recomendar a empresa para outras pessoas com mais frequência, que contribui para fidelização;
  5. Aumento da competitividade: empresas com marca forte se destacam mais no mercado, assim conseguem competir com eficiência por talentos qualificados.

Employer branding: 4 estratégias para aplicar em sua empresa

Existem diversas estratégias que poderão ser utilizadas para fortalecer o employer branding de uma empresa, abaixo listamos 4 estratégias que podem ser utilizadas:

  1. Definir a cultura organizacional: uma cultura empresarial forte e bem definida é essencial para atrair e reter talentos, por isso, é importante definir os valores da empresa, quais são suas crenças e suas missões;
  2. Investir em benefícios e programas de desenvolvimento: oferecer benefícios como planos de saúde, seguro de vida, programas de treinamento profissional, horários flexíveis podem ser interessantes para o colaborador, assim eles poderão ajudar a empresa;
  3. Criar um bom ambiente de trabalho: um ambiente de trabalho saudável e agradável com espaços de convivência, uma boa estrutura e um clima positivo são fundamentais para a satisfação do colaborador;
  4. Promover ações de comunicação interna: manter uma comunicação clara e transparente é essencial para que os colaboradores se sintam integrados com a empresa e engajados em suas metas.

Esclareça as vantagens de se tornar um funcionário

Pense nas vantagens que a sua empresa pode oferecer aos colaboradores:

  • Estabilidade financeira: estabelecer um salário regular e previsível funcionário ajuda os funcionários a planejarem suas vidas financeiras com mais segurança e estabilidade;
  • Benefícios: muitas empresas oferecem diversos benefícios, como plano de saúde, seguro de vida, plano de aposentadoria, licença remunerada, etc. 
  • Oportunidades de crescimento: fazer planejamentos de carreira para que os colaboradores entendam suas chances de crescimento naquele local, como promoções e novas habilidades, podem criar uma imagem positiva da empresa.
  • Treinamento e desenvolvimento: muitas organizações geralmente oferecem treinamentos para os funcionários para que eles se desenvolvam e possam atingir resultados ainda melhores com seu trabalho;
  • Segurança no trabalho: implementar medidas de segurança para que seus funcionários fiquem protegidos caso ocorra algum tipo de ferimento ou outros tipos de perigos é muito importante, e contribui com a imagem da corporação.

Procure ter uma comunicação de qualidade

Ter uma comunicação de qualidade é essencial para que as informações fluam de forma eficaz e com garantia de que as mensagens sejam compreendidas da maneira pretendida.

  • Preste atenção ao que a outra pessoa quer dizer, e faça perguntas caso haja algum ponto que você não tenha entendido;
  • Seja claro na sua forma de comunicação, evite utilizar termos técnicos que possam confundir o destinatário;
  • Utilize a linguagem corporal, como uma boa postura e expressões faciais que fazem com que a pessoa possa entender o que você está querendo dizer;
  • Saiba que métodos você irá utilizar para se comunicar, o melhor é sempre pessoalmente, mas algumas mensagens também podem ser enviadas por e-mail.

Faça uso do marketing digital

Marketing digital é uma estratégia para qualquer tipo de negócio que queira se conectar com seu público-alvo, e aumentar sua presença no mercado online.

É importante que você crie um site otimizado para que seja de fácil acesso pelos usuários, ele deve ser atraente e refletir a identidade da sua marca. Invista em SEO, para que o site da sua empresa seja encontrado pelo mecanismo de busca, crie perfis em redes sociais e compartilhe conteúdo relevante e útil para seus futuros clientes.

Promova um ambiente de trabalho agradável

Promover um ambiente de trabalho saudável e agradável é fundamental para que as pessoas fiquem satisfeitas, o que pode levar a um aumento na produtividade. A empresa deve promover oportunidades de desenvolvimento profissional para os seus colaboradores, como proporcionar treinamentos e mentorias, assim como manter um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do colaborador, oferecendo flexibilidade de horários, home office caso seja necessário. 

Oferecer benefícios e recompensas também é uma forma de promover um ambiente adequado. Criar oportunidades para que o funcionário se sinta saudável faz com que a entrega dos processos seja mais positiva.

Employer branding: 3 benefícios

Vamos apresentar 3 benefícios de promover a reputação de uma empresa por meio do employer branding:

Melhoria da imagem da empresa e aumento da produtividade:

Um employer branding positivo pode melhorar a imagem pública da marca, pois as pessoas têm uma visão mais positiva quando a empresa se preocupa com seus funcionários oferecendo um ambiente saudável;

Além disso, quando os colaboradores sentem que estão trabalhando para uma empresa que tem uma reputação positiva, que agrega valor não só para o mercado, mas também para os funcionários, eles tendem a trabalhar com mais motivação e satisfação.

Atração e retenção de talentos

A atração e retenção de talentos são fatores importantes para o sucesso de qualquer empresa e adotar estratégias que promovam uma cultura de trabalho mais atraente, oferecendo benefícios e incentivos, faz com que os funcionários fiquem mais atraídos e se interessem pela empresa e não queiram sair dela.

Por isso, a empresa precisa criar uma cultura de trabalho que chame a atenção dos colaboradores, as pessoas querem e apostam em ambientes que oferecem bem-estar, a valorização do serviço e o reconhecimento. 

Quando a empresa passa a oferecer e investir no crescimento daquele profissional, com treinamentos de qualidade, eles passam a se sentir valorizados.

Aumento no número de indicações

Para que haja um aumento no número de indicações, a empresa precisa oferecer um serviço de qualidade, seja para clientes ou até mesmo para os funcionários. Quanto mais indicações a marca tiver, mais ela estará mostrando o quanto os clientes estão satisfeitos, e uma das coisas que mais chama atenção é oferecer recompensas ou incentivos para que elas tragam mais clientes para a marca. 

Para que isso ocorra, é essencial o uso das mídias sociais, porque quanto mais perto a marca estiver do público, mais compartilhamentos ela vai ter.  

Diferenças entre employer branding e employee experience

Employer branding e employee experience são dois conceitos relacionados à gestão de recursos humanos que se concentram na construção da marca empregadora e no aumento da satisfação e do engajamento dos funcionários, o que quer dizer que eles se complementam. Porém, existem diferenças entre os dois.

No caso do employer branding, a gestão estratégica da imagem de uma empresa como empregadora tem o objetivo de atrair talentos para a organização, aumentar a visibilidade no mercado e destacá-la como um ambiente ótimo para se trabalhar.

Já a employee experience se concentra em como os funcionários se sentem em relação à empresa e como ela os trata desde a contratação até a saída. O objetivo nesse ponto é aumentar a satisfação, o engajamento e o bem-estar de cada funcionário.

Resumindo, o employer branding fica concentrado na parte da imagem da empresa como empregadora e o employee experience fica atento a experiência do funcionário dentro da empresa.

Nesse texto, falamos sobre como é o employer branding e quais são os benefícios de tê-lo em sua empresa.

Ficou interessado nesse assunto e gostaria de saber mais sobre employer branding? Acesse o site do Lingopass e fique por dentro de tudo! Atuando na área de pedagogia, coaching e tecnologia, somos uma equipe eficiente e transparente de resultados.

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