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Lingopass
3.4.2023

Data driven: principais vantagens e como implementar esta cultura.

Data driven: principais vantagens e como implementar esta cultura

Muitas pessoas não sabem, mas a Data driven tem se tornado cada vez mais popular nas empresas, sejam elas de que tipo e tamanho for. Por isso, nós iremos mostrar esse lado para que você possa tirar todas as suas dúvidas.

Neste texto, mostraremos a você mais a fundo sobre Data driven e como a empresa orientada por dados se torna mais eficiente.

O que é a cultura data driven?

A cultura Data driven é uma forma de abordagem em que as decisões são tomadas com relação a dados e informações objetivas, em vez de serem feitas através de intuição ou simplesmente por opiniões. E esse envolvimento de dados serve para entender quais são as necessidades de cada cliente. 

Nesse tipo de cultura, as empresas acabam sendo encorajadas a coletar, analisar e interpretar dados que são relevantes para que possam ser tomadas decisões estratégicas.

Por conta deste formato, todos da empresa têm livre acesso a informações que podem ser de suma importância.

E, por conta do Data driven, está cada vez deixando mais as empresas competitivas e adaptáveis em um tempo de constante mudança.

O que faz a cultura data driven ser importante para uma empresa?

Ela é de extrema importância para uma empresa porque permite que a tomada de decisões sejam baseadas em evidências e dados concretos, sem que dependam exclusivamente de suposições ou intuições. Isso significa que as empresas podem se concentrar em estratégias comprovadas por dados, reduzindo assim o risco de fracassar ou de ter perda de recursos.

Data driven: conheça as vantagens

A cultura do Data driven tem diversas vantagens para a instituição, tais como:

  1. Tomar decisões mais informadas: esse tipo de cultura permite que decisões sejam tomadas baseadas em dados e fatos concretos, nada de achismos e intuições;
  2. Identificação de oportunidades: quando a empresa passa a analisar dados, ela pode identificar novas oportunidades de negócios, explorando cada vez mais novos mercados;
  3. Melhoria operacional: ela pode ajudar a empresa a identificar algum tipo de ineficiência nos processos de negócios;
  4. Personalização do atendimento ao cliente: a análise de dados pode ajudar a entender melhor como é o comportamento de cada cliente, e quais são as suas necessidades;
  5. Redução de riscos: permite que decisões com base reais e comprovadas sejam tomadas, assim fazendo com que a empresa corra menos risco de investir em algo que não é eficaz.

Incremento no relacionamento com clientes

Esse tipo de cultura pode ajudar a instituição a manter um relacionamento com seus clientes com a maior qualidade possível e para que isso ocorra, deve existir uma personalização no atendimento, ou seja, com a ajuda dos dados, podemos identificar que tipo de pessoa é aquela, do que gosta, qual serviço poderá atender suas necessidades. 

Podemos também resolver problemas com mais rapidez e eficiência, caso haja um problema a empresa poderá detectar e assim poderá resolver da melhor forma, trazendo sempre a satisfação do cliente, tornando-o cada vez mais fiel à marca. 

A comunicação precisa ser sempre clara, eficaz e que agregue valor à pessoa que está contratando o serviço. O feedback do cliente é algo bastante importante, pois através dele que saberemos em que parte do atendimento precisa ser melhorado.

Redução de custos

A redução de custos pode ser de várias maneiras, como por exemplo, identificando onde está tendo a ineficiência no processo, permitindo que haja correções, podendo resultar em uma redução de gastos a longo prazo. Melhoria da gestão do estoque, com os dados do estoque a empresa pode analisar e ajustar de forma mais eficiente, evitando o excesso de mercadorias. Com as análises avançadas, a empresa pode detectar certas fraudes e atividades suspeitas.

Investimento em marketing é algo que precisa ser feito, pois é através dele que será investido em mais clientes, mantendo os que já são e chamando atenção de futuros clientes, evitando custos desnecessários.

Data driven: como implementar em sua empresa

A implementação do Data driven pode ser bem complexo, mas de grande importância para a empresa. Mas existem algumas etapas que precisam ser levadas em consideração, como você definir o objetivo que precisa ser alcançado e envolver todos os colaboradores, pois eles precisam conhecer esse tipo de cultura e não ficar apenas para um determinado grupo. 

Ter uma equipe qualificada também é essencial, da mesma forma que você precisa ter uma boa ferramenta de processamento de dados, afinal a tecnologia nos ajuda em qualquer processo, sejam eles softwares ou processamento de dados.

Definição de meta

Antes de tudo, a meta tem como objetivo específico e mensurável que uma determinada pessoa ou instituição busca alcançar. É uma forma clara do que ela deseja realizar em um período de tempo. 

É fundamental que essas metas estejam estabelecidas de forma clara e objetiva, com prazos definidos.

Planejamento com base em dados

É um tipo de abordagem em que as decisões são tomadas com base em informações e análises de dados, é importante que a empresa saiba identificar as perguntas certas para que possam coletar dados relevantes. Para que isso ocorra, o colaborador deve coletar informações de fontes seguras e apropriadas, interpretando os resultados analisados e entender o que eles realmente significam. 

Conceitos importantes utilizados na cultura Data driven

Alguns conceitos importantes que são utilizados pela cultura Data driven, como, por exemplo: 

  • Coleta de dados;
  • Análise de dados;
  • Visualização de dados;
  • Experimentação;
  • Colaboração interdisciplinar.

Big data

É um termo utilizado para descrever conjuntos de dados grandes e complexos que não podem facilmente ser processados, esses conjuntos de dados podem ser estruturados, semi-estruturados ou não-estruturados. 

O Big Data é caracterizado por 3 tipos de V’s (volume, velocidade e variedade. Porém ele também pode aparecer com um quarto V, que é chamado de Veracidade. 

E é de extrema importância porque permite que as empresas obtenham insights valiosos sobre seus clientes e isso ajuda a realizar decisões sobre algum tipo de estratégia caso seja necessária.

Right data

Refere-se à questão da qualidade de dados que são utilizados em uma análise, em outras palavras, esse termo se refere à importância de se ter acesso a informações precisas, atualizadas e bastante confiáveis. Para que os dados sejam considerados confiáveis, corretos, é necessário que eles sejam relevantes para a análise em questão, e que tenham sido coletados e armazenados de forma adequada.

Neste texto mostramos a você como a Data driven é vantajosa para as empresas e como podem ser implementadas.

Para saber mais sobre Data driven nas empresas e outros assuntos sobre educação, tecnologia e informação, acesse o site do Lingopass e fique por dentro sobre o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia capacitando de forma rápida, eficiente e com transparência de resultados.

Data driven: principais vantagens e como implementar esta cultura.

por
Lingopass
3.4.2023
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Data driven: principais vantagens e como implementar esta cultura

Muitas pessoas não sabem, mas a Data driven tem se tornado cada vez mais popular nas empresas, sejam elas de que tipo e tamanho for. Por isso, nós iremos mostrar esse lado para que você possa tirar todas as suas dúvidas.

Neste texto, mostraremos a você mais a fundo sobre Data driven e como a empresa orientada por dados se torna mais eficiente.

O que é a cultura data driven?

A cultura Data driven é uma forma de abordagem em que as decisões são tomadas com relação a dados e informações objetivas, em vez de serem feitas através de intuição ou simplesmente por opiniões. E esse envolvimento de dados serve para entender quais são as necessidades de cada cliente. 

Nesse tipo de cultura, as empresas acabam sendo encorajadas a coletar, analisar e interpretar dados que são relevantes para que possam ser tomadas decisões estratégicas.

Por conta deste formato, todos da empresa têm livre acesso a informações que podem ser de suma importância.

E, por conta do Data driven, está cada vez deixando mais as empresas competitivas e adaptáveis em um tempo de constante mudança.

O que faz a cultura data driven ser importante para uma empresa?

Ela é de extrema importância para uma empresa porque permite que a tomada de decisões sejam baseadas em evidências e dados concretos, sem que dependam exclusivamente de suposições ou intuições. Isso significa que as empresas podem se concentrar em estratégias comprovadas por dados, reduzindo assim o risco de fracassar ou de ter perda de recursos.

Data driven: conheça as vantagens

A cultura do Data driven tem diversas vantagens para a instituição, tais como:

  1. Tomar decisões mais informadas: esse tipo de cultura permite que decisões sejam tomadas baseadas em dados e fatos concretos, nada de achismos e intuições;
  2. Identificação de oportunidades: quando a empresa passa a analisar dados, ela pode identificar novas oportunidades de negócios, explorando cada vez mais novos mercados;
  3. Melhoria operacional: ela pode ajudar a empresa a identificar algum tipo de ineficiência nos processos de negócios;
  4. Personalização do atendimento ao cliente: a análise de dados pode ajudar a entender melhor como é o comportamento de cada cliente, e quais são as suas necessidades;
  5. Redução de riscos: permite que decisões com base reais e comprovadas sejam tomadas, assim fazendo com que a empresa corra menos risco de investir em algo que não é eficaz.

Incremento no relacionamento com clientes

Esse tipo de cultura pode ajudar a instituição a manter um relacionamento com seus clientes com a maior qualidade possível e para que isso ocorra, deve existir uma personalização no atendimento, ou seja, com a ajuda dos dados, podemos identificar que tipo de pessoa é aquela, do que gosta, qual serviço poderá atender suas necessidades. 

Podemos também resolver problemas com mais rapidez e eficiência, caso haja um problema a empresa poderá detectar e assim poderá resolver da melhor forma, trazendo sempre a satisfação do cliente, tornando-o cada vez mais fiel à marca. 

A comunicação precisa ser sempre clara, eficaz e que agregue valor à pessoa que está contratando o serviço. O feedback do cliente é algo bastante importante, pois através dele que saberemos em que parte do atendimento precisa ser melhorado.

Redução de custos

A redução de custos pode ser de várias maneiras, como por exemplo, identificando onde está tendo a ineficiência no processo, permitindo que haja correções, podendo resultar em uma redução de gastos a longo prazo. Melhoria da gestão do estoque, com os dados do estoque a empresa pode analisar e ajustar de forma mais eficiente, evitando o excesso de mercadorias. Com as análises avançadas, a empresa pode detectar certas fraudes e atividades suspeitas.

Investimento em marketing é algo que precisa ser feito, pois é através dele que será investido em mais clientes, mantendo os que já são e chamando atenção de futuros clientes, evitando custos desnecessários.

Data driven: como implementar em sua empresa

A implementação do Data driven pode ser bem complexo, mas de grande importância para a empresa. Mas existem algumas etapas que precisam ser levadas em consideração, como você definir o objetivo que precisa ser alcançado e envolver todos os colaboradores, pois eles precisam conhecer esse tipo de cultura e não ficar apenas para um determinado grupo. 

Ter uma equipe qualificada também é essencial, da mesma forma que você precisa ter uma boa ferramenta de processamento de dados, afinal a tecnologia nos ajuda em qualquer processo, sejam eles softwares ou processamento de dados.

Definição de meta

Antes de tudo, a meta tem como objetivo específico e mensurável que uma determinada pessoa ou instituição busca alcançar. É uma forma clara do que ela deseja realizar em um período de tempo. 

É fundamental que essas metas estejam estabelecidas de forma clara e objetiva, com prazos definidos.

Planejamento com base em dados

É um tipo de abordagem em que as decisões são tomadas com base em informações e análises de dados, é importante que a empresa saiba identificar as perguntas certas para que possam coletar dados relevantes. Para que isso ocorra, o colaborador deve coletar informações de fontes seguras e apropriadas, interpretando os resultados analisados e entender o que eles realmente significam. 

Conceitos importantes utilizados na cultura Data driven

Alguns conceitos importantes que são utilizados pela cultura Data driven, como, por exemplo: 

  • Coleta de dados;
  • Análise de dados;
  • Visualização de dados;
  • Experimentação;
  • Colaboração interdisciplinar.

Big data

É um termo utilizado para descrever conjuntos de dados grandes e complexos que não podem facilmente ser processados, esses conjuntos de dados podem ser estruturados, semi-estruturados ou não-estruturados. 

O Big Data é caracterizado por 3 tipos de V’s (volume, velocidade e variedade. Porém ele também pode aparecer com um quarto V, que é chamado de Veracidade. 

E é de extrema importância porque permite que as empresas obtenham insights valiosos sobre seus clientes e isso ajuda a realizar decisões sobre algum tipo de estratégia caso seja necessária.

Right data

Refere-se à questão da qualidade de dados que são utilizados em uma análise, em outras palavras, esse termo se refere à importância de se ter acesso a informações precisas, atualizadas e bastante confiáveis. Para que os dados sejam considerados confiáveis, corretos, é necessário que eles sejam relevantes para a análise em questão, e que tenham sido coletados e armazenados de forma adequada.

Neste texto mostramos a você como a Data driven é vantajosa para as empresas e como podem ser implementadas.

Para saber mais sobre Data driven nas empresas e outros assuntos sobre educação, tecnologia e informação, acesse o site do Lingopass e fique por dentro sobre o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia capacitando de forma rápida, eficiente e com transparência de resultados.

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