Skills
Making presentations
Writing business emails
Effective listening and questioning
Negotiation skills
Introducing yourself and building rapport
Conducting meetings
Handling conflict
Cross-cultural communication
Giving and receiving feedback
Departamentos
Dados
Estratégia
Research & Development
Risco
Controladoria
Auditoria
Produto
Procurement
Administração
Vendas
Financeiro
Qualidade
Projetos
Planejamento
Engenharia
Demanda
Marketing
Tecnologia
Customer Success
Recursos Humanos
Setores
Papel e celulose
Gestão de resíduos
Seguros
Químico
Saúde
Mineração
Varejo
Energia
Logística
Hotelaria
Farmacêutico
Finanças
Aviação
Alimentos
Automotivo
Agronegócio
Tecnologia
por
Lingopass
21.3.2024

A nova era da publicidade médica no Brasil

A nova lei de publicidade médica no Brasil traz mudanças significativas na forma como os médicos, clínicas e hospitais podem divulgar seus serviços de saúde, seguindo o projeto do CFM de modernizar o exercício da medicina no país. 

Publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de setembro de 2023, a Resolução CFM nº 2336/2023 permite publicar fotos de antes e depois (com fins educativos), repostar depoimentos de pacientes, fazer campanhas promocionais e muito mais. 

Além de permitir ao médico mostrar o seu trabalho, a nova resolução também autoriza a divulgação dos preços das consultas, o uso das imagens dos pacientes, investimentos em negócios não relacionados à área de prescrição do médico, além de outras permissões. 

As principais alterações que afetam a divulgação de serviços de saúde são:

1. Uso das redes sociais

Médicos agora podem utilizar redes sociais para divulgar seu trabalho, incluindo a publicidade dos equipamentos disponíveis em seus locais de trabalho e, com fins educativos, o uso de imagens de pacientes ou de bancos de fotos.

2. Imagens de antes e depois

A nova resolução permite a divulgação de imagens de pacientes antes e depois de procedimentos, desde que haja consentimento do paciente e as imagens sejam acompanhadas de texto educativo com indicações terapêuticas e fatores que possam influenciar o resultado.

3. Divulgação de preços

Médicos podem agora informar os valores de consultas e procedimentos, bem como os meios e formas de pagamento. Anúncios de descontos e campanhas promocionais também são permitidos, desde que não configurem venda casada ou práticas que desvirtuem o objetivo da medicina.

A nova era da publicidade médica no Brasil

por
Lingopass
21.3.2024
Tempo de leitura:
4 minutos

A nova lei de publicidade médica no Brasil traz mudanças significativas na forma como os médicos, clínicas e hospitais podem divulgar seus serviços de saúde, seguindo o projeto do CFM de modernizar o exercício da medicina no país. 

Publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de setembro de 2023, a Resolução CFM nº 2336/2023 permite publicar fotos de antes e depois (com fins educativos), repostar depoimentos de pacientes, fazer campanhas promocionais e muito mais. 

Além de permitir ao médico mostrar o seu trabalho, a nova resolução também autoriza a divulgação dos preços das consultas, o uso das imagens dos pacientes, investimentos em negócios não relacionados à área de prescrição do médico, além de outras permissões. 

As principais alterações que afetam a divulgação de serviços de saúde são:

1. Uso das redes sociais

Médicos agora podem utilizar redes sociais para divulgar seu trabalho, incluindo a publicidade dos equipamentos disponíveis em seus locais de trabalho e, com fins educativos, o uso de imagens de pacientes ou de bancos de fotos.

2. Imagens de antes e depois

A nova resolução permite a divulgação de imagens de pacientes antes e depois de procedimentos, desde que haja consentimento do paciente e as imagens sejam acompanhadas de texto educativo com indicações terapêuticas e fatores que possam influenciar o resultado.

3. Divulgação de preços

Médicos podem agora informar os valores de consultas e procedimentos, bem como os meios e formas de pagamento. Anúncios de descontos e campanhas promocionais também são permitidos, desde que não configurem venda casada ou práticas que desvirtuem o objetivo da medicina.

4. Testemunhos e feedbacks

É permitido compartilhar elogios e feedbacks de pacientes sobre o serviço ou técnica aplicada, contanto que não seja algo sistemático ou amplamente recorrente e que a identidade do paciente seja preservada.

5. Publicidade de equipamentos

A divulgação de equipamentos e recursos tecnológicos utilizados no local de trabalho do profissional é permitida, desde que estejam aprovados pela Anvisa e pelo CFM.

6. Filmagem de procedimentos

A utilização de registros de procedimentos em vídeo para peças de divulgação é permitida, desde que haja consentimento do paciente e garantia de anonimato.

7. Divulgação de qualificações

Médicos podem divulgar suas qualificações, incluindo pós-graduações, desde que sejam acompanhadas da inscrição "não especialista" quando aplicável.

8. Responsabilidade pela publicidade

O médico, enquanto pessoa física, deve responder pela divulgação de suas matérias, e o Diretor Técnico-Médico responde pela divulgação de matérias dos estabelecimentos de hospitalização.

Essas mudanças visam modernizar a regulamentação da publicidade médica, permitindo que os profissionais de saúde mostrem à população a amplitude de seus serviços, respeitando as regras de mercado, mas preservando a medicina como atividade meio.

Ver também:
4.11.24
5 tendências tecnológicas para 2025: IA Agentic, Criptografia Quântica e mais
4.10.24
Bayer Brasil cresce 41% em 2023 e contribui com R$ 7,142 bi para receitas globais
7.5.24
AC Camargo e Lingopass promovem inclusão com capacitação de refugiados em português
Faça Aulas gratuitas de conversação:
Sou Aluno
Seta apontando para a diagonal alta direita. Representando um link para outra página
lingonews
Receba novidades e conteúdos exclusivos em nossas newsletters.
Obrigado por se cadastrar!
Email inválido. Tente novamente ou use outro email.
Estamos na lista de Top 10 de Negócios em Expansão 2024, pela Exame.
Estamos na lista das 100 Latam EdTech mais promissoras de 2022 e 2023, pela HolonIQ
Estamos na lista de 100 Startups to Watch, pela Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Acelerado por grandes parceiros:
©Lingopass - todos os direitos reservados. Termo de Uso e Política de Privacidade